VictorAresBR, on 19 Jan 2016 - 03:30 AM, said:
Suponhamos que após a compra da Refinaria de Pasadena pela Petrobrás, realizou-se um concurso em que foram selecionados somente os profissionais mais preparados para assumir postos de hierarquia nesta filia (reforço ser uma suposição hipotética). Felizes, realizando com excelência suas funções e contribuindo para o crescimento da empresa... De se esperar. Eram os profissionais mais bem capacitados, afinal.
Tempos depois, o representante dessa filial (o profissional de maior nível naquela hierarquia), também selecionado como o mais preparado para o posto, cujo esforço para alcançar foi imenso e seu resultado nela foi surpreendente, é notificado oficialmente e pela mídia de que a refinaria onde ele trabalha está envolvida em um esquema de corrupção.
Ele ouviu boatos antes, no entanto, não havia nada concretamente comprovado e era a oportunidade dele de mudar a vida de muitos outros trabalhadores e de quem precisava dos derivados daquela empresa. Como perante à lei, aquela prestação de concurso era legal e todas as acusações naquele momento eram infundadas, ele optou entrar no concurso tendo como objetivo tentar mudar a vida dele, da empresa e de quem precisava da empresa.
Esse trabalhador, que era o profissional ideal, não estava e não contracenava com as malícias da corrupção, obviamente, mesmo sem antes provado e sem saber, estava sendo beneficiado pela corrupção. A questão é: ele é corrupto? Ele deve ser demitido? Deve ser preso? A partir desse momento, a instituições da nação trabalham e decidem, por meio da lei, conferir tais respostas.
Creio ser mais fácil encontrar diamantes do que encontrar um partido político que não esteja envolvido em um sistema de corrupção, mais difícil ainda é encontrar políticos que não fazem parte disso. Mas se lá no fundo houver um político que não seja parte disso? Seria um ótimo diamante.
O fato é que as próximas eleições, por consequência de todo o conjunto de fatos que ocorreram ultimamente, têm tudo para serem as eleições mais acirradas e sujas de nossa história.
Não é minha intenção fazer comparações, afinal, até os menores partidos roubam (como é o caso do PP), mas e os outros? Não votar no Bolsonaro porque o partido dele está envolvido em esquema de corrupção? Ué, mais qual não está? Vai votar no PT, PMDB, PSDB, PSB?
Se a lei fosse devidamente aplicada em 2018 (como deve ser) de acordo com o que você disse, não haveria presidente, não haveria deputados, não haveria senadores. Então, torçamos para nossas instituições funcionem e contribua para isso, talvez assim a corrupção se extingue desse país. O único problema é que sabemos que ela não será devidamente aplicada.
Clique para expandir...