1. IP: chronos.craftlandia.com.br

    (1.8 até 1.12.x)




    PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO

    IP: legacy.craftlandia.com.br

    (1.5 até 1.12.x)


[Torneio Jornalístico] Matéria - Qualia

Discussão em 'Classificados' iniciado por Velkan, 21 Fevereiro 2020.

  1. Velkan

    Velkan Bom
    Construção VIP

    Afiliado:
    1 Novembro 2016
    Mensagens:
    278
    Curtidas Recebidas:
    148
    Curtiu:
    88
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,698.00
    Nick:
    Velkan
    Discord:
    Velkan#8516
    [​IMG]
    Olá amigos.

    Venho hoje trazer para vocês e para a semi-final do torneio jornalístico, uma matéria sobre um conceito filosófico não muito abordado nos dias de hoje, a qualia. Tenho certeza que você já se deparou, em algum momento da sua vida, com um sentimento difícil de ser explicado, já parou pra pensar o porquê isso acontece?

    Pois bem, estou aqui para explicar, espero que gostem, boa leitura.

    [​IMG]

    Qualia foi um termo introduzido na filosofia em 1866 por Charles Sanders Peirce, filósofo, matemático e cientista americano, também conhecido como "pai do pragmatismo".

    [​IMG]
    Charles Sanders Peirce

    É inegável que as ciências físicas, químicas e biológicas têm fornecido uma grande quantidade de informações sobre o mundo em que vivemos e sobre nós mesmos. No entanto, existem certas características das sensações corporais e de certas experiências perceptivas, que nenhuma quantidade de informação provida é capaz de explicar.

    Complexo, não é? para entender melhor, irei utilizar como exemplo um experimento mental proposto em 1982 pelo filósofo australiano Frank Cameron Jackson.

    [​IMG]
    Frank Cameron Jackson

    Imagine-se como uma pessoa que vive em um quarto apenas preto e branco, e que nunca tenha visto uma cor na vida durante anos. Porém, mesmo apesar de você nunca ter visto cores, possuí um conhecimento avançado sobre elas e sabe tudo que já foi descoberto sobre sua física e biologia.

    Sabe que para a cor vermelha, o comprimento de onda necessário deve estar entre 625 e 740 nanômetros para estimular a retina e fazer com que seu cérebro veja esta cor.
    [​IMG]
    Você tem todo esse conhecimento, agora imagine que a porta do quarto é aberta por alguém, fora dele você ganha a habilidade de ver cores, e pela primeira vez, vê uma maçã vermelha:

    [​IMG]

    Depois de tanto tempo, você está experienciando aquilo que já conhecia há anos. A partir deste momento, faça-se uma pergunta, você aprendeu algo novo?

    Segundo Frank, a resposta é sim, você aprendeu algo subjetivo, algo que só pode ser adquirido através da experiência. Estudar uma cor não é a mesma coisa que testemunhá-la, tal como não é possível descrevê-la utilizando-se apenas de fatos físicos, sendo assim, argumenta que nem todo conhecimento vem da teoria.

    Pois bem, esse experimento é chamado de "O Quarto de Mary" e ele tem como intenção contestar a teoria do fisicalismo
    a qual afirma que tudo no universo, incluindo tudo que é mental, é completamente físico. O experimento nega isso ao explicar o "argumento do conhecimento" idealizado por Frank, no que se refere à existência de conhecimentos não-físicos que só podem ser compreendidos através da experiência consciente. Na filosofia, este conceito é chamado de qualia.

    [​IMG]

    Outro exemplo que também facilita entender como esse conceito funciona é o livro "A Terra dos Cegos"
    publicado por H.G. Wells em abril de 1904.

    [​IMG]

    É sobre uma pessoa que consegue enxergar, mas que vive em uma comunidade completamente cega. Essa pessoa nunca consegue convencê-los de que tem um senso extra, que tem a capacidade de ver. Eles ridicularizam essa afirmação e consideram-a inconcebível. No fim, tratam sua capacidade de evitar cair em valas, vencer brigas e assim por diante como nada mais nada menos do que uma simples capacidade.

    [​IMG]

    Independente do quanto ele explique, aqueles que não enxergam nunca vão saber como realmente é enxergar, logo, estamos falando sobre uma qualia, algo subjetivo, impossível de ser explicado, adquirido apenas através da experiência.

    Esse assunto se extende muito além disso, o cheiro de uma rosa, a dor da dor, a coceira da coceira, escutar um som, a degustação de um limão, ver o céu, entre milhares de outras ocasiões, tudo isso é qualia.

    [​IMG]
    [​IMG]
    Apesar de ser um conceito plausível para alguns, Frank Jackson afirmava que, do ponto de vista polêmico, essa ideia era considerada fraca, que muitos não julgavam a premissa intuitivamente óbvia, portanto, ele tinha assumido consigo mesmo a missão de apresentar argumentos cujas premissas são óbvias para todos, ou pelo menos para o maior número de pessoas possível. Dentre as pessoas que contrariavam seus argumentos, podemos citar Daniel Dennett, um filósofo estadunidense.

    Daniel para contestar o argumento de Frank, que nos faz supor a existência de informações não físicas, sugere um desfecho alternativo para o experimento "O Quarto de Mary". Sendo assim, ele propõe que quando a porta do quarto é aberta, a primeira coisa que você vê é uma banana pintada de azul. Porém, antes de você ver esta banana, você já sabia qual sensação física um objeto de determinada cor iria causar no seu sistema nervoso, portanto, sabe precisamente quais pensamentos iriam lhe ocorrer se você visse essa cor.

    [​IMG]

    Ao ter posse de todas essas informações, junto com a consciência de que a banana possuí cor amarela, você foi capaz de deduzir que a banana era originalmente amarela e não azul, apenas ao saber quais reações um objeto azul causaria em seu cérebro.

    Em outras palavras, Dennett nega a ideia de Jackson, dizendo que para alguém que possuísse tanto conhecimento, não seria difícil desmascarar essa farsa. Sendo assim, notoriamente ele mantém-se ao lado do fisicalismo, supondo que você não aprendeu nada com sua experiência de ver cores.

    [​IMG]
    [​IMG]
    Para aqueles que não sabem, a acromatopsia, diferente do daltonismo, pode impedir que um indivíduo veja outras cores além de preto, branco e cinza. Isso acontece devido a uma alteração no que chamamos de células cônicas, ou cones, presentes na retina dos olhos.

    [​IMG]

    No raciocínio de Jackson, mesmo que você possa identificar a cor que está vendo, isso não impossibilita que de uma forma ou de outra você tenha um ganho epistêmico, o ver do vermelho é essencial para que você saiba o que as pessoas que já viram a cor vermelha sabem. Pessoas com acromatopsia reforçam e concordam com a questão de que experienciar cores é algo fundamental quando o objetivo é saber como ela realmente é.

    O neurologista anglo-americano Oliver Sacks diz que as pessoas com acromatopsia podem aprender a distinguir cores a partir das tonalidades de cinza. Knut Nordby, neurocientista especialista em visão humana, que declara ver tudo ao seu redor em preto, branco e cinza, é uma dessas pessoas. Por exemplo, ele afirma ver a cor vermelha como um tom de cinza bem escuro, e a partir disso Nordby convém com a ideia de Jackson, dizendo que todo seu conhecimento teórico sobre as cores é inútil para que ele saiba como elas realmente são.

    [​IMG]
    [​IMG]


    David Kellogg Lewis foi um dos grandes filósofos analíticos presentes na segunda metade do século XX. Ele propôs uma hipótese que consistia em dizer que no experimento "O Quarto de Mary", quando a pessoa vê a cor vermelha pela primeira vez, ela não adquire um conhecimento, mas sim uma habilidade, passou a chamar isso então de "Hipótese da habilidade"

    [​IMG]
    David Kellogg Lewis

    Lewis inicialmente aborda a ideia de Frank ao concordar que a experiência de fato existe, porém discorda do fato de que a pessoa, ao experienciar uma cor, adquira um tipo de conhecimento substancialmente distinto das informações que ela já sabia. Irei simplificar isso utilizando-se de um exemplo:

    Suponha que esteja em um restaurante, você pede um prato e nele está contido um ingrediente que você nunca provou. Não é possível adquirir a habilidade de "recordar, imaginar e reconhecer" o ingrediente a não ser que você o prove. Assim como em "O Quarto de Mary" a pessoa ao ver a cor vermelha pela primeira vez, não adquire um conhecimento de fato, mas sim a habilidade de "recordar, imaginar e reconhecer" o vermelho.

    Em virtude do que foi mencionado, a hipótese da habilidade afirma que saber como é uma experiência trata-se de nada mais nada menos do que "recordar, imaginar e reconhecer", ao contrário de se ter em mãos qualquer tipo de informação.

    [​IMG]

    E você? o que você acha?
    Existem coisas que só podem ser adquiridas através da experiência, ou tudo pode ser explicado por fatos físicos?

    É irônico saber que somos conscientes, mas não sabermos explicar a consciência. As experiências conscientes acabam por se tornar enigmas filosóficos, pois não sabemos como relacioná-las ao fisicalismo.

    Espero que tenham gostado e aprendido algo novo, até a próxima amigos.

    Cumprimentos, Velkan.

    Banners: @Velkan
    Fontes: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7
     
    caiovs, Duardo Br, Ruxtreme e 2 outras curtiram isso.
  2. Gameplay912

    VIP

    Afiliado:
    5 Maio 2017
    Mensagens:
    26,493
    Curtidas Recebidas:
    7,003
    Curtiu:
    1,181
    Cubos:
    22,322.00
    Nick:
    Gameplay912
    Clan:
    STF
    Nossa senhora, isso não é "apenas um tópico" é uma obra de arte! (Se não ganhar esse evento, foi roubado, namoral) sabe muito.
     
    Velkan curtiu isso.
  3. Shidexyz_

    Shidexyz_ Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    30 Setembro 2017
    Mensagens:
    1,910
    Curtidas Recebidas:
    761
    Curtiu:
    48
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Sonserino
    Localização:
    Canadá
    Cubos:
    109.00
    Nick:
    _shido_
    Clan:
    SLY
    Discord:
    _shido_#4924
    Facebook:
    nem
    Skype:
    nem
    Twitter:
    nem
    YouTube:
    nem
    Meu mano, ficou perfeito esse tópico. o/
    Você conseguiu fazer com que os banner's se 'encaixem' e combinassem com o assunto da matéria.
    Boa sorte, e ótimo trabalho. ;D
     
    Velkan curtiu isso.
  4. TheBestSilver

    TheBestSilver Excelente
    VIP

    Afiliado:
    6 Janeiro 2016
    Mensagens:
    923
    Curtidas Recebidas:
    483
    Curtiu:
    115
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Paris
    Cubos:
    416.00
    Nick:
    TheBestSilver
    Discord:
    TheBestSilver#9599
    Skype:
    danii_arruda
    Ficou simplesmente perfeito seu tópico, esses banners lindos demais! Boa sorte no torneio. o/
     
    Velkan curtiu isso.
  5. Velkan

    Velkan Bom
    Construção VIP

    Afiliado:
    1 Novembro 2016
    Mensagens:
    278
    Curtidas Recebidas:
    148
    Curtiu:
    88
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,698.00
    Nick:
    Velkan
    Discord:
    Velkan#8516
    Muito obrigado cara, fico feliz que gostou!

    Valeu mano! Captou a ideia, obrigado mais uma vez <3

    Agradeço imensamente amigo, respostas como a sua me motivam :D
     
  6. Cavalcanti

    Cavalcanti Lendário
    VIP

    Afiliado:
    21 Dezembro 2016
    Mensagens:
    10,651
    Curtidas Recebidas:
    4,053
    Curtiu:
    245
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Seu Coração
    Cubos:
    1,117.00
    Nick:
    Cavalcanti
    Impressionante, acho que parabéns!
     
  7. Ruxtreme

    Ruxtreme Craftlandiano
    Jornal VIP

    Afiliado:
    16 Janeiro 2018
    Mensagens:
    2,914
    Curtidas Recebidas:
    1,787
    Curtiu:
    4,382
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Cubos:
    474.00
    Nick:
    Ruxtreme
    Clan:
    FGR
    Discord:
    Ruxtreme#8726
    Belo tópico, esse ai ficou lindo! :p
    Parabéns mano Velkan, ver esse tipo de trabalho é algo surreal, ganha esse torneio!
     
    Velkan curtiu isso.
  8. Duardo Br

    Duardo Br Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    10 Abril 2017
    Mensagens:
    2,898
    Curtidas Recebidas:
    849
    Curtiu:
    985
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Uberlândia
    Cubos:
    636.00
    Nick:
    Duardo_Br
    Clan:
    R3G
    Discord:
    Duardo Br#6086
    Skype:
    guellito_br
    Twitter:
    @EdeEstranho
    Belo Tópico
    Muito bem editado
    Formatação excelente
    Você merece ganhar o evento
     
    Velkan curtiu isso.
  9. Velkan

    Velkan Bom
    Construção VIP

    Afiliado:
    1 Novembro 2016
    Mensagens:
    278
    Curtidas Recebidas:
    148
    Curtiu:
    88
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,698.00
    Nick:
    Velkan
    Discord:
    Velkan#8516
    Obrigado!!

    Valeu meu mano, de verdade <3
    Prometo que irei dar meu melhor :mao:

    Sou muito grato pelos seus elogios, obrigado amigo! :D
     
    Ruxtreme curtiu isso.
  10. _Casluu_

    _Casluu_ Lendário
    VIP

    Afiliado:
    3 Janeiro 2017
    Mensagens:
    9,176
    Curtidas Recebidas:
    5,809
    Curtiu:
    581
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Técnico em...
    Localização:
    São Paulo -...
    Cubos:
    2,727.00
    Nick:
    _Casluu_
    Clan:
    CBR
    Ótima matéria, parabéns pelo seu trabalho.
     
    Velkan curtiu isso.
  11. caiovs

    caiovs Excelente
    VIP

    Afiliado:
    11 Julho 2011
    Mensagens:
    2,316
    Curtidas Recebidas:
    412
    Curtiu:
    212
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo
    Cubos:
    1,312.00
    Nick:
    caiovs
    Clan:
    FoF
    Puta matéria, mereceu os likes
     
    Velkan curtiu isso.
  12. kinoz

    kinoz Craftlandiano

    Afiliado:
    16 Novembro 2018
    Mensagens:
    6,223
    Curtidas Recebidas:
    1,324
    Curtiu:
    1,224
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    7.00
    Nick:
    Ken0hz
    Boa matéria.
     
    Velkan curtiu isso.
  13. shapkej

    shapkej Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    3 Janeiro 2019
    Mensagens:
    3,097
    Curtidas Recebidas:
    882
    Curtiu:
    161
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    97.00
    Nick:
    shapkej
    Clan:
    ---
    Discord:
    shapkej#0644
    Excelente matéria!
     
    Velkan curtiu isso.
  14. Eragon23

    Eragon23 Hardcore
    Jornal VIP

    Afiliado:
    27 Dezembro 2014
    Mensagens:
    8,577
    Curtidas Recebidas:
    2,233
    Curtiu:
    453
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Desocupado :p
    Localização:
    Nárnia
    Cubos:
    690.00
    Nick:
    Eragon23
    Cara, ficou mt boa a matéria... parabéns :pepporei: