Prezados,
..E então a Microsoft comprou a Mojang e tudo passou a fazer sentido.
Esse tópico é a continuação do anterior '
Os bastidores do Minecraft' que trouxe à tona para nossa comunidade o que vem acontecendo por detrás das cortinas do palco Minecraft. Muita coisa aconteceu de lá para cá e vamos novamente procurar resumir da forma mais simplista possível, pois o que já era algo 'grande' passou a ser monumental e monstruoso. Vamos lá:
Bukkit morreu de vez.
O tópico anterior terminava desejando que a agonia do Bukkit não fosse tão duradoura, e, de fato não foi. Poucos dias depois, um a um, os desenvolvedores mais ativos do Bukkit foram deixando o projeto. Alguns com
um breve adeus, outros com
textos mais elaborados, mas todos seguindo o mesmo caminho: O da porta de saída.
Foi bom enquanto durou. Bukkit foi um projeto revolucionário que deu o sopro de vida inicial não apenas no CraftLandia mas em todos os servidores do mundo. É inegável a importância do Bukkit como um projeto e até mesmo a Mojang foi beneficiada pelo seu sucesso pois teve as vendas alavancadas especialmente pelo
frisson que o multiplayer demonstrou, graças ao Bukkit e servidores como nós.
Agora sabemos o 'Por que'!
Na época em que deu-se início o colapso do Bukkit como projeto, ninguém ainda sabia que a Microsoft estava tão perto de adquirir a Mojang. Corrigindo: Ninguém de fora.
Eles internamente já sabiam muito bem que isso era inevitável e ficou evidente que não estavam nem um pouco confortáveis com isso. Quiça concordar.
Os desenvolvedores do Bukkit sabiam que o projeto era de fato da Mojang e que invariavelmente (com a compra da Mojang pela Microsoft) o projeto inicialmente concebido pela/para comunidade, iria cair nas mãos da gigante do software que, convenhamos, não compactua do mesmo espírito de comunidade que o projeto Bukkit ostentava.
Ora, se após a compra da Mojang pela Microsoft
nem mesmo os principais desenvolvedores do Minecraft continuariam na empresa. Nem mesmo o Notch. É muito óbvio constatar que os membros do Bukkit também não continuariam.
Por isso, um a um, os desenvolvedores do Bukkit pularam fora do barco antes que o mesmo afundasse. O destino estava traçado. O inevitável se aproximava. Abandonar o navio passou a ser de fato a solução mais coerente no momento.
Nem o Notch vai continuar na Mojang? WTF ?
Pois é.
Notch virou um símbolo, uma espécie de herói que dirigia com maestria o trem de sucesso do Minecraft. Porém esse não era o papel que ele queria desempenhar, conforme um
post emocionado que ele fez em seu site pessoal.
Em suma, ele diz que não esperava todo o sucesso do Minecraft, que até mesmo não queria todo esse sucesso. Disse que não está nem nunca esteve preparado para cumprir o papel de símbolo, e, embora tenha terminado o texto dizendo que ama a todos da comunidade, disse que está abandonado tudo por causa de sua própria sanidade e não por dinheiro (2.4 Bilhões de dólares, diga-se de passagem).
Mais ainda: Notch disse que qualquer novo projeto que idealizar no futuro e
perceber o mesmo muito popular, ele vai se afastar imediatamente.
Notch jogou a toalha :\
Microsoft dona do Minecraft, e agora ?
Sinceramente ninguém sabe e parece que nem mesmo a Microsoft tem isso definido pois até o momento não acenou com absolutamente nada acerca do futuro do Minecraft.
É claro que podemos tomar uma base do futuro analisando toda a história da Microsoft e o que ela representou não apenas na indústria de games e consoles, mas na própria indústria do computador pessoal.
Microsoft não entra em campo para perder e vai espremer até a última gota do Minecraft para encher um pouco mais os seus cofres. Isso é fato.
Se vão proibir servidores como o CraftLandia. Não sabemos.
Se vão continuar com a EULA estabelecida pela Mojang. Não sabemos.
Se vão mudar a forma de distribuição/atualização do jogo. Não sabemos.
Uma coisa é bastante certa: Pelo menos no quesito performance a coisa tende a melhorar e muito. Afinal não teremos mais um grupo de entusiastas em uma empresa quase caseira programando apenas por diversão, mas sim uma empresa multibilionária que poderá contar com programadores do mais alto garbo para resolver os problemas crônicos de performance do Minecraft que nos assombra desde sempre.
O irônico é que talvez isso não adiante mais nada, afinal o futuro é incerto.
Mas e o CraftLandia? O Sonho acabou ?
No tópico anterior muitas pessoas questionaram sobre o próprio futuro do CraftLandia.
Bem, nós não somos o que somos à toa. Firmamos no dia de nossa fundação um compromisso de continuarmos existindo enquanto o Minecraft existir e iremos cumprir isso: custe o que custar.
Se não pudermos mais comercializar o VIP?
-Seremos 100% de graça então.
Se a Microsoft lançar um tipo de licença especial para servidores?
- Iremos comprar essa licença.
Se a Microsoft não permitir que versões mais novas sejam utilizadas para servidores?
- Continuaremos utilizando versões mais antigas.
Se a Microsoft nos processar?
- Contrataremos o melhor advogado que pudermos.
Se tudo mais falhar?
- Hospedaremos nossos servidores em uma ilha não suscetível à leis.
É claro que o acima exposto é mais uma brincadeira, porém queremos que fique bem claro que estamos comprometidos com a nossa comunidade como sempre estivemos, e, embora pareça ser bastante sombrio a aquisição da Mojang pela Microsoft, na prática isso não será tão drástico para nós.
O futuro dirá.
Atenciosamente,
Equipe CraftLandia
Clique para expandir...