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Jaé manos
Vocês sabem o que é Speedrun? E Tool-assisted Speedrun (TAS)? Não?
Então irei explicar!
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O que é Speedrun?
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Em jogos eletrônicos, Speedrun refere-se a zerar determinado jogo em menor tempo possível a qualquer custo. A prática ficou famosa ao longo dos anos pelos jogadores, pelo fato de requer bastante prática para memorizar todos os diversos caminhos e lugares de tal jogo, assim servindo como entretenimento ou competição. Em alguns casos, poderão usar atalhos e "erros de programação", no caso, glitches, para chegar no final do jogo mais rápido do que normalmente.
A ideologia da prática é bem simples: Antes da "corrida", regras e objetivos são estabelecidos (como ser finalizado até os créditos ou coletar tudo do jogo, e etc), e então, um cronometro é iniciado para marcar o seu tempo de jogo, o seu tempo será alvo de jogadores do mundo todo, que no caso tentarão bate-lo usando quaisquer truque imaginável cabível dentro das regras. Os melhores ganham a fama, e provavelmente dinheiro.
Como são classificados o Speedrun?
Oficialmente existem três formas, sendo elas o "100%", "any%" e "low%".
- 100% - Zerar o jogo completamente, terminar todas as quests que o jogo tem a oferecer, obtendo todos os itens secretos, upgrades e o que mais tiver no jogo.
- Any% - Zerar o jogo de uma forma mais rápida possível, independente de quais recursos você irá usar.
- Low% - Zerar o jogo com o mínimo de recursos possíveis.
Um exemplo de Speedrun, do jogo Super Mario Word, que o mesmo termina-se em 10 minutos!
(Além disso, notamos que o jogador está usando bugs.)
https://www.youtube.com/watch?v=4XdeGaIqx7Y
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O que é Tool-assisted Speedrun?
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A prática se consiste em utilizar algum emulador para jogar tal jogo, programando frame por frame para garantir o melhor possível que você possa conseguir no mesmo ou, utilizando-se alguns recursos, como Slow Motion.
A utilização desta ferramenta nos permite compensar as limitações e habilidades e reflexos humanos, como um dos objetivos é mostrar algo de seu extremo, uma jogabilidade sobre-humana. Tirando estas variedades da equação e permitindo um jogo perfeito, por isso os competidores ficam em categorias bastante diferentes, como daqueles que jogam mais tranquilos.
Mas não pense que é tão fácil em fazer TAS, você nunca fará um, sem se quer dar reset pelo menos umas mil vezes. Para aqueles que fazem vídeos ou participam de campeonatos, irão se assustar com o Frame advance, e você jogará o jogo a 1 FPS (frame por segundo). Mas isso não é igual jogar um jogo travando, mas demora, para compensar, temos os Save States, ou seja, nos permite em algum acidente específico (como morrer, perder algum item, levar dano e etc), você voltar ao mesmo lugar sem modificação nenhuma.
Alguns métodos de Tool-assisted Speedrun
Existem diversos métodos para o TAS, mas todos eles precisam da interação do usuário com qualquer rom em emulação.
- O método mais comum, é utilizar um emulador que contém o Slow Motion, em seguida, os cenários de comando são testados, até uma certa parte que encontra-se o resultado esperado, por exemplo, explorando um bug do jogo.
- E então, em uma ferramenta os comandos são inseridos e salvos, produzindo com precisão no tal cenário que precisou de horas para ser criado, mesmo na câmera lenta. A adição de várias outras partes de uma tela otimizada e gravada, na ferramenta que gera a run perfeita.
- Outros métodos utilizados, podem ser bem mais complicado de se efetuar com a manipulação, onde testa-se no jogo sua geração aleatória de números, encontrando o exato ponto onde algum item raro será obtido e então sempre reproduzindo o cenário
Um exemplo de TAS, do jogo Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, que o mesmo termina-se em 11 minutos!
Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=w3av8HIvKS8
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Isso foi tudo por hoje, espero que tenham gostado, obrigada por lerem!
Atenciosamente, [member='Yuka Chan'] ^^
Até mais, amigos.
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fontes:
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