~Grandes epidemias da história~

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Registrar agora!


Status
Não está aberto para novas respostas.

Bronzyy

Craftlandiano
VIP
Entrou
Jan 3, 2013
Mensagens
2,141
Pontuação de reação
648
Cubos
0


Mas o que seria Endemia , Epidemia e Pandemia?
São os nomes dados para diferentes situações de abrangência de uma doença :
Endemia: É uma doença localizada em um espaço limitado denominado "Faixa endêmica". Isso quer dizer que endemia , é uma doença que se manifesta em apenas uma determinado região, de causa local.
Epidemia: São doenças infecciosa e transmissíveis que ocorre em uma comunidade ou região, e no caso, pode se espalhar rapidamente entre pessoas de outras regiões.
Pandemia: A pandemia é uma "epidemia" que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou até mesmo pelo o globo inteiro.



As grandes epidemias da história:

Pela questão , do saneamento precário que havia na época , doenças se espalhavam facilmente em meio de grandes cidades , matando milhares de pessoas.

Peste de Atenas: A peste de Atenas ocorreu em 428 a.C. e foi narrada por Tucídides, em seu livro "A guerra do Peloponeso". Atualmente, não se sabe muito do que realmente atingiu Atenas. Porém, atualmente cientistas, concordam, que a doença que mais se aproxima do quadro clínico descrito por Tucídides é o tifo exantemático; todavia, investigações recentes, utilizando técnicas avançadas de biologia molecular, sugerem tratar-se de febre tifóide.

Peste de Siracusa: Ocorreu no ano 396 a.C, quando o exército cartaginês sitiou Siracusa, na Itália. A doença surgiu entre os soldados, espalhando-se rapidamente entre eles e dizimou o exército. Manifestava-se inicialmente com sintomas respiratórios, febre, tumefação do pescoço, dores nas costas. A seguir sobrevinham disenteria e erupção pustulosa em toda a superfície do corpo e, por vezes, delírio. Os soldados morriam ao fim do quarto ao sexto dia, com sofrimentos atrozes. O Império Romano foi o grande beneficiário dessa epidemia, vencendo facilmente os invasores.
A peste do século III: Oriunda do Egito, rapidamente se espalhou à Grécia, norte da África e Itália nos anos de 251 a 266. d.C., devastando o Império Romano. Iniciava-se por um fluxo de ventre que esgotava as forças. Os doentes queixavam-se de intolerável calor interno. Logo se declarava angina dolorosa; vômitos se acompanhavam de dores nas entranhas; os olhos injetados de sangue. Em muitos doentes, os pés ou outras partes atingidas pela gangrena, destacavam-se espontaneamente. Alquebrados, os infelizes eram tomados de um estado de fraqueza que lhes tornava a marcha vacilante. Uns perdiam a audição, e outros a visão. Em Roma e em certas cidades da Grécia, morriam até 5.000 pessoas por dia.
Peste negra do século XIV: Esta foi a maior, a mais trágica epidemia que a História registra, tendo produzido um
morticínio sem paralelo. Foi chamada peste negra pelas manchas escuras que apareciam na pele dos enfermos.
Em 1347 a epidemia alcançou a Criméia, o arquipélago grego e a Sicília. Em 1348 embarcações genovesas procedentes da Criméia aportaram em Marselha, no sul da França, ali disseminando a doença. Em um ano, a maior parte da população de Marselha foi dizimada pela peste.
Em 1348 a peste chegou ao centro e ao norte da Itália e dali se estendeu a toda a Europa. Em sua caminhada devastadora, semeou a desolação e a morte nos campos e nas cidades. Povoados inteiros se transformaram em cemitérios.Calcula-se que a Europa tenha perdido. pelo menos. um terço de sua população.
As consequências sociais, demográficas, econômicas, culturais e religiosas dessa grande calamidade que se abateu sobre os povos da Ásia e da Europa, foram imensas. As cidades e os campos ficaram despovoados; famílias inteiras se extinguiram; casas e propriedades rurais ficaram vazias e abandonadas, sem herdeiros legais; a produção agrícola e industrial reduziu-se enormemente; houve escassez de alimentos e de bens de consumo; a nobreza se empobreceu; reduziram-se os efetivos militares e houve ascensão da burguesia que explorava o comércio. O poder da Igreja se enfraqueceu com a redução numérica do clero e houve sensíveis mudanças nos costumes e no comportamento das pessoas.



E aí , acredita que um dia essas histórias podem acontecer novamente no mundo moderno? Deixe sua opinião :P
Fontes:
Livro História de Ensino Médio
Infoescola
Wikipedia
 
@ZedoPacote



Pandemia:
698722.jpg


nao resisti, kkkkkkk
 
Na era moderna, a mais mortífera foi a GRIPE ESPANHOLA, que disseminou durante a 1º guerra mundial, matando + 20 milhões pessoas entre soldados e civis; Superior a morte de soldados em combate que foi de + ou - 9 milhões . Ainda é objeto de estudo, pois essa mesma gripe pode voltar novamente, em futuro próximo
 
ACHO que não, com tecnologias de hoje em dia talvez irá dar para combater.
 
Psychodelic disse:
Muito boa a matéria.

UP
Vlw transante e,e

cuboneRETURN disse:
Gostei :) levo meu up !
Muito obrigado :3

Musicxlover disse:
Muito bem criado o tópico, parabéns :)
Vlw meigaxlover q <3

leonardoken0 disse:
Na era moderna, a mais mortífera foi a GRIPE ESPANHOLA, que disseminou durante a 1º guerra mundial, matando + 20 milhões pessoas entre soldados e civis; Superior a morte de soldados em combate que foi de + ou - 9 milhões . Ainda é objeto de estudo, pois essa mesma gripe pode voltar novamente, em futuro próximo
Exatamente , foi até ela quem matou o antigo presidente da república que comandava o Brasil na época , agora não me lembro do nome.
Não coloquei ela, pois procurei por mais os registros mais antigos, de que não se muito sabe e,e

zLH disse:
ACHO que não, com tecnologias de hoje em dia talvez irá dar para combater.
Eu acredito que sim , vírus sempre estão mudando . Existe muitas doenças que não se existe cura, e se ocorrer uma epidemia como essas, pode gerar um grande problema ... :O
 
Status
Não está aberto para novas respostas.

Usuários que estão visualizando este tópico

Voltar
Topo