Bem... Vamos por partes...
Se Jesus não tivesse nascido, muito provavelmente outro "profeta" teria surgido ou escolhido no lugar. Se você estudar a História da Humanidade à fundo, verá que já surgiram várias outras figuras semelhantes em diversos lugares do mundo - Maomé, Sidarta, Buda... Todos estes são pessoas que pregaram valores e filosofias extremamente semelhantes às de Jesus.
Já sobre a religião, acredito que você (como muitos brasileiros, aliás) esteja se fixando única e exclusivamente no Cristianismo/Catolicismo - e esquecendo (ou ignorando) da existência das tantas outras religiões que existem e/ou já existiram mundo afora. O que é um grande erro.
Ainda assim, caso aS religiÕES não tivesseM existido, muito provavelmente teria surgido uma outra forma de organização hierárquica que garantiria uma estrutura de obediência à regras e definição de moral. O que, de fato, aconteceu antes do surgimento das religiões - conforme estudos arqueológicos já conseguiram provar.
O homem prehistórico já se organizava hierarquicamente perante semelhantes, por motivos de sabedoria ou experiência destes eleitos superiores (normalmente os mais fortes ou os mais vividos de seus respectivos grupos); tal qual ocorre entre muitos animais com rudimentos de organização social inclusive: lobos, elefantes, lêmures, suricates, ratos... Todos eles têm a escolha de um "macho alfa" (em alguns casos quem ocupa tal papel é tradicionalmente uma fêmea, como entre os leões e os suricates se bem me lembro - e sim! apesar do leão ter um harém, a organização em si é feita por uma das fêmeas; o macho em si é nada mais que protegido pelas fêmeas para garantirem "uma boa fonte de material genético" para gerar futuras crias) que é quem decide aqueles que sairão em caça por comida, quem deve ser preservado, quem cuidará das crias e tudo mais.
A religião na humanidade, nesse contexto, surgiu meramente para dar uma "explicação plausível" para a manutenção do status de poder ao indivíduo líder, "garantindo" que se algo de ruim acontecesse com o mesmo por parte dos seus liderados "alguma entidade suprema se encarregaria de aplicar as consequências ao infrator". Com isso evitava-se motins e revoltas pelo simples fato de este líder ser "o protegido de Deus".
(OBS.: Note que estou falando nesse aspecto em particular. Em outros aspectos - como códigos de conduta dos liderados - a religião é/era normalmente usada para justificar consequências as quais não havia explicação lógica disponível à época, tal como a necessidade de se evitar o incesto e o consequente nascimento de crianças com deformidades congênitas fruto desta prática. Como não existia ninguém capaz de explicar Genética - que na época sequer se tinha ideia que existia, por exemplo - atribuía-se isso à "castigo divino".)
E, por fim, é constatável pela própria História que - caso certos acontecimentos não tivessem se concretizado sob as mãos daqueles que realizaram - mais hora menos hora aquilo inevitavelmente aconteceria.
E digo mais: houveram certas descobertas científicas que JÁ ACONTECERAM MAIS DE UMA VEZ na história da humanidade, E FORAM PERDIDAS ATÉ SEREM "REDESCOBERTAS"!
O próprio continente americano mesmo, antes de Américo Vespúcio, já teria sido descoberto ao menos umas outras SEIS VEZES (Sumérios, Fenícios, Vikings, povos pré-chineses/japoneses, e até mesmo nossos próprios indígenas); já a constatação de que a Terra seria redonda (e que o universo não é geocêntrico, tampouco heliocêntrico) TAMBÉM já foi feita por diversos povos afora antes mesmo do surgimento do Cristianismo!
Cristianismo esse, aliás, que baniu tal conhecimento e o negou por mais de um milênio inteiro, acarretando no período que hoje é conhecida como "a Idade das Trevas".
Por fim, cabe lembrar que o próprio Cristianismo já surgiu derivado de uma OUTRA religião, o Caananismo - onde o "Deus" cristão NÃO ERA único, tinha nome (YHWH), era filho de um deus maior (EL) e casado com uma outra deusa (HSRHT). E, para que se firmasse como conhecemos hoje, promoveu uma verdadeira guerra contra seus semelhantes.
Então, sim: mesmo que certas condicionais não tivessem se cumprido (tal como o surgimento das religiões), o mundo 'seria o mundo' que é hoje em questões de comportamentos e conhecimentos.
Aliás, seria o que é hoje e muito provavelmente seria AINDA MAIS que isso!
Pois já foi demonstrado que o conhecimento e a lógica são tal qual um rio: mesmo que seja represado, ainda conseguirá continuar correndo. E se tal represa for de tal forma obstrutiva a ponto de diminuir sua vazão, ela acabará por transbordar ou até se romper! ^_^
Clique para expandir...