1. Justificativa Econômica: Inflação e Poder de Compra Desde 2013, o Brasil passou por diversas mudanças econômicas e uma inflação acumulada significativa. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador da inflação no Brasil, a inflação acumulada de 2013 até 2024 foi de aproximadamente 91,2%. Isso significa que algo que custava R$ 33 em 2013 teria hoje um valor de cerca de R$ 63,22 apenas para manter o mesmo poder de compra. Apesar disso, o preço do VIP no servidor manteve-se estático, desconsiderando a valorização do dinheiro ao longo do tempo. 2. Renda per capita e condições econômicas Em 2013, o Brasil vivia um período de maior estabilidade econômica, com a renda per capita na faixa de US$ 12.300 anuais (dados do Banco Mundial). Em 2023, a renda per capita brasileira foi de US$ 9.900, refletindo os impactos de crises econômicas, políticas e sanitárias (como a pandemia de COVID-19). Apesar da queda, o consumo digital e o mercado de entretenimento online cresceram substancialmente. No contexto atual, muitas pessoas investem em entretenimento digital (como Minecraft e outros jogos) como parte de suas atividades de lazer, justificando um reajuste no preço do VIP para cobrir os custos e a inflação acumulada. 3. Custos Operacionais Desde 2013, os custos para manter um servidor de Minecraft aumentaram devido a fatores como: Alta do dólar: Em 2013, o dólar estava na média de R$ 2,20; hoje, está na faixa de R$ 4,80 - R$ 5,10. Isso impacta diretamente o preço de serviços de hospedagem, licenças e plugins. Aumento no custo de energia: A energia elétrica no Brasil também sofreu reajustes significativos, especialmente com as crises hídricas, impactando os custos de operação. Crescimento da comunidade: Mais jogadores requerem maior capacidade de servidores, demandando upgrades tecnológicos e maior investimento. 4. Contexto Geopolítico Desde 2013, o Brasil enfrentou: Crises políticas e econômicas (2014-2016, com o impeachment de Dilma Rousseff). Recessões econômicas (2015 e 2016, com quedas de PIB superiores a 3% em cada ano). Pandemia de COVID-19, que impactou severamente a economia global e local. Apesar disso, o mercado de entretenimento online cresceu, com destaque para servidores de jogos como Minecraft, que continuam sendo uma forma popular de lazer e interação. 5. Proposta de Reajuste Considerando a inflação acumulada e o aumento dos custos operacionais, o preço ideal do VIP seria R$ 63,22. No entanto, visando manter a acessibilidade e atratividade para os jogadores, propõe-se um reajuste moderado de R$ 33 para R$ 40. Esse aumento representa um reajuste de apenas 21,2%, muito inferior à inflação acumulada de 91,2%, demonstrando o compromisso em manter o VIP acessível. 6. Comunicação Transparente Para implementar o aumento, é essencial comunicar os motivos aos jogadores de forma clara e empática: Explique que o valor do VIP permaneceu congelado por mais de 10 anos, mesmo com o aumento de custos operacionais e da inflação. Ressalte que o reajuste permitirá melhorias no servidor, como estabilidade, novos recursos e uma melhor experiência para os jogadores. Mostre que o reajuste ainda é menor do que o necessário para compensar a inflação, reforçando o cuidado em equilibrar os custos com a acessibilidade. 7. Alta Demanda e Benefícios Exclusivos Outro fator determinante para o reajuste é a alta demanda de compras de VIPs por jogadores frequentes e engajados. Este comportamento demonstra a valorização do sistema VIP e a necessidade de adaptar os preços para que esses jogadores altamente engajados sejam ainda mais beneficiados. Com o reajuste, será possível proporcionar vantagens mais robustas e exclusivas, garantindo que esses jogadores obtenham ainda mais benefícios em relação ao investimento. Por que o aumento é justo? O jogador que adquire VIPs em maior volume será proporcionalmente mais beneficiado com as vantagens exclusivas que o servidor pode oferecer. Este aumento permitirá ao servidor oferecer maior suporte, mais atualizações e uma experiência ainda melhor para todos.
as pessoas custam paga 20 reais num jogo indie, a sua ideia é aumentar o vip? bagulho é 33 conto já, ta passando é de bom. tem nego que coloca todo mês é 8 vip pras mil fake, já da pra paga as contas do d4nde
Discordo totalmente. O pessoal se propõe a gastar uma grande quantidade de grana. Irmão, 33 reais é muito barato num vip. Por isso o pessoal chega gastando 5000, 6000. Porra, entendo totalmente seu lado, mas ta absurdo a vantagem que esse pessoal tem em relação a jogadores que não podem gastar esse valor. E a mudança seria muito baixa, até por que, 7 reais hoje em dia não é absolutamente nada.
Pedi ao gpt para adaptar uma forma formal, mas foi tudo pensado e escrito por mim. Demorei à vera para conseguir pensar. Sei que talvez não concordará, mas pense kangaro, a mais de 12 anos o preço do vip é o mesmo. Cara, surreal!
Rapaziada, além do mais, o custo de antihack está muito alto e deve-se aumentar ainda mais devido às melhorias propostas pelos diretores. E como todos sabemos, possivelmente, hoje, o anti-hack é o maior problema da Craftlandia. Então, para uma melhora significativa e sincera, os jogadores precisam se prontificar à ajudar o Servidor.
a volta dos não vip no gladiador baseado na correção monetária de inflação, acredito que de 50 a 60 reais seria o valor correto se quiser ter o mesmo poder de compra de 30 reais em 2013, caso seja feita uma postagem no fórum pelo diretor Anderson Paulo da Silva Júnior, indicando um aumento de valor que possa acarretar em benefícios gerais ao servidor que possam ser visualizados em um curto e médio prazo, e também mudando os itens adicionados ao sistema de /kit vip e na ativação do vip, creio que possa ser um bom ponto a se pensar Penso em duas formas de poder agregar valor: VIP Inicial (R$30,00): Mesmos benefícios VIP Premium (R$50,00): Mais slots de /bai (exceto para pvp) Diferenciais exclusivos dos itens na ativação do vip Mais itens no /kit vip Aumento de valor recebido ao ativar Retornar ao último local de morte em no máximo 3 minutos de tempo com um delay de 15s (inclui gladiador) Modelos Crescentes de VIP (VIP 1, VIP 2, VIP 3) Vip 1 R$ 35,00 Vip 2 R$ 45,00 Vip 3 R$ 55,00
Gostei da sua idéia, todavia, acho ela desbalanceada. O jogador que tem mais dinheiro terá MUITA VANTAGEM acima. Acho que deixaria ainda mais desbalanceado a diferença de players. Com certeza, se o servidor não fosse um survival, e sim um rankup, factions, seria uma idéia fantástica
tinha é que diminuir o preço kk, pelo menos as vantagens do vip, e os itens que vem na ativação compra com gemas.