Umas pessoas te responderam, mas vi que você ainda está na dúvida. Um site é bom, porém não tem nada melhor do que uma boa resumida por aqui mesmo ,certo ? Farei isso e você verá o quão bobo isto é.
Complemento Nominal: O próprio nome já diz,
dar sentido á um nome da frase. Exemplos:
1- ''Eu sou fã do Naldo.'' - Sou fã de quem ? do Naldo! - O complemento nominal será oque da sentido na frase, não ficaria normal escrever: ''Sou fã'' ,tem que ter um ''FÃ DE QUE ? DE QUEM ?''. Essas perguntas são a chave de tudo, sempre faça-as.
Vou dar outro exemplo ,tente você agora:
2- ''Joaquim disse que gosta de Mariana'' Qual o complemento nominal da frase ?
Espero que você tenha entendido esta parte, vou partir para outra.
Complemento Verbal : Novamente o nome já diz,
completa/da sentido ao verbo da frase. Exemplos:
1- ''Nós adoramos minecraft'' - Nós amamos o que? minecraft , que é o
objeto direto da oração.
O Objeto direto é aquele que NÃO precisa de uma preposição
a
ante
após
até
com
contra
de
desde
em
entre
para
perante
por
sem
segundo
sob
sobre
trás
(você perceberá melhor vendo o indireto abaixo), o exemplo é a própria frase.
2- ''Naruto falava com Steve.'' - Falava com quem? com Steve - nesta frase presenciamos o objeto indireto, que necessitou de uma preposição (por isso INdireto) ''com''. Perceba como ficaria errado sem preposição: ''Naruto falava Steve''.
Agora com meu exemplo ,tente achar o complemento verbal e identificar se é objeto direto ou indireto.
3- ''Juan sabe de tudo.'' - Sabe do que ? Objeto direto ou indireto ?
Complemento verbal: de tudo / objeto INdireto ,pois usou ''de'' para se referir á tudo.
Certo, acho que esta parte você entendeu, agora veremos a ultima parte.
Complemento verbo-nominal: Possui um núcleo verbal e nominal ao mesmo tempo. É bem simples, imagina o complemento verbal e o nominal, agora imagine-os juntos na mesma frase, observe:
''Anita fala entusiasmada'' - Vou desmembrar esta frase agora:
Anita entusiasmada - Anita O QUE entusiasmada ? Fala - Isso é complemento verbal, o ato de falar (verbo)
Anita fala - Anita fala O QUE ? Entusiasmada - Isso é complemento nominal, ''entusiasmada'' deu sentido á frase, certo ? sim.
Percebeu que nesta pequena frase tanto o complemento verbal como o nominal estavam presentes ? Pode parecer difícil, mas com o mínimo de atenção você sabe fazer numa boa.
Agora é sua vez:
''Fafá cozinha divinamente'' - Vou te ajudar desmembrando a frase, responda qual o complemento de cada parte:
Fafá OQUE divinamente ?
Cozinha, complemento VERBAL, ato de cozinhar
Fafá cozinha - Oque ?
Divinamente, complemento NOMINAL, ato de dar sentido
Depois disso creio que tu já deve estar sabendo muito bem, caso haja duvida na hora de identificar um complemento verbo-nominal, desmembre a frase como eu fiz.
Boa Sorte agora, qualquer dúvida pode me avisar :B
EDIT: Só para constar que não sou fã do Naldo e jamais serei ,abraço.
Clique para expandir...