![[IMG]](http://i.imgur.com/nFjOWJ0.png)
[hr]
Que GTA é uma franquia polêmica ninguém pode negar, mas algumas vezes a franquia se mete em problemas bem mais sérios, vamos falar de quatro casos em que a franquia GTA teve dor de cabeça.
![[IMG]](http://i.imgur.com/VqgUTF1.png)
[hr]
Lançada em 1997, a franquia está completando 20 anos, e durante esses 20 anos, todos os jogos lançados, sem exceção, tiveram algum tipo de problema com organizações, grupos ou pessoas que se sentiram lesadas por algo presente no game.
Dentre tantas polêmicas, algumas se destacam, hoje vamos falar sobre alguns dos casos mais polêmicos da franquia GTA.
![[IMG]](http://i.imgur.com/ab2GYd6.png)
Essa polêmica se fez presente em 1997, durante o primeiro GTA. Nele havia um grupo de monge que andava pela cidade, esses monges andavam em fila indiana, por isso, uma das maiores diversões dos jogadores era pegar um carro e atropelar esses monges.
![[IMG]](http://i.imgur.com/pMyKIFT.png)
Isso gerou muita polêmica, alguns processos foram abertos mas a Rockstar afirmou que em nenhum momento o game pedia para que o jogador matasse esses monges, era escolha do jogador.
[hr]
![[IMG]](http://i.imgur.com/EO1UE9c.png)
No ano de 2001 foi lançado GTA III, e com ele veio a polêmica com as feministas. No game, os jogadores encontravam garotas de programas nas ruas, e depois as matavam para recuperar seu dinheiro.
![[IMG]](http://i.imgur.com/X2kAxyS.png)
(Imagem ilustrativa, não irei colocar uma imagem sobre tal assunto)
Quando isso caiu no ouvido de grupos feministas americanos, muitas manifestações foram feitas na porta do prédio da Rockstar em Nova York, centenas de pedidos de processos foram abertos, e dessa vez a polêmica foi bem maior pois a franquia já estava bem mais famosa.
[hr]
![[IMG]](http://i.imgur.com/m29TjeJ.png)
Um ano depois, em 2002, chegou ao mercado GTA: Vice City, e dessa vez o alvo das polêmicas eram alguns diálogos presentes no game, que segundo algumas pessoas incitavam o ódio à haitianos.
![[IMG]](http://i.imgur.com/9UQK2DI.png)
Na época, um programa de TV fez uma reportagem que dizia que ao avançarmos na campanha de Vice City, nosso objetivo era se um exterminador de haitianos. Para colaborar com isso, eles pegaram frases isoladas do game como "Mate os haitianos", e mostraram elas fora de todo o contexto onde estavam inseridas, e deram a entender ao público que o objetivo do jogador era único e exclusivo de matar os haitianos.
Acontece que existia mesmo uma missão onde deveríamos matar vários haitianos, mas existia um contexto que não foi levado em conta. No game, o protagonista trabalha para uma gangue de cubanos, e essa rixa entre Cuba e Haiti existe faz tempo, por isso o líder da gangue nos manda matar uma gangue de haitianos.
Mas como explicar isso para quem não entendia muito bem como funcionava o universo dos vídeo-games? Uma coisa eram pessoas fazendo pequenos protestos e abrindo processos contra a Rockstar, outra coisa bem pior é o que aconteceu com esse caso dos Haitianos.
Grupos de defesa dos haitianos foram até a prefeitura de Nova York protestar, tomaram as ruas envolta do prédio da Rockstar durante dias, foram até as lojas das redes Walmart e Blockbuster e exigiram a retirada de GTA: Vice City das prateleiras, o senador americano Carl Andrews propôs um projeto de lei banindo o jogo, o prefeito de Nova York enviou uma cara à Rockstar condenando a franquia, e o presidente do Haiti exigiu providências do governo americano a respeito de GTA, que para ele era um jogo que estimulava o extermínio do seu povo.
Não houve outra saída para a empresa, a não ser se desculpar publicamente e prometer retirar as falas "ofensivas" nas versões posteriores de GTA: Vice City.
[hr]
![[IMG]](http://i.imgur.com/BmBklZI.png)
Esse é o caso mais polêmico já enfrentado pela Rockstar, e por se tratar de um assunto pesado, não irei falar muito a respeito.
![[IMG]](http://i.imgur.com/wIw0pI7.png)
Quando a Rockstar estava produzindo GTA San Andreas, a empresa colocou um minigame sexual no jogo, mas com medo da repercussão negativa, a empresa bloqueou o minigame antes do lançamento, porém, alguns jogadores, com a versão de PC do game em mãos, encontraram esse minigame nos arquivos do GTA e criaram mods para introduzi-lo no game novamente.
GTA San Andreas chegou a ser banido em vários países, até hoje é proibido em alguns locais. O game também teve sua classificação indicativa la nos EUA alterada de Mature (acima de 17 anos) para Adults Only (acima de 18 anos), e produtos com a classificação indicativa "Adults Only" são praticamente automaticamente banidos nas maiores redes de loja dos EUA, ou seja, a Rockstar estava tomando um prejuízo absurdo.
A Rockstar, para conter essa crise, rapidamente recolheu o game das prateleiras, e fez uma segunda versão do game, dessa vez com o esse minigame totalmente removido (não só bloqueado), desse modo conseguiu voltar a classificação de Mature e consequentemente voltou a ser vendido nas maiores redes de loja.
[hr]
![[IMG]](http://i.imgur.com/avUeVT9.png)
[hr]
Atenciosamente [member='Breno Henrique']
Banners: [member='zMellxD'] e [member='Breno Henrique']
OBS: Achou algum erro na matéria? Diga aqui em baixo.