rafael001577 disse:
Quando disse que a ditadura foi uma beleza cara pálida, leia o título de novo, citei os lados positivos da ditadura.
E como eu disse houve exageros dos dois lados, mas quem começou com tudo isso foi a esquerda revolucionária.
Maniqueísta é você que só olha o lado ruim.
O próprio criador do vídeo tem vídeos mostrando o lado bom da URSS, que eu tanto odeio.
E sobre corrupção nessa época vou repetir o que eu falei no outro tópico,se existe estado existe corrupção, não importa o lugar.
Claro que existe os " incorruptos" como o Bolsonaro.
Obrigado pelos links vai me ajudar a saber as coisas boas e ruins.
Como você sabe que o tópico vai ser apagado?
Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk
O problema, meu caro, são os custos! E a Ditadura custou muito em comparação com o pouco bem que causou. Não só em termos financeiros, mas sociais, ambientais e tantos outros que não são estritamente mensuráveis por capital.
Assim como ocorreu na ditadura soviética, outra ditadura militar aliás! Militares não têm que responder à população por suas decisões, então fazem "o que precisa" (que pode muito bem também ser o que querem)! E um destes atos, por exemplo, foi a institucionalização da própria corrupção - por meio da reserva de mercado às empreiteiras nacionais graças ao decreto-lei 64.345 de 10 de Abril de 1969, conforme pode ser conferido neste link:
http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2014/11/24/relacao-promiscua-entre-empreiteiras-e-governo-comecou-na-ditadura-militar/ (que, inclusive, consta em meu post anterior).
Itaipu, por exemplo, causou uma das maiores tragédias sócio-ambientais (incluindo na conta desde desapropriação má indenizada de propriedades até mesmo o extermínio sumário de Sete Quedas). Só foi entrar em funcionamento no começo da Redemocratização, e trabalhar em capacidade plena em 2007.
O Programa Nuclear Brasileiro não é capaz de produzir sequer 3% de toda a matriz energética nacional - sendo que Angra TAMBÉM só começou a funcionar na Redemocratização. Angra 2 então? Só depois de interferência do governo Lula - e isso considerando-se que boa parte do material original para construção de todo o programa já tinha virado sucata, visto que o interesse inicial era simplesmente viabilizar pesquisa de armamentos e transportes nucleares.
A TransAmazônica, ATÉ HOJE, não foi concluída. Cerca de 2/5 do seu trajeto sequer recebeu pavimentação, se tornando intransitável em tempos de chuva.
A própria economia teve uma aceleração no início da Ditadura, sim, mas também na Ditadura teve o seu maior revés justamente no auge do regime, com o Crash de 1971. Sem contar o congelamento por decreto do câmbio, as moratórias diversas e tantas outras coisas.
Eletrobrás, Telebrás e Embratel eram os maiores cabides de empregos estatais de toda a história - inclusive foi graças a tais empreendimentos que se criou, justamente, o termo "
cabide de empregos".
A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) é algo de 1943 - ainda de um OUTRO golpe ditatorial!
As exportações cresceram, sim, mas eram esportações quase que exclusivamente de
commodityes e produtos de matéria prima. Estagnamos quase tanto quanto sua tão criticada Cuba em termos de evolução tecnológica, nos resumindo a uma produção ruralista e de matérias-prima!
Ou seja: muito do que você mesmo alardeou como benesses da Ditadura, no cômputo geral, só resultou mesmo foi em prejuízos! E até mesmo o tão alardeado número de "terroristas mortos" (que estranhamente vem "diminuindo" a cada vez que é citado) não avaliza, por exemplo, a quantidade de pessoas desaparecidas e até mesmo os casos de ABORTOS POR AGRESSÃO causados durante sessões de tortura (e um destes relatos de aborto é apresentado aqui:
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/20/politica/1461180363_636737.html também entre os links que apresentei anteriormente)!
Oras... Muito me espanta você, defensor ferrenho do combate ao aborto, ser tão conivente com a prática compulsória causada por agentes terceiros, integrantes da sua tão idolatrada Ditadura...
Como eu disse, apenas ignorantes são capazes de maniqueísmo. Ainda mais maniqueísmo extremado...
Disse isso até pra corroborar com seu próprio texto, mas... "
Se a carapuça serviu..."
PS: Prever não é saber. É, entre outras coisas, supor consequências com base em uma linha lógica de raciocínio perante determinados acontecimentos.
Pode ser falho, mas mesmo falho não é condenável!