Xeretinha disse:Vou te explicar o paralelismo do tópico... O texto expõe o "culto ao corpo" que é rotina entre os povos ocidentais no geral, mas maquia isso com termos pouco usuais. Tanto para que não seja tão perceptível quanto pra ilustrar como seríamos vistos por nós mesmos ao nos depararmos com uma "cultura diferente e desconhecida".
Os "santuários" do segundo parágrafo nada mais é que os banheiros das casas. E temos vergonha em expor nossos hábitos higiênicos no geral (banhos, evacuação, higiene oral)... A tal "caixa sagrada" nada mais é que os armarinhos destes banheiros, com remédios e produtos de higiene e estética, com uma pia abaixo ("Fonte das águas sagradas").
"Homens-da-boca-sagrada" são os dentistas. Na hierarquia dos profissionais de saúde, eles estão "abaixo dos curandeiros" (médicos em geral). No mesmo parágrafo é apontado o hábito regular de se ir à esteticistas em geral (cabeleireiros, barbeiros, maquiadores).
O "templo de Latipsoh" nada mais é que "hospital" - onde deve-se apresentar documentações (e pagamentos) tanto antes quanto depois dos atendimentos. Quando internados, ficam em macas ("camas-duras") onde regularmente vêm enfermeiros para aplicar medicações e executar o monitoramento necessário para enfermidades mais graves.
"Escutador" seria o papel do Psicanalista (ou psicólogo, ou até psiquiatra). Quase tudo que ele faz é escutar, e quase tudo que ele "diagnostica" tem como alegação traumas de infância e adolescência causados pelos pais.
Nos últimos parágrafos é reforçada a ideia de culto ao corpo: apresentando-se as dietas de emagrecimento assim como outras práticas fisioculturistas. "Essas de desenvolvimento hiper-mamário são idolatradas e podem viver de aldeia em aldeia exibindo-os em troca de uma taxa" remete ao próprio ato de prostituição e pornografia.
E, por fim, é mostrada a preocupação infundada com a necessidade de se esconder uma gravidez, assim como o descaso com os frutos desta - sempre passando os cuidados dos filhos resultantes às mãos de babás e educadores formais.
Tá aí! Agora quero ver quantos mais ainda vão "não entender" o texto! :troll:
Aaata agora eu entendi, Nunca teria percebido essa "ligação". Mas porque quando pesquiso sobre esse assunto aparece imagens de pessoas semelhantes a indígenas :huh: