Os bastidores do Minecraft.

Discussão em 'ARQUIVO DE ANÚNCIOS' iniciado por admin, 4 Setembro 2014.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. admin

    admin Guardião
    Direção

    Afiliado:
    9 Maio 2011
    Mensagens:
    4,065
    Curtidas Recebidas:
    26,428
    Curtiu:
    920
    Cubos:
    15,800.00
    Prezados,

    Os mais antenados podem já estar sabendo do que vem acontecendo nos bastidores do Minecraft, mas para quem não está 100% por dentro, resolvemos fazer um breve resumo pois parece ser de fato algo grande.

    Primeiramente procuraremos ser o mais simplistas possível com as definições e explicações acerca dos envolvidos para que seja de fácil entendimento para todos. Vamos lá.


    A dona do jogo.

    Todos sabem que a 'Mojang' é a empresa que criou e desenvolve ativamente o jogo Minecraft. O que muitos não sabem é que a Mojang não tem lá muita habilidade em desenvolver a parte de - SERVIDOR - do Minecraft. Na verdade até existe um servidor (software) original desenvolvido pela Mojang, o chamado 'vanilla' - porém é absolutamente precário e utilizado por menos de 1% dos servidores do mundo.

    O verdadeiro servidor.

    Devido ao desinteresse da Mojang em desenvolver adequadamente a parte de servidor do Minecraft, sugiram inúmeros projetos de terceiros que pretendiam preencher essa lacuna, tendo um deles se destacado ao ponto de tornar-se um 'padrão'. É o consagrado Bukkit.

    Bukkit de forma bastante simplista é um software que abre um enorme leque de possibilidades para os donos de servidores proverem uma experiência multiplayer decente para os jogadores. Algo que a Mojang nunca fez, diga-se de passagem.

    O Cenário..

    Então, o que todos fizemos durante bastante tempo foi 1) Utilizar Craftbukkit como servidor e 2) Utilizar o Minecraft original da Mojang como cliente. Um completava o outro, ambos juntos formavam uma parceria estável e brilhante.

    Mojang reconhece, respeita e ajuda o Bukkit.

    A Mojang sempre soube de suas limitações na parte de servidor do Minecraft. Exatamente por isso ela sempre contribuiu para o projeto Bukkit, dando suporte e até mesmo informações para os desenvolvedores do mesmo. Por isso as atualizações do servidor sempre foram (bem, pelo menos eram) muito rápidas. Sempre que saia uma versão nova do Minecraft, em poucos dias - algumas vezes horas - lá estava uma nova versão do Bukkit com suporte a mais nova versão do jogo.

    Mojang e Bukkit embora não fossem a mesma empresa (Bukkit na verdade nem uma empresa era, mas sim um projeto) sempre trabalharam muito próximos e em harmonia.


    Mojang decide contratar os desenvolvedores do Bukkit.

    Aqui a história começa a tomar uma nova forma. Há 02 anos atrás (por volta de) a Mojang - no que parecia ser um gesto de reconhecimento final - decide contratar os principais desenvolvedores do Bukkit para trabalharem DIRETAMENTE para a Mojang. De forma profissional e remunerada.

    Isso na época foi algo muito comentado e comemorado, pois finalmente agora a Mojang teria uma versão nativa e decente do servidor, e, melhor ainda: Uma versão do servidor desenhada pelos heroicos criadores do Bukkit. Parecia bom demais para ser verdade.

    Todos estavam muito felizes e empolgados.

    A empolgação não durou muito..

    Com o passar dos meses e anos, o que se viu foi... - NADA - Isso mesmo, ANOS se passaram e a Mojang não tinha feito nada com relação ao desenvolvimento do servidor. Mesmo com praticamente a equipe inteira do Bukkit trabalhando em tempo integral para eles.

    Todos começaram a achar estranho, pois o que parecia inicialmente ser uma revolução, vinha demonstrando-se diametralmente o oposto. Pois agora o próprio Bukkit havia estagnado (já que o pessoal trabalhava integralmente na Mojang) e como já citado: a versão da Mojang com suporte a servidores decente nunca era finalmente lançada.

    Ou seja: Desde que a Mojang contratou a equipe do Bukkit, as coisas só haviam piorado.

    Teorias da conspiração..

    Pois é... diante do que estava acontecendo, algumas teorias da conspiração (que futuramente foram quase corroboradas pelas atitudes da mojang no que tange a licença do Minecraft) começaram a ser elaboradas.

    E se a Mojang apenas contratou o pessoal do Bukkit majoritariamente para acabar/atrasar com o desenvolvimento servidor do Minecraft? Realmente a coisa não fazia muito sentido desde então e o Minecraft (pelo menos no quesito servidores) estava desacelerando ao invés de evoluir em conjunto com as vendas da Mojang e o aumento da base de jogadores.

    Seria na verdade a Mojang uma maléfica empresa que interveio em um projeto (Bukkit) e comunidade maravilhosa apenas para exterminá-lo ?

    Essa dúvida pairava cada vez mais no ar.

    Nem eles se entendem...

    Há alguns dias um novo episódio vem causando alvoroço no mundo de Minecraft. O 'EvilSeph' que é um dos criadores e líder do projeto Bukkit desde o seu nascimento, fez um tópico de despedida, dizendo que o projeto do Bukkit havia acabado de vez.

    Ora, todos sabemos que o 'EvilSeph' hoje em dia trabalha para a Mojang e tem todas as credenciais e mesmo acesso ao código do Minecraft para manter o projeto Bukkit vivo. Por que diabos ele estaria então decretando o fim do Bukkit ? Sendo que a Mojang ainda não tem a sua versão do servidor que há tanto tempo estamos ansiosamente esperando.

    Pois é: Ninguém entendeu.

    A notícia soou como uma bomba na comunidade, porém a maior bomba estava por vir.

    O Jeb_ que na hierarquia da Mojang só está abaixo do Notch, fez uma declaração pública de que 1) O Bukkit não vai acabar e 2) O EvilSeph não tem autonomia para declarar isso pois a Mojang comprou o Bukkit naquela época em que contratou os seus principais desenvolvedores. (coisa que ninguém sabia).

    Tá ficando complicado entender né? Calma que vai piorar.

    Então a Mojang é dona do Bukkit e decidiu que o projeto não vai acabar como o seu criador e antigo líder havia declarado. Que maravilha, a Mojang está do nosso lado e não vai deixar que o Bukkit acabe!

    Será?

    Lembre-se que o Bukkit não era uma empresa, mas sim um projeto ABERTO onde inúmeras pessoas ao redor do mundo contribuíram com o desenvolvimento e aprimoramento do mesmo. Pense em uma colcha de retalhos gigante onde cada indivíduo contribuiu com um pedacinho para formar um grandioso edredom. Essa é a melhor definição para o Bukkit.

    Mas se o projeto tinha vários autores e era público, como a Mojang pode ser da noite para o dia dona de tudo?

    É exatamente ESSE o problema :)

    A Mojang não pode simplesmente dizer que é dona do Bukkit pois existem centenas de milhares de linhas de código nele que são de outras pessoas (pessoas essas que não foram contratadas pela Mojang, por exemplo) e é agora que a coisa começa a feder de verdade.

    Algumas dessas pessoas que contribuíram para o projeto no início estão (agora que a Mojang disse ser dona do Bukkit) reivindicando os seus direitos de propriedade do código (na verdade, o direito de liberdade do código, como inicialmente era) e nesse exato instante em que posto isso os downloads para o Bukkit (bem como seus derivados) estão FORA DO AR como consequência. Algo histórico podemos dizer.


    O futuro incerto..

    Bem, o futuro do Minecraft para servidores está incerto desde quando a Mojang contratou o pessoal do Bukkit, para ser completamente sincero. Após isso a Mojang fez mudanças na licença do jogo, o que tornou mais incerto ainda. Agora essa guerra de cachorros grandes envolvendo licenças, direitos autorais, DMCA, etc..

    O fato é que a Mojang vem lenta porém continuamente deixando para trás aquela imagem de empresa do bem, da comunidade, a 'cool' que coloca a diversão antes e acima de qualquer coisa para tornar-se, bem... uma empresa como outra qualquer :p

    Já o Bukkit que foi outrora uma grande e imensuravelmente valioso projeto, hoje em dia parece estar dando seus últimos e sombrios suspiros. É uma pena para todos nós. Mesmo para você que é apenas um jogador ocasional: Uma parte da comunidade do Minecraft está em processo de extinção, e, o mais triste é que a criadora do Minecraft está diretamente envolvida nesse infortúnio destino.

    Resta a nós apenas observar os próximos capítulos e torcer para que a agonia do Bukkit não seja tão longa.


    Atenciosamente,
    Equipe CraftLandia
     
    Marcos4695, GlowBR, macrosz287 e 106 outras curtiram isso.
  2. zMatad0rdipipko

    Banido

    Afiliado:
    24 Abril 2014
    Mensagens:
    502
    Curtidas Recebidas:
    170
    Curtiu:
    0
    Cubos:
    755.00
    Nick:
    Thuck
    Clan:
    BdS
  3. zPrassaTemp0

    zPrassaTemp0 Craftlandiano
    Banido

    Afiliado:
    10 Outubro 2013
    Mensagens:
    2,761
    Curtidas Recebidas:
    1,337
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    2,187.00
    Nick:
    zPrassaTemp0 ~
    Clan:
    ~ Blood Warriors
    Skype:
    ramonsantoshx
    Rip multiplayer :\
     
  4. pblkratos

    pblkratos Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    2 Outubro 2012
    Mensagens:
    4,546
    Curtidas Recebidas:
    1,937
    Curtiu:
    960
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Joinville
    Cubos:
    38.00
    Nick:
    pblkratos
    Clan:
    SoH
    Lendo ;-; mas se é do admn é top :p
     
  5. RosaChoque

    RosaChoque Craftlandiano
    Banido

    Afiliado:
    3 Julho 2013
    Mensagens:
    1,939
    Curtidas Recebidas:
    518
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo
    Cubos:
    1,454.00
    Nick:
    zCauan
    Clan:
    BLS
    ramon santos mandou esse link no face. xaus
     
  6. Phodalao

    Phodalao Lendário
    VIP

    Afiliado:
    14 Janeiro 2013
    Mensagens:
    3,933
    Curtidas Recebidas:
    5,100
    Curtiu:
    649
    Cubos:
    2,465.00
    Nick:
    Phodalao
    Lendo
     
    Poxinh e Pabloc curtiram isso.
  7. TioNog

    TioNog Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    21 Abril 2014
    Mensagens:
    11,523
    Curtidas Recebidas:
    2,465
    Curtiu:
    1,820
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Goiânia
    Cubos:
    1,252.00
    Nick:
    TioNog
    Twitter:
    @guinvd
    boooooooooooa [member=admn] dlç
     
  8. erick_

    erick_ Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    29 Julho 2011
    Mensagens:
    6,317
    Curtidas Recebidas:
    1,687
    Curtiu:
    867
    Ocupação:
    Localização:
    Cubos:
    217.00
    Nick:
    Clan:
    Então será o fim da CL se o bukkit acabar ?
     
  9. xiszin

    xiszin Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    1 Outubro 2013
    Mensagens:
    4,392
    Curtidas Recebidas:
    1,466
    Curtiu:
    1,375
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    leiteiro
    Localização:
    Curitiba
    Cubos:
    74.00
    Nick:
    xisz1n
    Clan:
    USP
  10. Thegom

    Thegom Excelente
    VIP

    Afiliado:
    5 Julho 2012
    Mensagens:
    2,352
    Curtidas Recebidas:
    458
    Curtiu:
    453
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,547.86
    Nick:
    thegom
    Clan:
    BTH
    Discord:
    thegom#7620
    A historia do craftlandia é melhor do q a do minecraftl vlw flw
     
    ResBR e NicolasAlberto curtiram isso.
  11. Steve Austin

    Steve Austin Lendário
    VIP

    Afiliado:
    22 Julho 2014
    Mensagens:
    22,785
    Curtidas Recebidas:
    5,368
    Curtiu:
    1,144
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    12,841.45
    Nick:
    SteveAustin
    Estranho mesmo comprar um "projeto" e se denominar dona dele sendo que foi feito por diversas pessoas e não tinha status de empresa. Bem cada um se aproveita do outro do jeito que pode e a Mojang fez isso
     
    Vanso curtiu isso.
  12. IgorT

    IgorT Excelente
    VIP

    Afiliado:
    23 Agosto 2013
    Mensagens:
    2,116
    Curtidas Recebidas:
    351
    Curtiu:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,070.00
    Nick:
    IgorTambys
    vixe realmente tenso
     
  13. ManttxBR

    ManttxBR Craftlandiano
    VIP Banido

    Afiliado:
    2 Julho 2013
    Mensagens:
    1,969
    Curtidas Recebidas:
    581
    Curtiu:
    611
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    RJ
    Cubos:
    1,146.00
    Nick:
    ManttxBR
    Clan:
    SoH
    Skype:
    ManttxBR
    lol mil tretas
     
  14. EndeerGuyy

    EndeerGuyy Hardcore
    Banido

    Afiliado:
    20 Agosto 2014
    Mensagens:
    1,079
    Curtidas Recebidas:
    2,199
    Curtiu:
    0
    Cubos:
    0.00
    Nick:
    EndeerGuy
    Deve ter um porque de tudo isso, a única coisa que no basta é esperar, apesar de ja ter visto o tópico citado de "despedidas" acima, antes de ser postados no fórum, creio eu que nada irá acabar :v
     
  15. Peloe

    Peloe Excelente
    VIP

    Afiliado:
    19 Fevereiro 2014
    Mensagens:
    4,416
    Curtidas Recebidas:
    389
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Fortaleza - CE
    Cubos:
    114.00
    Nick:
    Peloe
    Clan:
    ---
    Facebook:
    peloepvp
    Impressionante.
     
  16. titikheir

    titikheir Craftlandiano
    VIP Banido

    Afiliado:
    7 Junho 2013
    Mensagens:
    2,055
    Curtidas Recebidas:
    747
    Curtiu:
    0
    Localização:
    No Banheiro
    Cubos:
    2,946.00
    Nick:
    titikheir
    #Admin para Jornalista Ótimo tpc lendoo
     
    Zeuhs e HonestoBR curtiram isso.
  17. Hellspring

    Hellspring Excelente
    VIP

    Afiliado:
    29 Setembro 2013
    Mensagens:
    7,702
    Curtidas Recebidas:
    418
    Curtiu:
    886
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    2,400.00
    Nick:
    Vitozs
  18. ednezer

    ednezer Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    9 Maio 2011
    Mensagens:
    4,139
    Curtidas Recebidas:
    2,976
    Curtiu:
    240
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Joinville-SC
    Cubos:
    2,348.00
    Nick:
    John (:
    Clan:
    Dirty Society
    Skype:
    rezende.jlle
    Então a Craftlandia corre risco de acabar?
     
    RafaelKavalieri e RICH0 curtiram isso.
  19. gatti

    gatti Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    7 Junho 2013
    Mensagens:
    2,419
    Curtidas Recebidas:
    554
    Curtiu:
    796
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    fuckmaster
    Localização:
    Telêmaco...
    Cubos:
    1,619.00
    Nick:
    Marcio_Gameplay
    Clan:
    RTB
     
  20. Kryvios

    Kryvios Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    12 Março 2013
    Mensagens:
    2,027
    Curtidas Recebidas:
    1,521
    Curtiu:
    490
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Guarujá, SP
    Cubos:
    52.00
    Nick:
    Kryvios/Renchion
    Clan:
    GoT
    Facebook:
    eaemigueel
    Twitter:
    eaemigueel
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.