Ninguém gostaria que não fosse verdade, mas todo mundo que utiliza computador ainda vai se deparar com um. Se não existem insetos dentro da sua máquina, por que é que se atribui a expressão bug no ramo da informática?
Bug é quando a linguagem do computador entra em conflito e gera uma impossibilidade de continuar a execução de um programa. Também chamado de falha na lógica, ocorre quando o computador perde a finalidade de um determinado processo. Os bugs podem gerar falhas na segurança, especialmente quando ocorrem em programas que têm acesso à rede.
A palavra significa inseto em inglês e foi atribuída inicialmente às falhas mecânicas, diz-se que Thomas Edison a empregou pelos problemas que os animais causavam em seu fonógrafo. Mais tarde o termo foi atribuído à informática quando os primeiros computadores valvulados atraíam muitos insetos para seus componentes, o que gerava erros freqüentes. Atualmente a expressão aponta qualquer erro que um programa pode gerar.
Antigamente o trabalho de quem utiliza o computador era desligar a máquina, varrer dezenas de insetos e procurar por algum componente queimado por causa dos animais. Até recentemente sua única alternativa era chamar algum programador e solicitar seus serviços. Mas atualmente existem diversos programas que são capazes de localizar e resolver os bugs de sua máquina.