TUTORIAL
Como usar fontes secretas!
Olá :3
Ao postar algo no fórum nos deparamos com uma caixa de edição repleta de funções, que vão desde o estilo do texto (negrito, itálico, sublinhado ou riscado) até a cor dos parágrafos. A essa edição damos o nome de formatação. Ela é essencial para tornar o texto atraente para os olhos do leitor. Uma boa formatação pode fazer com que seu trabalho fique perfeito, assim como pode estragar um bom texto. Uma dos recursos que você pode usar no seu texto é a fonte, isso é, o "desenho" da letra. Vamos aprender como colocar uma fonte no texto e também como "desbloquear" fontes além das que aparecem na caixa de edição!
[hr]
O texto que você está lendo agora está escrito em um determinado estilo, o qual eu posso escolher quando estou montando o tópico. Eu escolho qual o estilo da letra clicando nessa caixa escrito "Fonte" no editor, como podem ver na imagem a seguir. Ao clicar nessa caixa, aparecem algumas opções de fontes, mais especificamente 9 delas.
![[IMG]](https://image.prntscr.com/image/VsJUk2bcTYq0uPIQXmbf3g.png)
As 9 fontes que você pode escolher para seu texto são:
- Arial
- Comic Sans MS
- Courier New
- Georgia
- Lucida Sans Unicode
- Tahoma
- Times New Roman
- Trebuchet MS
- Verdana
Para formatar um texto conforme uma fonte, é só selecioná-lo e clicar na fonte desejada.
Tá, Owen, mas quem que não sabia disso? Qual a utilidade desse tutorial?
Eu sei que a maioria dos membros sabe como formatar um texto conforme alguma fonte específica, mas eu creio que muitos não sabem que o fórum da Craftlandia suporta mais fontes do que essas 9 que aparecem na caixa de formatação. Sim, elas são "secretas"! O nosso fórum usa um sistema de formatação e criação de fóruns chamado IPBoard, que por sua vez adota o chamado BBCode, que é como se fosse a linguagem de programação que faz nossos textos ficarem charmosos. O BBCode suporta mais fontes do que essas 9: ele formata em 21 fontes, e você vai descobrir quais são essas 12 fontes "perdidas" agora. Segue a lista:
- Arial Black
- Arial Narrow
- Book Antiqua
- Century Gothic
- Fixedsys
- Franklin Gothic Medium
- Garamond
- Impact
- Lucida Console
- Microsoft Sans Serif
- Palatino Linotype
- System
Mas, se elas não estão na caixa de formatação, como que eu vou colocar essa fonte no texto?
Para isso, você vai precisar usar diretamente o BBCode. Primeiro, copie esse modelo:
Seu texto
Após isso, vá nesse ícone na caixa de formatação e copie o nome da fonte com espaços e em letra minúscula. Exemplo:
Seu texto
O resultado final é esse:
Seu texto
[hr]
Espero que esse tutorial tenha ajudado vocês a entenderem melhor o BBCode e tomara que sirva para formatarem melhor os seus textos!
Atenciosamente, [member=OwenWinner].
Edit1: corrigido um erro de formatação.