Heya, Likenovideo_1 aqui! Meus amigos, esta trilogia (e os mais 8 jogos da franquia) são incríveis. Preparem-se para o maior post deste fórum (exagero, mas né), porque o dragão que é a Like despertou com fome de converter gente para jogar Ace Attorney. Embora o povo só venha para cubar >:c Ace Attorney (AA) é o nome de uma franquia de visual novels misturadas com point-and-click investigativa. Iniciada em 2001 pela Capcom, em nome de Shu Takumi, o primeiro console a receber o jogo foi o Game Boy Advance da Nintendo Os games foram baseados no sistema legal japonês dos anos 2000, cujos vereditos eram 99% das vezes de "culpado". O criador simplesmente lançou aquele meme do Club Social editado para "Crítica Social" e seguiu a vida. Ela não se restringiu somente aos jogos. AA também já teve uma adaptação para anime (que é meio paia, mas os bloppers de dublagem são pérolas) e peças de teatro (em japonês e legendas em inglês). Os três primeiros jogos são geralmente vendidos juntos, e, embora haja tutorial no início de todos eles, as histórias estão conectadas de uma forma ou outra. No geral, você é Phoenix Wright, um advogado recém-formado e precisa defender seus clientes, porque você acredita fielmente que são todos inocentes e foram acusados erroneamente. Tudo girará entorno de suas investigações (pois os detetives fazem o trabalho deles da pior forma possível) e interações com os personagens, sejam eles seus amigos, sejam eles seus inimigos. A lore se aprofunda a cada caso, a cada jogo. Exceto nos 3ºs casos. Deve haver alguma maldição, porque geralmente esses são fillers. Na caixa de spoilers, resolvi fazer uma brincadeirinha. Para cada jogo, haverá algumas palavras/frases-chaves soltas que "resumem" os games, então... SPOILERS! Spoiler 1º jogo: Annie - O Pensador - Maya na cadeia¹ - ai ai ai, fantasma, ai ai - moleque do céu, volta aqui! - papagaio - "'Almost Christmas' means it wasn't Christmas!" - Monstro do Lago Ness - pó branco - nadar. 2º jogo: Maggie/Maggey - Maya na cadeia² - chicote - médiuns - só Deus sabe como que está a mente do palhaço - sequestro - "culpadasso". 3º jogo: Flashbacks - choque - hmmm veneninho - roubo - café - maid - doppelgänger - mais flashbacks - e mais veneninhos - fogo - montanhas - Maya na cadeia³. Durante as investigações, as setinhas ou o mouse fazem o trabalho. Ao posicionar o cursor sobre algum item que lhe interessa, utilize barra de espaço, enter ou left-click. Os controles são simples. Para acelerar o diálogo ou ir para o próximo, novamente, espaço, enter ou o clique esquerdo serão usados. Durante os julgamentos, sua função é basicamente identificar furos nas testemunhas dadas ao tribunal. Para isso, há mecânicas padrões dos três games. São elas: ► Press — pressionar a testemunha é um ótimo jeito de encontrar problemas. "Hold it!" é gritado pelo advogado de defesa e a pessoa que está dando depoimento acrescentará algo (ou não) para ser analisado. ► Objection! — você encontrou algo controverso! Grite para o tribunal e esfregue na cara do mentiroso as discrepâncias em relação ao que você tem em mãos. Caso objete o diálogo errado, um ponto de "vida" é extraído. Deixe chegar a zero e você perde o jogo. ► Apresentar evidências — seja depois de levantar uma objeção, seja quando o juiz/promotor as exigirem, será necessário escolher corretamente um dos itens ou uma mugshot disponíveis em seu inventário. A penalidade para um erro também é um ponto de "vida". A partir do segundo jogo, outro artifício foi adicionado: ► Psyche-locks — são "barreiras mentais", que protegem, com e como um cadeado, alguns segredos que a pessoa guarda. Com a magatama que Phoenix recebeu, é possível visualizar quantos segredos relevantes ao caso o investigado guarda. Os psyche-locks são quebrados quando você, jogador, consegue pressionar o outro personagem a dizer o necessário. Spoiler: GBA Spoiler: PC e consoles Depois do remake, os sprites e backgrounds perderam a pixelização e, sinceramente, ficaram "piores". Não pior no sentido de feio, mas o charme original certamente diminuiu um pouco. Os desenhos não são nada assustadores nem causam muito suspense, são normaizinhos (?). Não há gore, mesmo que envolva assassinatos, então, certamente não são muito realistas. Mas quem se importa com realismo quando a arte cumpre com seu papel? Não queria falar nada, mas as proporções do Phoenix trazem a vibe de JoJo. Não tem como dizer muito sobre eles sem lançar o maior spoiler da sua vida, então, somente descrições "básicas" dos personagens serão providas. Phoenix Wright (Fênix Veríssimo) Protagonista dos três jogos, um advogado de defesa recém-formado no primeiro. ∴━━━━━━∴ Mia Fey (Aline Sato) Tutora de Phoenix, nos acompanha durante o tutorial, ensinando-nos como interrogar, selecionar opções, verificar o inventário. ∴━━━━━━∴ Miles Edgeworth (Eduardo Spada) Seu principal rival, um promotor excelente. Conhecido como "Promotor Demônio", Miles será seu pesadelo, principalmente na hora dos testemunhos, acredite em mim. ∴━━━━━━∴ Larry Butz (Mauro Vário) "Se há algo cheirando mal, provavelmente é o Butz". É o melhor amigo de Phoenix desde a escolinha e o maior encrenqueiro também. Por sua natureza meio caótica, fica pouco tempo em vários empregos e nos acompanha em algumas investigações. ∴━━━━━━∴ Dick Gumshoe (Dênis Gaspar) Não fale mal do Gumshoe na minha frente. Ele é o pior detetive que você vai conhecer na franquia, mas ele está tentando seu melhor. Dick trabalha mais ao lado da promotoria do que ao nosso, mas com sua boca aberta e com um bom coração, nos dá pistas sobre as cenas dos crimes. ∴━━━━━━∴ Maya Fey (Alice Sato) Irmã de Mia, ela é sua "ajudante" na maioria dos casos. A garota é uma médium e consegue canalizar espíritos em seu corpo se souber o nome e face do indivíduo. ∴━━━━━━∴ Ema Skye (Ema Ciel) Uma criança apaixonada pela ciência. Ela é uma de suas ajudantes em um dos maiores casos e é uma ajuda e tanto durante a investigação. É ela quem te oferece o "pó branco" — para colher digitais, ok? — e luminol. ∴━━━━━━∴ Manfred von Karma (Manfredo von Karma) Promotor com uma longa e nunca interrompida sequência de vereditos culpados. Se Edgeworth era o demônio, não sei que título que poderia dar para Manfred. Cruel e insensível, só houve uma vez em que perdeu um caso, e isso mudou sua vida. ∴━━━━━━∴ Franziska von Karma Filha mais nova de Manfred, também é bastante rígida como promotora. Temida por muitos por carregar seu chicote para lá e para cá, incluindo pelo tribunal. Existem mais personagens, mas conhecendo esses, já dá para entender boa parte do jogo. A definição de perfeição no dicionário deveria incluir a trilha sonora de Ace Attorney. Desde o barulhinhozinhoinho das letras aparecendo nas caixas de diálogo até as músicas, os sons são bastante memoráveis. Não só os primeiro, segundo e terceiro jogos, mas literalmente todos são agradáveis de ficar ouvindo. Eu, particularmente, não sou uma pessoa que joga com os sons ativados, mas AA foi uma exceção. Não jogar a série com a música ligada é um crime cuja pena é a morte. A vibe das músicas varia um pouco dependendo de qual dos três jogos você está jogando. A profundidade da lore contribui para esse fator. Spoiler: Algumas músicas Como a playlist das OST tem mais ou menos uns 100 vídeos, escolhi alguns bastante memoráveis durante a jornada pelos games. Phoenix Wright: Ace Attorney Spoiler: Questioning — Moderato Spoiler: Pressing Pursuit — Encurralado Spoiler: Maya Fey — Tema de Turnabout Sisters "Tell me why..." Spoiler: Damon Gant — Swimming, Anyone? Você vai ouvir essa música com mais frequência do que parece. Justice for All Spoiler: Questioning — Moderato Spoiler: Hotline of Fate https://www.youtube.com/watch?v=aC_-WxlTMVQ Spoiler: Psyche-Lock https://www.youtube.com/watch?v=9yA3qrxxues Trials and Tribulations Spoiler: Questioning — Moderato https://www.youtube.com/watch?v=9IoF2nhr1Jk Spoiler: Telling the Truth https://www.youtube.com/watch?v=UtXiYk1WUwQ Spoiler: Godot — The Fragrance of Black Coffee https://www.youtube.com/watch?v=2DTjNriHboA Um monte de gente reclama das músicas do JFA, mas eu as defenderei com unhas e dentes!!! Vem para cima, haters! - Há bastante trocadilhos com os nomes; - Fãs de visual novels: os jogos são longos. MUITO longos; - Já falei antes, mas as músicas são top; - É um bom exercício de inglês, já que quase tudo é texto; - Espera dia 24 de dezembro chegar e veja a magia pré-natalina aparecer nos corações dos fãs; - Criaram, baseados no jogo, um site (objection.lol) em que você pode criar seus próprios casos (ou piadas) e compartilhar com seus amigos; - Também há como criar casos com o PyWright, engine baseada em Python. - Não há versão oficial em português e a fanbase é majoritariamente composta por gringos; - Você precisa clicar em literalmente tudo durante as investigações. Pule um local e você ficará um bom tempo tentando descobrir o que falta para prosseguir; - Tenha memória ruim e fique preso na jogatina em um loop eterno por busca de soluções; - Precisa ter muito cuidado na hora de salvar. Existem alguns momentos em que há escolhas ramificadas, e até mesmo o ramo principal pode ser o errado, então, salve um pouco antes de começar a fazer suas escolhas, senão, seu save "já era"; - Eu não posso me casar com o Phoenix; - Eu não posso me casar com a Franziska. História: 9 Jogabilidade: 8 Gráficos: 8 Personagens: 10 Sons: 10 Total: 9 Recomendo: Preciso dizer? Ironicamente ou não, o primeiro caso do primeiro jogo se encaixa perfeitamente na música Smooth Criminal, do Michael Jackson. O final do terceiro jogo é simplesmente uma obra de arte. Vale muito a pena passar pelas 80 e poucas horas de leitura. Fontes 1
HOLD IT !! Esse jogo é perfeito, ainda mais com nosso único Veríssimo, BitsCell jogando, recomendo totalmente esse maravilhoso jogo e pelos memes
po esse joguin parece mt bom, essas musicas eu gostei demaisss que isso, trilha sonora de game sempre me pega nicee possttt
Capcom sempre fazendo jogos incríveis. Parece ser um jogo incrivel, parabéns pela análise! Um baita ponto negativo
Celobitos já jogou????? QUE????? Os memes são simplesmente ó incríveis. Até os totais shitposts são kkkk Spoiler O clássico vídeo As músicas do 4º jogo e do Investigations 2 tbm são minas de ouro, vou te falar. É claro, mano. Spoiler Tnx
É um jogo fantástico, adoro-o! Memes separados nele. Também gosto de jogar gates of olympus, onde me divirto muito e tento a minha sorte.