patinkeiro disse:
Na época dos militares, teve eleições, porem só existia 2 partidos, Arena e MDB, o que vc provavelmente não sabe, são as diretrizes dos 2 partidos, se não eram iguais, muitos parecidos, em resumo Direita X Direita, justamente para evitar que houvesse proscrição do partido, pela junta militar, ha muita falacia contada nos livros escolares sobre MDB e sua luta no congresso.
Naquela época, para se candidatar a cargo politico, era sabatinado pelas autoridades leais ao regime militar, dependendo do resultado, podia, não podia, pior ser preso por conspiração.
Só se elegia a presidente ser for militar, representante da Arena e do MDB não existia eleição para governador, em parte para prefeitos, somente para capitais, interiores o governador é quem elegia, imagino que deva saber disso
Para eleger um presidente, tinha eleger um colegiado, copiado do EUA, só que lá, ha primarias de vários candidatos a representar o partido, e aqui não, era no dedo o militar que representaria o partido.
A democracia dos militares, não era a mesma democracia dos civis, vc entende como a eleição popular, porque foi a população, no Brasil, participa no cabresto, como ainda hoje é feito (lembrete) não existia voto em branco, era imediatamente colocado no nulo.
O que vc não entende, o sufrágio universal é manifestação plena da democracia. e não parcial, como era feita naquela época.
Não seja ingênuo, la pelos anos 70, assaltos, sequestros,etc, os chamados comunas, faziam para conseguir din, din e aparecer nas midias, como atos de resistência aos militares, hoje se agissem da mesma maneira, seria chamados de terroristas
WTF? Tinha segurança? Eles matavam as pessoas, baniam as pessoas, não tínhamos direito de estudar em grupinhos de escolas. Não podíamos pensar, só tínhamos que seguir, não sou passarinho para viver engaiolado, preso por uma autoridade. Cara, resistência em protesto é diferente de se explodir em nome de Alá, não teve nada a ver com terrorismo. Antes não existia democracia e nem escolha, você tinha militares, caso contrário era tiro na cara. Hoje temos uma lei onde as pessoas podem junto com os sistemas públicos, opinar e votar. Pedir direito para todos não é ser comunista, é ser humano! Pobres não tem capacidade de pagar uma faculdade, elas tem que pagar conta, pagar comida, casa, roupa, filhos. Hoje temos liberdade de expressão, democracia, mas infelizmente o povo burro não sabe disse, mas temos, temos saúde para todos, ela não atende todos, mas existe, coisa que na época apenas ricos podiam ter, se hoje em dia vivêssemos desta forma, quem possuísse AIDS teriam que pagar uma fortuna pelos coquetéis, hoje é de graça, hoje soro para veneno de algum animal é de graça, tomografia, Raio-x, antibióticos. Poderia ser melhor, porém nosso país é pobre, e o povo é pobre não consegue se manter e ter uma vida que impeça de pegar doenças. Hoje temos UFSC, IFSC, antigamente só tinha privado, e quem conseguia pagar era apenas ricos. Pessoas gostam de falar em meritocracia mas nunca passaram fome ou dificuldades para saber que quem é pobre, não tem oportunidade de estudar se tudo depender do dinheiro. Hoje em dia temos alunos de escolas públicas ganhando prêmios internacional em astronomia, biologia, temos ciência sem fronteiras, PROUNI, ENEM etc. Pare de ficar vendo TV, olhe ao seu redor, está muito bem, poderia ser melhor, mas já é melhor que antes. Dilma e Lula nunca queria o comunismo, eles querem um país como a Suécia, capitalista de Esquerda, o PT está no poder a mais de uma década e nunca trouxe o comunismo. As ajudas do Brasil à cuba faz parte do programa do BRICS, a união da BRICS possuem um banco para ajudar TODOS os países pobres e emergentes.
Ditadura:
1. Tortura e Ausência de Direitos Humanos: Pessoas não podiam pensar, as que pensavam ou eram exiladas ou eram mandadas para fora do país. Grupos de 6 amigos conversando, seja eles estudantes, era separados pela polícia por medo de haver revoltas.
2. Censura e Ataca à Imprensa: A imprensa não podia divulgar nada e nem mesmo se manifestar sem sofrer as mesmas consequências de opressão.
3. Amazônia e Índios sobre Risco: Na ditadura o governo vendeu terras para a população a preço de banana, em troca disso exigiu que as terras fossem desmatadas pelo menos 1/3.
4. Baixa Representação Política e Sindical: Não havia política, havia porrada.
5. Saúde Pública Fragilizada: Pessoas não tinham nenhuma assistência de nada, somente para ricos.
6. Linha dura na Educação: Ensinar não é mostrar conteúdo, ensinar deve ser ensinado, somos pessoas e cada pessoa aprende de uma forma. Jovens que nasceram em culturas onde pais nunca influenciaram ele a pegar um livro na mão, quando ele entrar na escola dificilmente saberá a importância do estudo. Sem contar que na época você não aprendia, você reproduzia, como uma máquina. Sem direito de pensar, a área da educação fora extinguida do mundo acadêmico, como tirar a filosofia e sociologia do meio.
7. Corrupção e Falta de Transparência: Corrupção nem se fala, até hoje existe dívidas públicas que começaram na ditadura.
8. Nordeste mais Pobre e Migração: Um dos motivos para a quantidade de pessoas nas favelas. Nordeste um lugar esquecido na época, fazendo as pessoas saírem de onde moravam, para tentar comprar um pão para os filhos.
9. Desigualdade: Apenas ricos tinha capacidade de algo melhor, de serem alguém. Pobre ficaria pobre, sem direito a estudo, condições de trabalho, saúde etc.
10. Precarização do Trabalho: As pessoas trabalhavam mal e recebiam merrecas, e se achassem ruim iam para a rua ou apanhavam.