Jei-Jei ou Jota-Jota tá de boas? :v
Agora entendi seu ponto de vista do efeito cascata. Mas ainda assim não sei se é algo a nos preocupar, ao menos não tão de imediato.
O ponto crucial aqui é a interação social - que é também a base dos conceitos morais. A segregação da homossexualidade (assim como aconteceu com o racismo) só aconteceu porque as pessoas não queriam ter que se socializar com as supostas "aberrações". Enquanto tava cada um no seu "canto", de boas, mas quando os discriminados começaram a surgir - ou se revelar, simplesmente - entre iguais aos próprios discriminadores que a coisa pegou. Não só por serem "não tão iguais assim", mas pela ideia de que estes "forçariam" o convívio social com gente ainda mais diferente.
"
Meu irmão é gay, mas é do mesmo credo, nível social e etnia que eu. Isso eu consigo tolerar... Mas não aceito ter que conviver 'esposo' negro, pobre e umbandista que ele VIER a arrumar! Então vou negar meu irmão desde já!" (forcei um pouquinho a estereotipagem pra ilustrar melhor o pensamento geral)
Tá! E porquê então os "mechaafetivos" não teriam tanto com o quê se preocupar?
Primeiro porque a sexualidade com "máquinas" é bem mais antiga do que podemos imaginar. Desde que a primeira mulher decidiu "comer uma banana com a boca errada" ou o primeiro homem decidiu "rechear um pão com a própria linguiça" já pode se afirmar que nos relacionamos sexualmente com máquinas. Inclusive já foram encontrados dildos em escavações arqueológicas mais diversas: egípicias, romanas (Pompéia tava cheia!), africanas, chinesas... Tudo datando de mais de cinco, dez mil anos atrás!
Segundo porque, por se tratarem de objetos não senscientes - e isso inclui especialmente a capacidade de interagirem socialmente -, não vão atrair o receio de quem ficar desconfortável. Uma máquina dessas não vai procurar, por livre e expontânea vontade (que vontade, aliás?), interagir com um preconceituoso ou qualquer outra pessoa que não seu "proprietário". E mesmo os "proprietários" que tentarem fazer outras pessoas próximas conviverem com esses automatas serão considerados excentricos ou malucos, mas não chegarão a sofrer discriminação de fato: afinal, a hora que a coisa apertar, bastaria guardar o mecha no armário. Literalmente!
Duvidas? Sendo otaku cê deve saber que no Japão tá cheio de casos assim... Discriminação ATÉ haverá, mas será bem mais branda que as outras pelas quais já passamos...
Agora, uma coisa que me tem preocupado mais é as consequências dos neo-ativismos. ESSES, SIM, serão o próximo desafio social. Pior: lembrando que um desafio social não exclui automaticamente qualquer outro - racismo continua existindo mesmo com presença de misoginia assim como ajudar as criancinhas da África não te impede de se preocupar com pacientes de E.L.A. tampouco os atentados de Paris minimizam a tragédia de Mariana! (mas divago)
O problema destes neo-ativismos é que eles abandonaram o ideal de IGUALDADE, e partiram para uma iniciativa revanchista. Hoje já é praticamente "errado" se ser homem branco hétero cis católico de classe média culto; TUDO virou "revisão de privilégios"! E mais: esses mesmos grupos são extremamente radicais e estão começando a se canibalizar!
Radicalismo até que tem seus pontos positivos: serve para os demais se balizarem nos excessos que NÃO devem cometer; mas as consequências estão aí, e o mundo dificilmente vai esquecer o 11/9!
Então, enquanto antigamente havia um discernimento melhor do que era o "inimigo", hoje tá ficando por demais difuso... Você pode não ser inimigo de ninguém, mas a pessoa ao seu lado pode, de uma hora pra outra, TE considerar inimigo. Pelo simples fato de que "agora quis assim"! E diante disso fazer um xenxerém com um pedaço de plástico parece o menor dos problemas - afinal, já fazemos há tanto tempo...
PS: No problem quanto à falta de prática em debater. O principal é usar o próprio debate pra se aprimorar! Só atente pra, quando argumentar, procurar usar argumentos sólidos e lógicos. Como estamos na internet, não se avexe não em gastar um tempinho antes pesquisando o assunto, procurando você mesmo possíveis "falhas" - seja pra melhorar o argumento ou mesmo descartá-lo. Afinal, o outro lado provavelmente JÁ está esperando sentado! Kkkkkk
Clique para expandir...