Eae craftlandianos, blz?
Bom, nesse tópico estarei dando continuidade as aulas de como criar um plugin para minecraft.
Para quem não viu o ultimo tutorial (#1):
OBJETIVO: Criar um comando e mandar uma Mensagem
Bora para o tutorial então, haha!
1º PASSO
- Criar uma nova Package depois uma nova Class
TUTORIAL:
Package - Para criar uma nova "Package" vocês da um clique no nome do seu Projeto e clica em "New Java Package", da o nome de "comandos" e clica em "Finish".
Class - Para criar uma nova "Class" vocês da um clique na package criada (No caso "comandos") e da um nome para a "Class" no meu caso vou dar o nome de "CmdTeste".
Print(s):
2º PASSO
- Implementar o CommandExecutor na Class ("CmdTeste")
TUTORIAL:
Para implementar o CommandExecutor na Class iremos colocar "implements CommandExecutor" na frente do "CmdTeste" depois que digitar "implements CommandExecutor" vocês da um ctrl + space na frente do CommandExecutor para importar ou ctrl + a - ctrl + shift + o, após ter feito o procedimento ses pode ver que deu um "erro", para tirar esse "erro" ses passa o mouse em cima do "CmdTeste" e clica em "Add unimplemented methods". Bom, depois no "arg0" iremos colocar "sender", "arg1" iremos colocar "cmd", "arg2" iremos colocar "label" e no arg3 iremos colocar "args". Agora vamos remover o "// TODO Auto-generated method stub" obs: não é preciso, mais se quiser...
Print(s):
3º PASSO
- Criar o comando "/teste"
TUTORIAL:
Para criar o comando "/teste" iremos colocar em baixo da chave (1º) o seguinte:
if(cmd.getName().equalsIgnoreCase("teste")){
// SE O COMANDO FOR IGUAL A "TESTE" VAI EXECUTAR TUDO QUE ESTÁ AQUI DENTRO
}
Print(s):
4º PASSO
- Mandar uma mensagem ao executar o comando "/teste"
TUTORIAL:
Para executarmos uma mensagem ao digitar "/teste" iremos colocar o seguinte código:
Primeiro iremos falar que a váriavel "p" é igual a um player, assim:
Player p = (Player) sender;
OBS: Caso aparecer um "erro" no Player vocês coloca o mouse em cima do "erro" e clica em "Import 'Player' (org.bukkit.entity)".
Segundo iremos mandar a mensagem para o player no caso "p", assim:
p.sendMessage("A MENSAGEM QUE VOCÊ QUER AQUI");
Print(s):
5º PASSO
- Registrar o Comando "/teste" na class principal (Main)
TUTORIAL:
Bom, para registrar o comando "/teste" na class principal (Main) iremos na class main e colocar o seguinte código (em baixo de onde manda a mensagem para o console):
Vamos dizer que o comando "/teste" ta na class "CmdTeste"
getCommand("teste").setExecutor(new CmdTeste());
Caso aparecer um "erro" ses passa o mouse em cima do "CmdTeste" e clica no primeiro (import 'CmdTeste' (comandos))
Print(s):
6º PASSO
- Registrar o comando "/teste" na plugin.yml
TUTORIAL:
Para registrar o comando "/teste" na plugin.yml iremos colocar o seguinte (em baixo de author):
commands:
teste:
description: AQUI A DESCRICAO DO COMANDO
Print(s):
7º PASSO
- Exportar o Plugin
TUTORIAL:
Clique com direito no nome do seu projeto > "Export" > "Next" > Escolha o local onde quer salvar clicando em "Browse" depois clica em "Finish", agora vai aparecer uma janela e vocês clica em "Ok"
Print(s):
10º PASSO (FINAL)
- Arrasta o plugin onde se salvo para pasta de plugins do seu server e liga o server
Print(s):
Gif(s):
HEHE, terminamos o nosso segundo plugin agora só deixar o like para mais tutoriais