![[IMG]](http://imgim.com/7488incif5724345.gif)
Ooi, tudo bom? Espero que sim.
Conheça Rainy Day..um jogo sobre ansiedade e depressão.
![[IMG]](https://i.imgur.com/J0DpBOT.gif)
Você sabe como é a rotina de alguém que sofre de depressão? Não é nada legal, nem um pouco. Rainy Day é um game que foi desenvolvido com a finalidade de mostrar ao público como vive uma pessoa que sofre disso. Conheça esse título.
![[IMG]](https://i.imgur.com/OakqO8n.gif)
Pare um pouco, e imagine que está em um daqueles dias chuvosos e escuros, onde parece que o mundo todo ficou em preto e branco..nublado, onde só o som das gotas da chuva são perceptíveis. Nesses dias a preguiça é tanta que nós sequer queremos sair da cama. Mas temos nossos compromissos, escola, trabalho ou cursos esperam nossa presença. Então o que você faria?
Hoje está chovendo.
• Acho que vou ficar em casa..
• Vou para o trabalho/escola
• E daí?
Uma pergunta simples, não? Mas acredite, em dias chuvosos assim quem sofre de depressão e ansiedade vira alvo de tormento. E é pensando nisso que Thais Weiller, uma designer de games e uma das fundadoras da JoyMasher (empresa) escolheu esse tema como cenário principal do projeto (por isso o nome, ''Rainy Day''). O objetivo do título é mostrar ao povo como a depressão pode ser terrível, e consegue impedir a vítima de ter uma vida feliz.
![[IMG]](https://i.imgur.com/nHiPolE.jpg)
Rainy Day foi lançado em 2016, ano passado. Em uma entrevista feita com a criadora, Thais diz que a ideia de desenvolver o jogo veio de acontecimentos que ela mesmo vivenciou. Em 2015 a mesma estava bastante deprimida e ansiosa, pois não estava se dedicando ao máximo no trabalho que sempre amou, como Designer de Games. Como ela fazia o papel de ''líder'' em sua equipe, apenas dava apoio e conforto para que os demais Designers pudessem trabalhar de forma criativa.
Ela sentia que de alguma forma estava limitada no assunto, sentia falta de expor suas ideias e criatividades.
E foi aí que Thais pensou:
''Por que não posso eu mesma criar um jogo? E por que não falar sobre o que estou passando?''
![[IMG]](https://i.imgur.com/0CsJAK3.jpg)
Desenvolver o game foi tão terapêutico à Thais que no meio do projeto ela já se sentia melhor, pois estava conseguindo expor o que sentia, e segundo a mesma ela quase desistiu de continuar com o título mas a motivação de pessoas próximas fizeram com que Rainy Day fosse finalizado, e melhor ainda; lançado ao público.
De acordo com Thais, ela não tirou inspiração para o jogo apenas de sua rotina. Mas também da rotina de amigos e pessoas com quem ela conversava, já que a mesma amava falar com as pessoas sobre seus problemas e coisas da vida. Em certa ocasião do jogo é possível ver o personagem com as mãos tremendo, isso é uma das coisas que um dos amigos da criadora sofria por conta da ansiedade. Sentir-se pior do que todos os outros ou horrível após perder em algum jogo, menosprezar-se, ou o contrário, sentir-se incrível depois de uma pequena vitória. Tudo isso veio de momentos terríveis que pessoas próximas de Thais passavam. Ela usou tudo como inspiração e os expressou através de um jogo.
Rainy Day fez pessoas que sofriam da ''doença'' compreenderem mais seu problema. Outras disseram que se identificaram tanto que acabaram ficando mais deprimidas, mas a grande minoria.
Enfim, a temática do jogo é bem delicada e interessante. Existem poucas informações sobre o mesmo, vejam uma gameplay:
https://www.youtube.com/watch?v=70nDV4uA1nc
recomendo abaixar o volume. Não achei um vídeo melhor. ;-;
![[IMG]](https://i.imgur.com/J0DpBOT.gif)
E aí, o que achou? Finalizamos por aqui e até mais!
Fonte(s):
![[IMG]](https://i.imgur.com/CnpcMo5.png)