Melhorando REALMENTE o desempenho de seu PC/Mine

Discussão em 'Tutoriais do Jogo' iniciado por iTreaK, 18 Junho 2019.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. iTreaK

    iTreaK Bom
    VIP

    Afiliado:
    7 Dezembro 2013
    Mensagens:
    362
    Curtidas Recebidas:
    162
    Curtiu:
    88
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Desenvolvedor
    Localização:
    Florianópoli...
    Cubos:
    425.00
    Nick:
    treak
    Clan:
    -
    Discord:
    itreak
    Melhorando REALMENTE o desempenho de seu computador e Minecraft

    Esse tutorial pode ficar um pouco grande, vou tentar resumir o máximo para deixar tudo um pouco mais "clean" e de fácil entendimento para todos, até os cubeiros... Será separado por componente do PC e no final deixarei umas dicas..

    Processador:
    O processador é um dos componentes mais importantes e complexos da sua máquina, porém para ter um bom aproveitamento do mesmo não é necessário ser nenhum guru dos hardware.. Simplesmente, tente desativar programas que você permitiu iniciar junto com o Windows e que hoje não tem sentido nenhum deixa-lo iniciando juntamente com seu computador.

    Basta apertar a tecla "Windows" + a letra "R", abrirá uma caixa onde você digitará "msconfig" depois clique em "OK", abrirá esta janela:

    [​IMG]

    Clique em Inicialização de Programas, e desmarque os programas que você não deseja que inicie com o Windows, NÃO desmarque programas com o nome "NVIDIA", "VIA", "REALTEK", são componentes de drivers, controladores de som e adaptadores de vídeo, o resto como a maioria que curte baixar jogos/filmes piratas deixam o utorrent iniciando com o Windows e mal sabe que ele ocupa um espaço considerável para a memória de um computador modesto e que consome internet mesmo quando não está baixando nenhum arquivo então recomendo desativar, logo após desmarcar tudo ficará assim (não tem muitos no meu é porque acabei de formatar o PC):

    [​IMG]

    Agora clique em Aplicar e não precisa reiniciar o PC, faremos isso mais tarde..


    Um método de adquirir desempenho para o processador é o overclock, porém infelizmente não poderei ensinar passo a passo de como fazer, pois o overclock só pode ser feito pela BIOS da placa-mãe e nem todas placas-mãe tem suporte a overclock e vira aquela dor de cabeça, porém, posso dar algumas que com certeza ficará bem mais fáceis de entender depois que você pesquisar feito burro "como fazer overclock no processador tal-tal" pode parecer um pouco técnica ai vai:

    PROSSIGA COM CUIDADO AO FAZER OVERCLOCK VOCÊ PODE PERDER A GARANTIA DE SEU COMPONENTE !

    1° Nunca exagere no clock do seu processador, procure vídeos, testes realizados no mesmo processador onde apontem estabilidade.

    2° Mesmo com diversos testes, podem não funcionar contigo, é o famoso "chip abençoado" onde alguns chips de processador aguentam um pouco mais de overclock outros não, mesmo sendo do mesmo modelo...

    3° Por isso é importante testar, tente aumentar o multiplicador de pouco a pouco até da tela azul, isso significa o limite..

    4° Monitore a temperatura e principalmente a voltagem, alguns modelos de placa-mãe aumentam a voltagem de acordo com o multiplicador, ou seja fique atento e nunca deixe passar de 80°C Graus e 1.5v (1,500Volts)

    5° Caso tenha instabilidades tente diminuir um pouco da frequência da memória

    6° Tenha um bom ambiente de refrigeração, com Cooler apropriado e Fans por todo gabinete, isso lhe possibilitará fazer overclocks bem sucedidos...

    7° Esteja sempre ciente que overclock mal feito pode danificar o seu componente ou diminuir sua vida útil

    Dicas finais:

    O processador não há muito o que fazer com ele, mesmo com o famoso overclock não terá milagres se seu computador for extramente ruim, cuidado com programas que prometem, "criar mais núcleos", "liberar núcleos", "aumentar 10000% o desempenho do processador". Não adianta ficar apagando serviços do Windows para deixa-lo "folgado" como dizem muitos por ai, pois simplesmente o Windows lhe dá muito bem com eles, pode ver que em meio de dezenas de processos ativos no gerenciador de tarefas a maioria deles ficam com 0% ou 0,1% de uso de CPU e somente são usados quando necessário. O processador não lhe dará muitos FPS, e sim estabilidade para seus FPS não ficarem oscilando DESGRAÇADAMENTE...

    Memória RAM:
    A memória RAM, também é um importantíssimo componente do computador, sem sua velocidade de operação seria impossível trabalhar usando somente a velocidade do HD.. Porém não é só velocidade/frequência que influencia no desempenho, Bom, não mais atualmente... Sua capacidade, a capacidade é importante porém não lhe dará FPS vou explicar porque: Um exemplo mais simples da memória RAM é uma mesa de trabalho.. Você é um processador que precisa fazer seus trabalhos na mesa, quando mais ampla for esta mesa, melhor será sua eficiência, caso a mesa for muito pequena, e você precisa de espaço para mais trabalhos, você teria que tirar um dos seus trabalhos com menos prioridade desta mesa e ir buscar os outros trabalhos em algum lugar distante, isso demandaria tempo.. Ou seja, com pouca capacidade de memória, o Windows teria que ir diretamente acessar os arquivos que você precisa no HD, e como o HD e infinitamente mais lento que a memória RAM, ocorreria travamentos.. Não entendeu? Quer um exemplo prático? Tente rodar GTA V com 2GB de RAM Só isso...

    Para aumentar o desempenho da sua memória RAM, não precisa sair excluindo processos feito louco.. Se você tem 4GB de RAM o Windows se adequará á esta capacidade e otimizando o máximo possível, se tem 2GB de RAM.. Tudo que posso lhe dizer é que você precisa de mais, principalmente com hoje um navegador no youtube consumindo 1GB de memória, imagina isso no facebook... A Memória apesar de ser simples, assim como o processador, não tem muito o que fazer, unica coisa a se fazer é não deixar programas inúteis abertos, e nunca instalar programas free de gerenciamento de memória, sendo que o Windows já faz isso muito bem, quem será melhor em gerenciar a memória do que o próprio sistema operacional? NÃO FIQUE APAGANDO PROCESSOS QUE VOCÊ NÃO CONHEÇA! um memória livre muitas vezes não significa desempenho, lembre-se do conceito de memória RAM!

    HD/SSD:
    Se você tem um SSD pode ir embora, tchau! Zoas algumas dicas podem ser úteis, para o HD não há dica melhor do que mante-lo o livre, isso não significa que você deve comprimi-lo.

    Desfragmentação:

    O HD com o tempo ele vai ficando fragmentado de tando gravar, regravar por cima, com isso arquivos grandes, geralmente jogos são os mais afetados, fazendo assim dar uns lags pois o jogo está procurando determinada, textura, modelo 3D por todo HD... Desfragmentado esses arquivos faz eles ficarem de certa forma "mais próximos" assim deixando o acesso mais dinâmico, eu recomendo o único produto que presta da IObit: Smart Defrag, não precisa nem crackear, poupe os vírus.. O programa funciona da mesma forma sendo pago ou não, logo após desfragmentar com o programa, você poderá dar o tiro de misericórdia nos fragmentos que restam no HD com o próprio Windows:

    Basta clicar no menu iniciar > computador > clique com o botão direito do mouse no disco local que deseja
    desfragmentar > propriedades e abrirá esta janela:

    [​IMG]

    Clique na aba "Ferramentas" e na seção "Desfragmentação" clique em "Desfragmentar agora..." Assim:

    [​IMG]

    Abrirá esta janela:

    [​IMG]

    Selecione o disco que deseja desfragmentar e clique em "Analisar disco", após a análise completa, clique em "Desfragmentar disco".

    Simples não? Agora no caso de SSD tem sim como desfragmenta-los mas somente vale a pena quando estiver lá pros 40% de fragmentação.. Não tem como eu testar porque não tenho SSD..

    Placa de Vídeo:
    Onboard: Placas de vídeo onboard são soldadas na placa-mãe ou no processador, caso você tenha um notebook ou um PC com placa-mãe mini-atx.. Geralmente por está usando parte da frequência do processador e da memória RAM são bem fraquinhas, porém quase nenhuma delas lhe impedirá de jogar um Minecraft.. Há dois tipos de placas de vídeo onboard, as que ficam soldadas na placa-mãe são geralmente da Nvidia, onde basta somente pegar o modelo e entrar no site da nvidia e buscar o driver, no caso das placas de vídeo que ficam soldadas no processador, são da mesma marca do processador, Intel ou AMD, as placas de vídeo integradas aos processadores AMD são chamadas de APU's, e que na minha opinião são bem melhores que as pobres Intel Graphics da Intel obviamente.. É só baixar os drivers no site da fabricante, para ver qual sua placa de vídeo, clique com o botão direito na área de trabalho > Resolução da tela e abrirá esta janela:

    [​IMG]

    No canto inferior a direita clique em "Configurações avançadas" e abrirá a janela com informações da sua placa de vídeo e quando de memória ela possui:

    [​IMG]

    Offboard: Placas de vídeo offboard, são placas de vídeo que se conectam nas portas PCI-Express da placa-mãe, geralmente são placas de melhor desempenho e possuem o próprio Chipset e memória RAM, sem precisar 'pegar emprestado' da RAM principal do computador. É simples, basta saber a fabricante e baixar os drivers, se já tem um driver instalado, não precisa trocar imediatamente, contando que esteja funcionando, não tem problema nenhum em ter um driver não atual.. Minha placa de vídeo é da Nvidia e por ser bem conhecida a marca, acredito que alguns que estiverem lendo também possui a mesma marca... A Nvidia juntamente com o driver, vem um painel de controle para a placa de vídeo, onde você poderá aplicar filtros de melhoria de imagem, ajustar a tela, mudar a resolução e até mesmo criar perfis especialmente para um determinado aplicativo, com isso tudo tem três perfis principais da placa, Qualidade, Balanceado, Desempenho.

    [​IMG]

    Qualidade: Faz a placa de vídeo criar filtros de melhoria de imagem, cores e resolução fazendo o aplicativo terem um visual mais bonito..

    Desempenho: Desativa todos os filtros, força os aplicativos a desativarem também seus filtros, tendo uma leve perca de qualidade de imagem, porém um grande desempenho em certos jogos.

    Balanceado: Não preciso nem falar, cria um equilíbrio entre Qualidade e Desempenho.

    Como fazer: Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho depois em "Painel de Controle da NVIDIA" e abrirá esta janela:

    [​IMG]

    E é só arrastar para o perfil para onde deseja, desempenho obviamente, feito isso já pode fechar a janela, e só volta aqui quando quiser configurar mais um monitor.

    Overclock SOMENTE PLACAS DE VÍDEO OFFBOARD NVIDIA: Perigoso, pode perder a garantia imposta pelo fabricante sobre o componente, porém não tão perigoso quanto um overclock no processador, por esta motivo estarei ensinado a como faze-lo.

    Primeiramente eu começaria recomendando um ótimo programa que além de fazer overclock, também monitora e é capaz de gravar vídeos, porém com uns problemas de desempenho e uso exagerado do processador irei recomendar outro: NvidiaInspector, pode ser um pouco técnico então é melhor ter certeza do que está fazendo e prestar bastante atenção.. Logo após baixar e instalar, execute-o. Nele mostrará todas as informações de sua placa de vídeo NVIDIA, memória de vídeo, clock, clock da memória, CUDA Cores (Mesmo que núcleos) bem interessante, clique em "Sensor Monitoring" para ter detalhes da temperatura e uso da GPU, é importante durante o overclock:

    [​IMG]

    Depois clique no botão inferior á direita da janela "Show Overclocking":

    [​IMG]

    Em "Base Clock Offset" vai depender de cada placa de vídeo, vá tentando adicionar de +10 em +10, até conseguir o desempenho desejado, porém SEMPRE DE OLHO NA TEMPERATURA, recomendo que não passe de +200MHz ou 100°C se até ai não deu uma melhorada, sinto muito mas não vai conseguir mais desempenho nessa placa de vídeo.. Na minha Nvidia GeForce GT 710 consegui no máximo +400MHz isso porque gambiarrei um Cooler nela porém em jogos mais pesados da tela azul [​IMG] então reduzi para 350MHz e está estável...

    Em "Memory Clock Offset", você vai conseguir "overclockar" a memória de vídeo, recomendo que não passe de 100MHz.

    Em "Voltage Offset" FICA LONGE DISSO AI!

    Logo após ter feito as alterações, clique em "Apply Clocks & Voltage"

    [​IMG]

    (Não me copie, isso terá é de cada placa de vídeo!)

    Bem, agora que você aprendeu a fazer overclock na placa de vídeo, tenho que deixar umas finalizações:

    1° Cuidado, falo de novo, você pode perder a garantia do seu componente, eu só fiz overclock na minha pois eu perdi a nota fiscal hehe..

    2° Vendo que você não adquiriu o desempenho esperado, não force mais do que o chip suporta, deu tela azul ACABOU é o limite, veja testes antes de aplicar qualquer overclock, há milhares pela internet á fora, melhor ter uma placa de vídeo com baixo desempenho do que não ter uma!

    3° Não fique fazendo overclock toda hora, isto é: ao iniciar o Windows ou até pra jogar um joguinho leve.

    4° Não toque na voltagem, isso é só para quem tem um conhecimento muito além do overclock e de todos os componentes do computador...

    5° Você pode criar atalhos para não ficar toda hora abrindo o programa.. Basta fazer seu overclock e clicar em "Create clock Shortcut" e será criado um atalho na sua área de trabalho, basta renomear do jeito que quiser, tente!:

    [​IMG]

    Sistema Operacional:
    Windows, qual você usa? você realmente acha que a versão do seu Windows lhe agrada em aspectos de desempenho? Porque você usa esta versão? Porque tudo mundo está usando? O Seu Windows é a versão para PC GAMER? Isso realmente existe? Jean Wyllys é gay? o que?

    Tantas perguntas, cujo poderei ajudar você a me dar as respostas, mas antes não tenho tanto conhecimento de Windows quanto tenho de hardware, isso talvez fará eu falar umas besteiras, porém é importante compartilhar meu conhecimento.

    Isso dependerá do hardware que você está usando, vamos fazer alguns exemplos:

    Processador: Dual-Core 2,80GHz (Antigo) (Qualquer marca, sem entrar em detalhes)

    Memória RAM: 2GB DDR3

    HD 500GB 7200rpm

    Placa de vídeo Offboard 512mb 64Bits (Sem detalhes)

    Qual sistema operacional você daria para este modesto PC? Daria um Windows 10 PC GAMER YOUTUBE EDITION? Claro que não! isso nem existe!, o Windows 10 foi feito para computadores atuais, notebooks, ultrabooks de ultima geração, mesmo com todas suas funções de desempenho, é um SO que está em testes, assim como o Windows 7 Starter lá em 2009, cheio de bugs, pra habilitar a transparência da área de trabalho era uma desgraça, alguns anos depois foi se aprimorando, e hoje para uns é o melhor sistema operacional, tanto para computadores fracos, ou fortes.. Windows 10 é um bom SO, porém não para computadores fracos, mesmo com suas tweaks de gerenciamento de memória, uso inteligente do uso de CPU e tal. Windows 7 tem isso e faz muito bem, além de ter uma bela compartibilidade com 4GB de RAM, não digo isso de boca pra fora, fiz testes e você também pode fazer e comprovar.. Você consegue notar a diferença até abrindo uma pasta, em jogos aparenta ter um certo ganho de FPS, porém não há muita estabilidade..

    Então para você, que acredita nesse pessoal que fala: "A versão mais leve do Windows 10" "Versão LTSB" você sabe o que é a versão LTSB do Windows 10? Basicamente a versão Windows 7 Starter que não recebe atualização nenhuma..

    Minha sugestão para você que se encaixa no perfil PC Modesto, desinstala esse teu Windows 10 e crie um Dual-Boot com Windows 7 Ultimate ou o Profissional só para comparar, deixa o Windows 10 se atualizando por mais uns anos, ainda não está no ponto (na minha opinião)...

    Bom, este não foi exatamente um tutorial, pois além de ensinar algumas coisas eu as esclareci, para que você entenda e manter distância de "otimizadores de PC"...

    Em breve terá mais alguns tópicos sobre programas específicos e esses "Otimizadores de PC" que eu poderia ter colocado aqui mas não quis porque tô com fome.. até o/
     
    .Carol, l Tiago l e jDozory curtiram isso.
  2. CleytonGamer

    CleytonGamer Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    31 Dezembro 2017
    Mensagens:
    2,658
    Curtidas Recebidas:
    521
    Curtiu:
    298
    Cubos:
    309.00
    Nick:
    Bom tutorial.
     
    jDozory e iTreaK curtiram isso.
  3. Miitico

    Miitico Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    28 Agosto 2017
    Mensagens:
    6,900
    Curtidas Recebidas:
    2,921
    Curtiu:
    2,150
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    24,815.00
    Nick:
    Miitico
    Discord:
    adrianoo#1262
    Ótimo tutorial, parabéns
     
    .Carol, jDozory e iTreaK curtiram isso.
  4. iTreaK

    iTreaK Bom
    VIP

    Afiliado:
    7 Dezembro 2013
    Mensagens:
    362
    Curtidas Recebidas:
    162
    Curtiu:
    88
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Desenvolvedor
    Localização:
    Florianópoli...
    Cubos:
    425.00
    Nick:
    treak
    Clan:
    -
    Discord:
    itreak
    ;)
     
    .Carol curtiu isso.
  5. Cavalcanti

    Cavalcanti Lendário
    VIP

    Afiliado:
    21 Dezembro 2016
    Mensagens:
    11,060
    Curtidas Recebidas:
    4,351
    Curtiu:
    490
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Seu Coração
    Cubos:
    1,810.00
    Nick:
    Cantiz
    Bom tutorial, eu já fiz isso no meu pczin kk esses dias olhei umas 10000 dicas no yt sobre isso kk!
     
    .Carol e jDozory curtiram isso.
  6. zDexterx

    zDexterx Bom
    VIP

    Afiliado:
    23 Julho 2014
    Mensagens:
    470
    Curtidas Recebidas:
    114
    Curtiu:
    39
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    581.00
    Nick:
    CAPITAINNN
    Clan:
    Os Lobos Solitários
    até que enfim um bom tópico sobre isso, parabéns hehe xD
     
    .Carol e iTreaK curtiram isso.
  7. EdGarDoMz

    EdGarDoMz Craftlandiano

    Afiliado:
    19 Janeiro 2018
    Mensagens:
    1,210
    Curtidas Recebidas:
    529
    Curtiu:
    273
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Minecraft
    Localização:
    Escada - PE
    Cubos:
    172.00
    Nick:
    EdGarNLL
    Clan:
    nLL
    curte vou testa
     
    .Carol e iTreaK curtiram isso.
  8. l Tiago l

    l Tiago l Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    10 Outubro 2013
    Mensagens:
    9,282
    Curtidas Recebidas:
    1,864
    Curtiu:
    458
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Florianópoli...
    Cubos:
    98.00
    Nick:
    Tiago_Player
    eita, nice tutorial maluco eh brabo
     
    .Carol e iTreaK curtiram isso.
  9. Celeste

    Celeste Bom

    Afiliado:
    13 Abril 2019
    Mensagens:
    325
    Curtidas Recebidas:
    136
    Curtiu:
    110
    Cubos:
    938.00
    Nick:
    Celeste
    Ótimo tutorial, parabéns! Mas o melhor mesmo é deixar o PC em paz e ir fuçar nas configurações do próprio jogo :p
     
    .Carol curtiu isso.
  10. iTreaK

    iTreaK Bom
    VIP

    Afiliado:
    7 Dezembro 2013
    Mensagens:
    362
    Curtidas Recebidas:
    162
    Curtiu:
    88
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Desenvolvedor
    Localização:
    Florianópoli...
    Cubos:
    425.00
    Nick:
    treak
    Clan:
    -
    Discord:
    itreak
    a intenção é facilitar :rolleyes:
    pois, valeu xd
    pode testar que ta safe
    bixão mesmo
    sem dúvidas, mais pra frente crio um tópico explicando as opções
     
    .Carol curtiu isso.
  11. .Carol

    .Carol Topper
    VIP

    Afiliado:
    20 Dezembro 2012
    Mensagens:
    12,049
    Curtidas Recebidas:
    10,696
    Curtiu:
    50,431
    Sexo:
    Feminino
    Cubos:
    2,638.00
    Nick:
    .
    Ótimas dicas buzz \o vai melhorar muito, vlw msm
     
    iTreaK curtiu isso.
  12. ySn0w_

    ySn0w_ Excelente

    Afiliado:
    17 Setembro 2018
    Mensagens:
    802
    Curtidas Recebidas:
    492
    Curtiu:
    1,705
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    494.00
    Nick:
    ySn0w_
    Dps vou testar aq no pc da xuxa
     
  13. DET0NA

    DET0NA Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    24 Junho 2015
    Mensagens:
    20,685
    Curtidas Recebidas:
    3,020
    Curtiu:
    2,321
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    DET0NADUS
    Cubos:
    185.00
    Nick:
    DET0NA
    Clan:
    DTN
    Nicely tutorial!
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.