[Matéria] Rpg Maker, um aplicativo para criar jogos

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Registrar agora!

Status
Não está aberto para novas respostas.
Entrou
Jul 20, 2018
Pontuação de reação
664
Cubos
0
5an0XwT.png

Alou meus consagrados, turu bom?
Hoje venho com um aplicativo que eu gosto muito de usar para criar uns joguinhos para mim mesma, RPG Maker.

JIlXdBw.png

U1YNH1w.jpg

A RPG Maker é um conjunto de engines para criar um jogo, em um total de 9 programas utilizados atualmente:
- RPG Maker MV
-RPG Maker VX Ace
- RPG Maker VX
- RPG Maker XP
- RPG Maker 2003
- GG Maker
- IG Maker
- Manga Maker
- Game Character HUB

Ela foi lançada na internet em 1997 e utilizada por várias pessoas com o intuito de fazer seu próprio game. Foi criada pela empresa ASCII e atualmente continuada pela empresa Enterbrain. Foi lançada para diversas plataformas, como PC, PS1 (isso mesmo, playstation 1) a 4, Xbox One e Nintendo Switch.

JIlXdBw.png

D5slKmo.png

Na tela inicial no programa, ele disponibiliza alguns recursos básicos para customizar seu próprio mapa. As opções são muitas e mais: ele deixa um espaço para que você ponha mais recursos para seu jogo.
Você também pode mudar as características de seu(s) personagem(ns). No RPG Maker MV tem a opção para mexer no estilo do personagem. Nos outros, é indicado o Game Character HUB, feito pela mesma empresa.

JIlXdBw.png

x5typaM.png

Na parte de eventos (falas, teletranporte, abrir/ fechar, etc.) é necessário um pouco de atenção. Ao abrir a tela de eventos, você poderá editá-los. Para um game simples, as opções que são dadas pelo aplicativo são o suficiente. Caso seu jogo seja algo mais "complexo", ou melhor dizendo, completo, com uma grande história e com diferentes efeitos, você precisará de um conhecimento "básico para avançado" sobre a linguagem Ruby ou sobre os Javascripts (apenas há no RPG Maker MV).

JIlXdBw.png

mgD09gF.png

Para aqueles que não gostam de customizar mapas, também há mapas pré-definidos. Existem inúmeros mapas, assim como dungeons.

As versões mais usadas são a VX Ace e MV, por serem as mais recentes. Há poucas diferenças entre essas duas, como os gráficos dos recursos.

Infelizmente poucas pessoas dão continuidade a seus jogos, por ser algo demorado e 1 erro estraga "tudo".

JIlXdBw.png

O programa é pago, mas há suas versões crackeadas ("gratuitas") pela internet. Caso baixe as versões crackeadas, não venda seu game.
CUIDADO COM O QUE BAIXA.

JIlXdBw.png

Curiosidade: O RPG Maker 2000 foi traduzido ilegalmente por um russo denominado por Don Miguel, que trabalhava na tradução de todos os programas dessa franquia. Esse foi um primeiro passo para a distribuição

ilegal do RPG Maker.

JIlXdBw.png

E foi isso, meus consagrados, espero que tenham gostado e amo vocês S2

By: Likenovideo_1

Glória à Arstotzka!

JIlXdBw.png

Fontes:

1 | 2
Banners e linhas:

@Rainhah

Status
Não está aberto para novas respostas.