O Exótico Ritual Dos Sonacirema

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Registrar agora!
  • PROMOÇÃO DE NATAL NO AR

    Novo servidor: CraftLandia Olimpo


Status
Não está aberto para novas respostas.
Xeretinha disse:
Vou te explicar o paralelismo do tópico... O texto expõe o "culto ao corpo" que é rotina entre os povos ocidentais no geral, mas maquia isso com termos pouco usuais. Tanto para que não seja tão perceptível quanto pra ilustrar como seríamos vistos por nós mesmos ao nos depararmos com uma "cultura diferente e desconhecida".

Os "santuários" do segundo parágrafo nada mais é que os banheiros das casas. E temos vergonha em expor nossos hábitos higiênicos no geral (banhos, evacuação, higiene oral)... A tal "caixa sagrada" nada mais é que os armarinhos destes banheiros, com remédios e produtos de higiene e estética, com uma pia abaixo ("Fonte das águas sagradas").

"Homens-da-boca-sagrada" são os dentistas. Na hierarquia dos profissionais de saúde, eles estão "abaixo dos curandeiros" (médicos em geral). No mesmo parágrafo é apontado o hábito regular de se ir à esteticistas em geral (cabeleireiros, barbeiros, maquiadores).

O "templo de Latipsoh" nada mais é que "hospital" - onde deve-se apresentar documentações (e pagamentos) tanto antes quanto depois dos atendimentos. Quando internados, ficam em macas ("camas-duras") onde regularmente vêm enfermeiros para aplicar medicações e executar o monitoramento necessário para enfermidades mais graves.

"Escutador" seria o papel do Psicanalista (ou psicólogo, ou até psiquiatra). Quase tudo que ele faz é escutar, e quase tudo que ele "diagnostica" tem como alegação traumas de infância e adolescência causados pelos pais.

Nos últimos parágrafos é reforçada a ideia de culto ao corpo: apresentando-se as dietas de emagrecimento assim como outras práticas fisioculturistas. "Essas de desenvolvimento hiper-mamário são idolatradas e podem viver de aldeia em aldeia exibindo-os em troca de uma taxa" remete ao próprio ato de prostituição e pornografia.

E, por fim, é mostrada a preocupação infundada com a necessidade de se esconder uma gravidez, assim como o descaso com os frutos desta - sempre passando os cuidados dos filhos resultantes às mãos de babás e educadores formais.



Tá aí! Agora quero ver quantos mais ainda vão "não entender" o texto! :troll:


Aaata agora eu entendi, Nunca teria percebido essa "ligação". Mas porque quando pesquiso sobre esse assunto aparece imagens de pessoas semelhantes a indígenas :huh:
 
GU1LHERM3 disse:
Aaata agora eu entendi, Nunca teria percebido essa "ligação". Mas porque quando pesquiso sobre esse assunto aparece imagens de pessoas semelhantes a indígenas :huh:
Isso acontece justamente porque a proposta do texto é forçar o leitor a uma interpretação, a pensar, e com isso levá-lo a conclusões próprias - conclusões estas que convergirão sempre para um mesmo conceito final graças à lógica usada no texto ser "definitiva", por assim dizer.

Aliás, a dica do [member=iCyber] ao apresentar que "Sonacirema" nada mais é que "Americanos" escrito ao contrário já é uma baita colher de chá! Acredito que a proposta original se negue até mesmo a isso pois - pra alguém com um mínimo de agilidade mental - depois dessa dica se tornaria MUITO fácil prosseguir nas etapas filosóficas!
Detalhe: eu já desconfiava que tivesse algo a ver mesmo, mas ontem a noite ainda, depois que eu postei a dica da "Terras de Vespúcio", o próprio Cyber me confidenciou que isso tinha sido matéria na aula de Sociologia dele.
Isso é uma característica típica até mesmo das Tragédias do Teatro Grego, onde a apresentação dos temas era feita de maneira tão extrapolada e caricata até mesmo para evitar a censura daqueles que estariam sendo criticados. E garantindo, dessa forma, que a mensagem final fosse transmitida para o resto da população.

Agora, fato é que estamos em uma época de forte crescimento da geração chamada "só a cabecinha". Uma turma que sente tamanha cobrança em TER de se posicionar sobre QUALQUER assunto aparentando profundidade, e numa vastidão tão grande de assuntos, que acaba se resumindo apenas aos "títulos" (ou manchetes) destes assuntos - afinal, mal terminada a abordagem deste já há um caminhão de novos temas a se pronunciar!
Com isso estamos perdendo a capacidade até mesmo de raciocínio! Pois pra agilizar essa imensidão de temas aos quais precisamos emitir algum pronunciamento, acabamos por "alugar nossas cabeças" por terceiros de destaque - resultando que no fim das contas tais posicionamentos são vazios e não absorvemos nada de fato, mesmo após sermos confrontados com tanta coisa diferente!

E daí vão surgindo cada vez mais grupos polarizados e radicais (pois para facilitar a autoidentificação de alguém com uma ideia é necessário que ela seja extremamente contrastante com sua ideia oposta, não permitindo nuances) que, no fim das contas, sequer sabem pelo quê estão se posicionando de fato e se tornam meros fantoches nas mãos daqueles que criam essas ideias "locatárias de cabeças"!

Capisce? ;)
 
Povo estranho

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Xeretinha disse:
Se serve de consolo, é só olhar quantos não agiram até pior no decorrer do tópico, mesmo depois do [member=iCyber] revelar a pegadinha! :okay:
KKKKKK, ao menos nessa eu não fiz burrada sozinho ;-;
 
Status
Não está aberto para novas respostas.

Usuários que estão visualizando este tópico

Voltar
Topo