Indiscutivelmente a opção 3 é a mais viável e vou me aprofundar com base nela.
À direção: É fato que a grande maioria do servidor vive para ir pvp e eventos importantes (gladiador), mas lembram-se que: Grande maioria ≠ Todos, logo, não acho viável que ferramentas gerais, como picaretas, machados e pás sejam afetadas com essa mudança, pois prejudicariam players que focam em farmar, construir e etc.
Aos players: Vocês reclamam, reclamam e reclamam que o servidor ta chato, que não tem o que fazer e etc e quando a direção põe em palta algo que pode influenciar positivamente o servidor nesse quesito, vocês reclamam e votam contra. Essa mudança na reparação é melhor coisa que pode acontecer, inclusive para evitar mais um MASTER RESET por causa de economia desbalanceada. Em um servidor onde todo mundo tem tudo, qual a graça de jogar? Época de P4FREE foi 2016/17, superem. Tudo bem que todo mundo tem mais o que fazer do que ficar farmando (era o que eu ouvia no meu ex-clan), afinal, boa parte dos players que ainda jogam estão na CL desde 2016, logo, quem tinha 15 anos naquela época, hoje tem 19, mas se vocês não possuem tempo para jogar o jogo, a culpa não é da direção, da economia nem de ninguém, é unicamente sua.
Muito item circulando no servidor, faz a moeda perder seu valor. É similar a economia de um país: O valor da moeda deve corresponder ao que o país possui. Se o país tem o valor da moeda mais alto do que seu patrimônio e produção, a inflação sobe. No caso, isso poderia refletir no servidor com tudo perdendo o valor e ficando cada vez mais difícil conseguir money para comprar itens mais caros, como P10, S10, VIP e afins.