MATÉRIA Saudades dos Jogos Flash?

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Registrar agora!
Entrou
Out 29, 2017
Pontuação de reação
3,573
Cubos
561
AOLSvqd.png

Adobe Flash
Foi uma plataforma criada inicialmente como um software voltado para animações vetoriais, ele rapidamente se tornou uma ferramenta essencial para desenvolvedores e designers, permitindo a criação de experiências ricas e dinâmicas diretamente nos navegadores. Seu diferencial estava na capacidade de rodar conteúdos interativos sem necessidade de instalação adicional além do próprio plugin, tornando-se um dos pilares da internet pelo seu fácil acesso, afinal, de graça até injeção na testa, e nos primórdios onde possuir Windows 7 era luxo, pessoas com versões anteriores mereciam usufruir da internet da mesma maneira, o tempo só estava começando a correr para nós.

Uma das maiores contribuições do Flash foi na área dos jogos online. Afinal, qualquer pessoa com conexão à internet, poderia aproveitar. Isso resultou em uma explosão de jogos gratuitos hospedados em sites como Miniclip, Newgrounds, Armor Games e Kongregate. Milhares de crianças e adolescentes passaram horas explorando essas plataformas, conhecendo títulos icônicos que se tornaram parte da cultura digital da época.

cdQI2oI.png

Uma era onde não se precisava de consoles ou computadores poderosos, apenas de um navegador e dificilmente do plugin do Flash instalado. Apesar de sua popularidade, o Flash começou a enfrentar problemas conforme os tempos passavam. A chegada do HTML5, oferecendo desempenho superior e maior segurança, começou a torná-lo obsoleto. Além disso, o Flash foi alvo de inúmeras críticas por falhas de segurança e pelo alto consumo de recursos, o que o tornava inviável para dispositivos móveis.

cdQI2oI.png

Mais tarde, com a Apple de não oferecer suporte ao Flash no iPhone e iPad, sua influência foi reduzida drasticamente, e aos poucos perdendo sua força, fomos crescendo, e com os avanços e outras formas de poder se entreter, a Adobe Flash, foi ficando esquecida, jogos, sites, foram se tornando campo deserto, você estar dentro do Friv, mesmo que jogando sozinho, era consumido pela sensação de que nada mais, além de possivelmente você estava dentro.

Então, em 2017, a Adobe anunciou oficialmente que descontinuaria a plataforma, um baque para a comunidade, e foi iniciado uma corrida contra o tempo, visitando resquícios, métodos, formas para se salvar do endgame que se aproximava, até então somente na data: 31 de dezembro de 2020, o suporte foi encerrado definitivamente. Com isso, muitos jogos e animações foram perdidos, mas mesmo assim, existe uma parcela da comunidade que correu para manter lembranças, memorias, tudo que podia para salvar o que já foi de forma significativa, um lugar para trazer aquela sensação de nostalgia, tranquilidade, onde não existia nenhuma preocupação, apenas em que o tempo passasse devagar.

cdQI2oI.png

MG9ot5u.png

Flashpoint
Se o futuro estava pronto para seguir sem o Flash, a comunidade não estava. Cada arquivo resgatado era mais do que apenas um projeto ou rascunho, era uma memória, um fragmento de alguém que, em algum momento, sentiu alegria em meio a gráficos simplórios e mecânicas rudimentares.
E então, quando as luzes se apagaram e o silêncio tomou conta dos corredores digitais, surgiu um farol na escuridão. Flashpoint não era apenas um projeto, era um refúgio, um memorial construído com suor e determinação, como se tivéssemos nos recusado a crescer. Imagine voltar àquele antigo lugar que você sempre, frequentemente, estava, mas ao entrar. Aquele burburinho que era presente, se calou, tudo aquilo que um dia foi projetada para sua felicidade se torna, em sua mente, como ecos de um tempo inalcançável.

Como se um lobby ainda vazio, lhe entregasse uma esperança como "Eu não estou sozinho"...

cdQI2oI.png

cdQI2oI.png

O projeto nasceu na ideia de preservar.

Hoje, Flashpoint é um portal para o passado. Quem entra ali não busca gráficos de última geração, não espera conectividade online, nem mesmo inovação. O que se busca ali é o sentimento. A nostalgia de passar por cada jogo e se imaginar novamente, mais novo quando, há uma década, fazia as tardes passarem voando, o instante em que tudo volta a ser como era antes.

Sabemos que não podemos morar lá para sempre…

Podemos visitar, podemos relembrar, mas o tempo continua sua corrida. O Flash se foi, assim como a infância, e tudo que nos resta é carregar um pedaço dela conosco, sabendo que, em algum canto da internet, um memorial ainda resiste, como um último farol iluminando as memórias de uma geração.

E nunca, de forma alguma, devemos mexer em nossas lembranças que tanto amamos, uma vez que retornamos para um lugar com tanto apego as lembranças, podemos se frustrar com as mudanças e diferenças que o tempo possa nos proporcionar…

Os resquícios que possuímos desses momentos são o motivo de sermos tão apegados a elas, não estrague tudo querendo reviver, e se decepcionar com suas expectativas.

Eu sou a Zack cause Caos, Final Boss da Gamer,
e muito obrigada por ler minha matéria.

cdQI2oI.png

jwI4nzH.png

Ótima matéria! Que sdds dessa época, até hj tento procurar uns arquivos .swf pra rodar aqui. Tem até uns jogos que eu morro de vontade de jogar novamente, mas infelizmente não lembro o nome.

Vou deixar os jogões em flash que marcaram minha infância aqui embaixo:

newcplogin1.png
Transformice_cover.jpg
maxresdefault.jpg

Ótima matéria! Que sdds dessa época, até hj tento procurar uns arquivos .swf pra rodar aqui. Tem até uns jogos que eu morro de vontade de jogar novamente, mas infelizmente não lembro o nome.

Vou deixar os jogões em flash que marcaram minha infância aqui embaixo:

newcplogin1.png
Transformice_cover.jpg
maxresdefault.jpg
Caramba eu lembro muito bem desses 3, e ainda tenho minha conta do transformice

ótima matéria e linda assinatura.

não conhecia o flashpoint, vou jogar sonic flash agora mesmo

valeu bobalhona

esse era o trem que aparecia pra instalar na minha tela pra eu poder jogar meus joguinhos???

lindo topico zack!

ótima matéria e linda assinatura.

não conhecia o flashpoint, vou jogar sonic flash agora mesmo
Eu sei paizão, sou foda pra k7
esse era o trem que aparecia pra instalar na minha tela pra eu poder jogar meus joguinhos???

lindo topico zack!
Noo essa era a versão Ruffle embutida nos navegadores, uma versão ""lite"" com menos desempenho
Tinha uns jogos de corrida bem legais nesse site, sdds
Eram otimos jogos passava altas tardes jogando

Usuários que estão visualizando este tópico

Voltar