Olá amigos, Hoje iremos falar sobre um tópico que eu considero bastante importante - o impacto social em games. O impacto social é, sem dúvidas, um tópico que eu considero fundamental. E decidi trazer a minha opinião para vocês. O tópico está aberto para futuras discussões sobre este tema. Muito se tem vindo a falar sobre os impactos negativos que os jogos podem ter. Mas será que não existem positivos? A implementação de impacto social em games é uma iniciativa cada vez mais relevante, dada a crescente influência dos jogos na nossa sociedade. Os jogos podem ser ferramentas importantes para educar e sensibilizar em questões sociais bastante importantes. 1) Os jogos permitem com que o usuário crie uma ligação emocional com os temas apresentados. ~~~ Nunca se sentiram "viciados" num game? Ora bem, isto acontece porque os jogos têm este poder - a associação de comportamentos a sentimentos. 2) Os jogos podem e devem ser usados para promover a inclusividade. Trazendo narrativas de diferentes culturas, orientações e géneros. 3) Jogadores expostos a temas sociais em games podem refletir sobre essas questões no mundo real. Isso pode levar ao desenvolvimento de um maior senso crítico sobre problemas. 4) Diversos estudos na área da psicologia indicam que jogos podem contribuir para o bem-estar emocional, redução do stress e melhorar a saúde mental. Não restam dúvidas que os jogos podem ser agentes modificadores de paradigmas e mentes. E aí, o que acham?
Meu maior ''problema'' de ficar presa dentro de um jogo foi com Cyberpunk, bati minhas 400 horas de jogo. Hoje em dia eu nem baixado tenho mais, mas acaba que muita coisa que eu vou assistir ou tentar jogar pela primeira vez acaba me lembrando da narrativa ou algum detalhe da gameplay, de tanto que fiquei presa lá. ;p
Sem contar que jogos também podem moldar nosso caráter se tiver uma história cativante e muito boa que faz você ter apego e compreensão aos acontecimentos do jogo e trazer pra vida. Problema é que variando de pessoa pra pessoa é claro que terá uma minoria que irá achar que pode pintar e bordar igual faz no GTA por exemplo, mas não muda o fato de que generalizando, em sua maioria tem os maiores aprendizados nos games
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu considero que os jogos mais imponentes deviam ter uma mensagem social construtiva para os jogadores. Não precisa ser forçado, mas algo incorporado seria muito bom.
Exato, um exemplo claro é Yakuza, tanto Kiryu Kazuma quanto Goro Majima, eles te ensinam com a história de vida deles
O impacto dos jogos estão cada vez mais notáveis, né? É presente em todo lugar, e sem contar a movimentação econômica que causa... ótima matéria.
Se é falado muito do impacto negativo de jogos quanto uma tragédia acontece, igual a acidentes de avião. São realizados mais de 100 mil voos por dia, mas o choque só aparece quando algo ruim acontece de verdade. Por exemplo, até então, não existe base científica que indique que jogos podem de fato deixar uma pessoa violenta, e isso não é por falta de estudos. Claro que tudo tem pontos positivos e negativos, e igual falaram aí em cima, tudo em excesso pode causar mal.