Boa tarde galera como estão? Estarei aqui trazendo mais uma matéria dessa vez sobre os Kits de desenvolvimento de consoles.
Então vamos lá.
O que é?
DevKit ou Kit de Desenvolvimento é um hardware especializado para desenvolver jogos, aplicativos, entre outros para os consoles, o hardware deles são iguais aos do console que temos em casa, jogadores comuns não tem acesso a esse equipamento, apenas desenvolvedores de jogos que entram em acordo com as produtoras de consoles, mas como as gerações são passageiras é possível encontrar eles a venda no eBay.
Geralmente as produtoras recebem um exemplar antes do lançamento do console para desenvolver seus jogos
Como funciona?
Veja no vídeo abaixo o DevKit do PS4:
https://www.youtube.com/watch?v=CWBEuFQ0HFM
Basicamente o sistema operacional é o mesmo, porém vemos que ele tem opções próprias para os desenvolvedores, como sensibilidade, debug, e ele é mais rápido que o console padrão.
Vemos também que seu design não chega perto do design final do produto, ele tem mais portas USB’s e melhorias para uso e agrado dos desenvolvedores.
O Xbox One X têm o recurso de modo de desenvolvedor onde ativa as funções de desenvolvedor no software algo muito útil para desenvolvedores indepententes.
Codinomes:
Muitas vezes os kits de desenvolvimento tem seus codinomes próprios, irei citar o mais famoso que é o do Xbox, durante seu desenvolvimento o DevKit do Xbox One se chamava projeto Durango e parecia um computador.
Vejam que a interface nem finalizada está, esse vazamento foi feito na época por um hacker chamado SuperDAE.
O devkit do Xbox One X ou Projeto Scorpio:
A própria Microsft divulgou o DevKit do Xbox One X
https://www.youtube.com/watch?v=KfARlsRtdPY
Perceba que o DevKit, é branco, tem botões a mais e um monitor de gerenciamento de frame rate e estabilidade para os desenvolvedores, e ainda mostra o jogo que está sendo executado.
A Xbox chama seus DevKits de XDK ou seja Xbox Development Kit.
Alguns DevKits:
Playstation 4
Playstation 1
Nintendo Wii (NDEV)
Nintendo Gamecube
Sega Dreamcast
Todos os Kits de desenvolvimento da Familia Xbox desde o Xbox até o Xbox One X
Fontes: 1 2 3
Então gostaram? Eu realmente acho que deve ser muito legal ter um desse em casa.
Espero que tenham gostado dessa matéria e até a próxima, abraços, fui.