CAPS LOCK.
Olá mortais,
Eu estava lendo uma matéria no tecmundo sobre a tecla caps lock,
a tecla maisamada de todas <3. Então veio em minha mente criar um tópico sobre tal assunto, pois muitos indivíduos ficam de caixa alta na shoutbox (Caps lock)>
Bom,vamos lá.
É questão de etiqueta:
todos que costumam utilizar a internet com frequência sabem que ESCREVER TUDO EM CAPS LOCK não é algo desejável na maioria das situações. Além de passar a sensação de que a pessoa que empregou o recurso está gritando, o uso de letras com o mesmo tamanho torna muito mais difícil a leitura de um texto.
Porém, a tecla que virou sinônimo de falta de educação e ódio não nasceu com o objetivo de provocar esse tipo de sentimento. O recurso, que teve sua origem nas velhas máquinas de datilografia, visava simplesmente ajudar a redigir textos que necessitavam de algum tipo de ênfase, em uma época em que não existia o negrito e o itálico.
Origem da tecla
Quando foi criado, o Caps Locks nem sequer tinha o nome pelo qual ficou conhecido, sendo chamado de Shift Lock na época. Lançada em 1914, a máquina de escrever ''Remington Junior'' foi uma das primeiras a incorporar o recurso, que tinha o objetivo de facilitar a digitação de letras maiúsculas.
(Fonte da imagem: Reprodução/Typewriter.be)
A primeira máquina a contar com a opção foi o Datapoint 2200, lançado em 1970, que logo foi seguido pelo Xerox Alto — disponibilizado em 1973, o aparelho é considerado por muitos como o primeiro computador com características realmente pessoais. No entanto, o estabelecimento do Caps Lock como um padrão só ocorreu em 1984 com a chegada do IBM Model M, que determinou o layout usado pela maioria das máquinas até hoje.
Imagens:
datapoint 2200
(Fonte: google imagens)
Xerox alto
Os primeiros sinais do ódio
A origem do ódio que há atualmente contra o Caps Lock pode ser encontrada na Usenet,
durante o período em que a internet como a conhecemos ainda dava os primeiros passos.
Nessa época, a grande maioria das comunicações era feita essencialmente através de textos publicados em quadros de mensagens, e as opções de formatação não eram tão vastas quanto as disponíveis atualmente.
(Fonte da imagem: Reprodução/Yahoo! News)
Essa situação fez com que o uso exclusivo de letras maiúscula passasse a servir como uma ferramenta para que as pessoas indicassem que estavam gritando. Outro exemplo de convenção criada na época foi o uso de asteriscos para indicar que determinado termo estava recebendo o *destaque* que lhe era necessário.
Olá mortais,
Eu estava lendo uma matéria no tecmundo sobre a tecla caps lock,
a tecla mais
Bom,vamos lá.
É questão de etiqueta:
todos que costumam utilizar a internet com frequência sabem que ESCREVER TUDO EM CAPS LOCK não é algo desejável na maioria das situações. Além de passar a sensação de que a pessoa que empregou o recurso está gritando, o uso de letras com o mesmo tamanho torna muito mais difícil a leitura de um texto.
Porém, a tecla que virou sinônimo de falta de educação e ódio não nasceu com o objetivo de provocar esse tipo de sentimento. O recurso, que teve sua origem nas velhas máquinas de datilografia, visava simplesmente ajudar a redigir textos que necessitavam de algum tipo de ênfase, em uma época em que não existia o negrito e o itálico.
Origem da tecla
Quando foi criado, o Caps Locks nem sequer tinha o nome pelo qual ficou conhecido, sendo chamado de Shift Lock na época. Lançada em 1914, a máquina de escrever ''Remington Junior'' foi uma das primeiras a incorporar o recurso, que tinha o objetivo de facilitar a digitação de letras maiúsculas.
(Fonte da imagem: Reprodução/Typewriter.be)
A primeira máquina a contar com a opção foi o Datapoint 2200, lançado em 1970, que logo foi seguido pelo Xerox Alto — disponibilizado em 1973, o aparelho é considerado por muitos como o primeiro computador com características realmente pessoais. No entanto, o estabelecimento do Caps Lock como um padrão só ocorreu em 1984 com a chegada do IBM Model M, que determinou o layout usado pela maioria das máquinas até hoje.
Imagens:
datapoint 2200
(Fonte: google imagens)
Xerox alto
Os primeiros sinais do ódio
A origem do ódio que há atualmente contra o Caps Lock pode ser encontrada na Usenet,
durante o período em que a internet como a conhecemos ainda dava os primeiros passos.
Nessa época, a grande maioria das comunicações era feita essencialmente através de textos publicados em quadros de mensagens, e as opções de formatação não eram tão vastas quanto as disponíveis atualmente.
(Fonte da imagem: Reprodução/Yahoo! News)
Essa situação fez com que o uso exclusivo de letras maiúscula passasse a servir como uma ferramenta para que as pessoas indicassem que estavam gritando. Outro exemplo de convenção criada na época foi o uso de asteriscos para indicar que determinado termo estava recebendo o *destaque* que lhe era necessário.
Desde esse momento inicial começaram a surgir pessoas que, alheias ao real propósito do recurso que tinham em mãos, iniciaram os primeiros abusos. Conforme a rede mundial de computadores foi se tornando popular, o número de casos cresceu em ritmo alarmante, especialmente entre pessoas que não entendem o real propósito da tecla Caps Lock e acham que palavras digitadas em letras maiúsculas facilitam a visualização das palavras.
Movimentos anti-Caps Lock
Em resposta ao uso excessivo do Caps Lock, surgiram pela rede diversos movimentos que apoiam a sua total eliminação de qualquer espécie . A esperança é a de que, caso as pessoas não tenham acesso à tecla, simplesmente vão deixar de escrever mensagens de uma maneira que agride a visão.
Minha mensagem:
Para você que usa caps lock loucamente na shoutbox da craftlandia e em outros sites,
pense duas vezes antes de usar o caps para coisas desnecessárias como:
''OLHEM MEU TÓPICO''
''ALGUÉM ME AJUDA''
''FUI ROUBADO''
''[background=rgb(24, 24, 24)]TAL TIME GANHOOOOOOOOOOOOOOOOOOU[/background]''
[background=rgb(24, 24, 24)]''ALGUM DESIGNER CRIA UM SET PRA MIN JÁ ENVIEI O TOPICO''[/background]
Então, na craftlandia tanto como em títulos de tópicos como na shoutbox,
deixe para os membros da staff anunciar algo importante em caps lock.
Já em outros lugares, use o caps lock com moderação ^^.
Fontes: anticAPSLOCK, CAPSoff.org, Mashable, Daily Finance
P.S! Creditos ao tecmundo, eu só troquei algumas palavras e coloquei mais imagens.
Atenciosamente,
TlighTBR