Alou meus consagrados, turu bom? Hoje venho com um aplicativo que eu gosto muito de usar para criar uns joguinhos para mim mesma, RPG Maker. A RPG Maker é um conjunto de engines para criar um jogo, em um total de 9 programas utilizados atualmente: - RPG Maker MV -RPG Maker VX Ace - RPG Maker VX - RPG Maker XP - RPG Maker 2003 - GG Maker - IG Maker - Manga Maker - Game Character HUB Ela foi lançada na internet em 1997 e utilizada por várias pessoas com o intuito de fazer seu próprio game. Foi criada pela empresa ASCII e atualmente continuada pela empresa Enterbrain. Foi lançada para diversas plataformas, como PC, PS1 (isso mesmo, playstation 1) a 4, Xbox One e Nintendo Switch. Spoiler Na tela inicial no programa, ele disponibiliza alguns recursos básicos para customizar seu próprio mapa. As opções são muitas e mais: ele deixa um espaço para que você ponha mais recursos para seu jogo. Você também pode mudar as características de seu(s) personagem(ns). No RPG Maker MV tem a opção para mexer no estilo do personagem. Nos outros, é indicado o Game Character HUB, feito pela mesma empresa. Spoiler Na parte de eventos (falas, teletranporte, abrir/ fechar, etc.) é necessário um pouco de atenção. Ao abrir a tela de eventos, você poderá editá-los. Para um game simples, as opções que são dadas pelo aplicativo são o suficiente. Caso seu jogo seja algo mais "complexo", ou melhor dizendo, completo, com uma grande história e com diferentes efeitos, você precisará de um conhecimento "básico para avançado" sobre a linguagem Ruby ou sobre os Javascripts (apenas há no RPG Maker MV). Spoiler Para aqueles que não gostam de customizar mapas, também há mapas pré-definidos. Existem inúmeros mapas, assim como dungeons. As versões mais usadas são a VX Ace e MV, por serem as mais recentes. Há poucas diferenças entre essas duas, como os gráficos dos recursos. Infelizmente poucas pessoas dão continuidade a seus jogos, por ser algo demorado e 1 erro estraga "tudo". O programa é pago, mas há suas versões crackeadas ("gratuitas") pela internet. Caso baixe as versões crackeadas, não venda seu game. CUIDADO COM O QUE BAIXA. Curiosidade: O RPG Maker 2000 foi traduzido ilegalmente por um russo denominado por Don Miguel, que trabalhava na tradução de todos os programas dessa franquia. Esse foi um primeiro passo para a distribuição ilegal do RPG Maker. E foi isso, meus consagrados, espero que tenham gostado e amo vocês S2 By: Likenovideo_1 Glória à Arstotzka! Fontes: 1 | 2 Banners e linhas: @Rainhah