Hoje em dia, vemos bastante vídeos, lives e até mesmo eventos que se espalham pelo mundo a respeito de zerar o jogo em menor tempo possível para garantir o seu recorde pessoal ou...mundialmente. Mas você sabia que correr contra o tempo nos games não é coisa nova? Vem comigo que vou te contar como tudo começou.
Antigamente, o pessoal competia pra ver quem fazia mais pontos nos fliperamas. Depois, com a chegada dos consoles em casa, o lance era ver quem zerava primeiro. Agora com a era da internet que bombava nos anos 90, o pessoal começou a trocar ideias e mostrar seus recordes pra todo mundo ver, comunidades online como a Twin Galaxies e depois sites dedicados a speedruns, como o Speed Demos Archive, começaram a surgir, permitindo que jogadores compartilhassem suas conquistas e técnicas.
E logo em seguida em pleno 2010, as lives e os vídeos de gameplay explodiram, como Twitch e YouTube viraram espetáculo pra esses streamers que joga na velocidade da luz. E não é só por diversão, não! Rola até competição pra ver quem é o mais rápido do mundo, com os espectadores acompanhando cada segundo.
Quer um exemplo de competição? Veja este vídeo de uma competição valendo 100 reais:
A diversão dessa modalidade ficou tão sério que começaram a ter fundação do Evento exclusivo para competição de Speed Run que se chama Games Done Quick, onde os melhores dos melhores se juntam pra quebrar recordes e ainda ajudar os organizadores e colaboradores, arrecadando milhares de dinheiro para caridade.
Games Done Quick
"Thi, o GDQ possui vários edições, porque? E qual é a diferença? "
Exatamente, o Games Done Quick (QDQ) possui vários tipos de edição do mesmo evento que decorre com tempo, com mais frequência são elas:
• Summer Games Done Quick: Acontece no meio do ano, beneficia a Doctors Without Borders.
• Awesome Games Done Quick: Acontece no início do ano, beneficia a Prevent Cancer Foundation.
A primeira edição foi Classic Games Done Quick que foi realizado pelo Speed Demos Archive, já o Japan Relief Done Quick foi um evento realizado no improviso para ajudar as vítimas do terremoto e tsunami de Tohoku em 2011.
Vamos mostrar a lista de maratonas que ocorreram que possui as seguintes informações: Qual foi a edição, onde foi e valores arrecadados, aqui estão elas:
Lista gigante, não é mesmo? Pois é, se reparar bem, se somamos todos valores arrecadados que foram doados para caridades dá total de $45.211.769,51!
Reparou que tinha alguns nomes dos eventos diferente dos demais da Lista? Pois é, deve ter notado eventos como "Flame Fatales", "Frost Fatales" e "Fleet Fatales" entre os mais comuns "Games Done Quick". Esses nomes diferentes são edições exclusivamente focadas em trazer speedrunners para mulheres.
Até o momento, são 3 eventos que estão abertos para doação e ainda estão prestes a ocorrer em breve:
- Games Done Quick Express 2023
- Summer Games Done Quick 2024
- Awesome Games Done Quick 2024
Caso deseja saber mais sobre os eventos, basta acessar o site Oficial deles (Clique aqui para ver a lista de eventos).
Run to finish the game!
"Caramba, é muita coisa, mas bateu uma curiosidade aqui...qual foi o primeiro jogo que entrou no clima disso? "
Então, foi o jogo "Doom" de 1993 que foi um dos primeiros a ser adicionado na listinha de zerar o jogo com rapidez, e tem mais, em um site chamado COMPET-N, lançado em novembro de 1994, se tornou uma das primeiras plataformas a registrar recordes de speedrun focados na velocidade. O site contia diversas categorias e estilos de jogo, como o modo Tyson, onde o jogador deve completar os mapas usando apenas os punhos e a pistola, e o modo Pacifista, onde o jogador tenta não ferir nenhum monstro.
"Espera aí...MAS QUE D***!? Tinha regras para entrar em certos modos para jogar no clima de speed run?"
Sim, exatamente.
Chamamos isso de categorias, elas são uma forma de padronizar as tentativas de conclusão rápida de jogos, e várias categorias comuns são reconhecidas globalmente. Aqui estão algumas delas:
- Any%: Completar o jogo o mais rápido possível, sem se preocupar em atingir 100% de conclusão.
- Low%: Completar o jogo com o menor percentual de conclusão ou com o mínimo de itens possível.
- 100%: Completar o jogo com todos os objetivos, itens colecionáveis, ou conquistas possíveis.
- Glitchless: Finalizar o jogo sem o uso de glitches, conforme os desenvolvedores pretendiam.
- No Major Glitches: Speedruns que permitem pequenos glitches, mas não glitches que alteram significativamente o jogo.
- Pacifist: Passar por um jogo sem matar inimigos, se possível.
- Category Extensions: Categorias que incluem desafios adicionais ou condições específicas.
- Segmented: Speedruns divididos em seções, permitindo ao jogador praticar e gravar a parte perfeita de cada segmento.
- Single-Segment: Completar o jogo de uma vez, sem salvar e carregar ou dividir o jogo em segmentos.
- Individual Levels: Competir pelos melhores tempos em níveis individuais em vez de todo o jogo.
"Misericórdia senhor...tenha piedade deste jovens que não tem nada pra fazer. Mas isto é possível fazer para competir em maioria das categorias em um único jogo? "
Pode apostar que sim, e nem precisa nem questionar qual foi jogo.
- Categoria Any% de Super Mario Bros: Recorde mundial detido por Niftski com um tempo de 4 minutos e 54.631 segundos.
- Categoria 100% (120 estrelas) de Super Mario 64: Recorde mundial estabelecido por Karin com um tempo de 1 hora, 36 minutos e 48 segundos.
- Categoria Glitchless (70 estrelas) de Super Mario 64: Recorde mundial possuído por Suigi com um tempo de 46 minutos e 41 segundos.
- Categoria Any% (0 estrelas) de Super Mario 64: Recorde mundial também detido por Suigi com um tempo de 6 minutos e 16 segundos.
Pra finalizar com chave de ouro na nossa matéria sobre o mundo do speedrunning, vamos refletir sobre um cenário hipotético. Imagine que você é um desenvolvedor de jogos. Você dedicou anos criando um jogo incrível, com um mundo aberto expansivo e um modo campanha que promete 100 horas de gameplay. Então, um speedrunner consegue zerar seu jogo em algumas horas? minutos? segundos?
"Como dizia o ditado...é possível fazer o impossível, mas acho que dá conta, dá? "
Sim, dá. Um exemplo disso, foi o Persona 5 Royal, é um jogo do Persona 5 em versão estendida, que o tempo médio da conclusão do seu game em modo campanha é de 101 horas, com tudo isso, na categoria Any% NG+ (New Game Plus) foi estabelecido por Liv, com um tempo de 14 horas, 9 minutos e 58 segundos, para a versão de PlayStation 5, registrado há aproximadamente dois anos.
Caso deseja saber os outros speedrunners em outros jogos que não foram citados aqui, basta entrar neste site: https://www.speedrun.com/pt-BR
Pois é, meus senhores e senhoras, os viciados se superam neste nível absurdo de conseguir encontrar um bug ou arrumar uma estratégia melhor pra zerar pra conquistar o menor tempo possível, não é mole não!
Mas e você, já chegou a zerar alguns jogos no menor tempo possível? Conte pra gente neste tópico pra gente matar a curiosidade, vai que alguém do outro te desafie também!