[Notỉcia] Cientistas vão perfurar falha geológica

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Registrar agora!
  • PROMOÇÃO DE NATAL NO AR

Status
Não está aberto para novas respostas.
Entrou
Nov 8, 2012
Pontuação de reação
1,003
Cubos
0
cEi85gP.png

Na Nova Zelândia, existe uma ilha chamada Te Waipounamu, ou Ilha do Sul, uma das duas maiores ilhas que formam o território neozelandês, que se encontra sobre uma das falhas geológicas mais ativas do mundo, responsável por incontáveis terremotos, alguns deles devastadores.

Chamada Falha Alpina, ela atravessa toda a extensão do território da ilha e marca o limite entre a placa indo-australiana e a do Pacífico, duas enormes placas tectônicas que “deslizam” lado a lado. No entanto, a cada 330 anos, em média, essa falha provoca terremotos que podem ultrapassar 8 graus de magnitude, e o último deles aconteceu em 1717, ou seja, há 297 anos. Isso significa que existe uma chance de 28% de que um grande sismo ocorra nos próximos 50 anos.

13141110207477.jpg

Com o objetivo de tentar obter sinais de alerta antes que um grande terremoto sacuda a ilha, uma equipe internacional de pesquisadores decidiu perfurar a falha para descobrir o que tem lá em baixo. O furo em questão terá 1,3 quilômetros de profundidade e 10 centímetros de diâmetro, e através dele os cientistas vão utilizar uma série de equipamentos.

A intenção é a de chegar até ao local onde as duas placas se encontram, e fazer medições de pressão e temperatura, coletar amostras de rochas e capturar imagens e sons da atividade da falha, tudo isso antes que ela libere o já esperado terremoto. A perfuração será realizada próximo a Whataroa, uma cidadezinha localizada ao norte do Glaciar Franz Josef, e a estimativa é de que os pesquisadores levem 2 meses para completá-lo.

A Falha Alpina foi escolhida graças ao seu tamanho, alto ritmo de movimento, acessibilidade e grande atividade sísmica.

Supostamente, se essa experiência der certo, pesquisadores de todo o mundo começarão a praticar esse novo modo de estudar as placas tectônicas, em diferentes lugares do planeta.

E ai? Você acha que essa experiência vai dar certo?

Boa matéria :P

Cara sla, acho que não vai funcionar n '-'

Boa matéria :D
Acho q broca tem q ser resistente pra perfurar td isso .-.

veio esses cientistas tem fogo no toba so pode vai da merda deixa o bagui queto la e pronto que povo inútil

UFC5 disse:

Valeu totoso =) Eu também acho que não vai dar muito certo...

zMutico disse:
lol so ver oq vai acontecer
Só esperar =P

JooH disse:
Gostei também...

BHBC disse:
Boa matéria :D
Acho q broca tem q ser resistente pra perfurar td isso .-.
Vlw, pelo menos isto =)

Chozas disse:
agora fiquei curioso
Só esperar para ver no que vai dar =3

OneEyed disse:
veio esses cientistas tem fogo no toba so pode vai da merda deixa o bagui queto la e pronto que povo inútil
Hueueheuehuehe

Man vai da merda.. se eles erra 0,01% do projeto aquele pais ou cidade já era...

Atom disse:

Valeu, também acho que não.

RexagonBR disse:
Man vai da merda.. se eles erra 0,01% do projeto aquele pais ou cidade já era...
Não acho que se eles falharem vai dar merda, o máximo que pode acontecer é dar errado, um buraco a mais não faz tanta diferença.

McLuki disse:
Boa notícia!
Valeu <3

zDoNaTeLLo disse:
Boa Noticia :P

Thanks

Status
Não está aberto para novas respostas.

Usuários que estão visualizando este tópico

Voltar