Há servidores com versões mais recentes que estão ativos há mais de cinco anos, mantendo uma economia estável e bem controlada.
Na minha visão, não é necessário criar um sistema extremamente complexo de ganho de coins que force os jogadores a ficarem online o tempo todo.
O problema é que o modo atual se afastou do verdadeiro espírito Survival e virou algo que eu chamaria de Modo CraftLandia. Um modo em que macros rodam 24 horas por dia apenas para garantir que tudo esteja pronto no domingo.
O conceito original de Survival, ao meu ver, é outro: entrar no servidor para explorar, minerar, construir... viver a jornada. Mas com essa insistência em agradar aqueles que só querem ter tudo na mão para logar no dia do GLAD, qualquer estratégia acaba levando ao mesmo ponto.
O ideal seria um servidor sem bots nem macros, onde os jogadores se especializem em profissões — comerciante, minerador, pescador ou agricultor — e prosperem com base nisso. Se precisarem de algo, devem buscar ou negociar com outros jogadores.
Sabemos que muita intervenção "de cima" raramente funciona. A economia deve ser moldada pelos próprios jogadores, não por sistemas artificiais impostos pelo servidor.
Por isso, minha sugestão para futuros servidores é clara: evitar mecânicas que incentivem abusos como:
A beleza do Survival está na aventura, na interação, na troca. Não em grind automático e economias infladas por bots.
Na minha visão, não é necessário criar um sistema extremamente complexo de ganho de coins que force os jogadores a ficarem online o tempo todo.
O problema é que o modo atual se afastou do verdadeiro espírito Survival e virou algo que eu chamaria de Modo CraftLandia. Um modo em que macros rodam 24 horas por dia apenas para garantir que tudo esteja pronto no domingo.
O conceito original de Survival, ao meu ver, é outro: entrar no servidor para explorar, minerar, construir... viver a jornada. Mas com essa insistência em agradar aqueles que só querem ter tudo na mão para logar no dia do GLAD, qualquer estratégia acaba levando ao mesmo ponto.
O ideal seria um servidor sem bots nem macros, onde os jogadores se especializem em profissões — comerciante, minerador, pescador ou agricultor — e prosperem com base nisso. Se precisarem de algo, devem buscar ou negociar com outros jogadores.
Sabemos que muita intervenção "de cima" raramente funciona. A economia deve ser moldada pelos próprios jogadores, não por sistemas artificiais impostos pelo servidor.
Por isso, minha sugestão para futuros servidores é clara: evitar mecânicas que incentivem abusos como:
- Pesca que dá itens valiosos, levando jogadores a manterem 10 contas pescando ao mesmo tempo;
- Herbalismo que entrega livros, estimulando contas automatizadas para plantar o dia todo.
A beleza do Survival está na aventura, na interação, na troca. Não em grind automático e economias infladas por bots.