Olá pessoal,
Irei por meio deste trabalho homenagear o meu ídolo e sei que é de muitas pessoas aqui também, depois de 10 anos lutando pelo Flamengo, o nosso Léo Moura se foi, e é mais do que justo criar uma matéria sobre ele, para vocês conhecerem um pouco sobre o Léo. Admito eu que fiquei bastante triste por ele ter saído, e não queria que isso tivesse ocorrido. Enfim, vamos lá para a matéria
.
Introdução:
Leonardo da Silva Moura, mais conhecido como Léo Moura ou o Moicano da Gávea, nasceu em Niterói no dia 23 de outubro de 1978, é jogador brasileiro e atuava como lateral direito do Flamengo durante 10 anos e jogou pela última vez no flamengo nesta última quarta-feira dia 04/03/15.
Também jogou pelo Botafogo, Palmeiras, São Paulo, Fluminense e Vasco da Gama.
Títulos conquistados pelo Flamengo:
Copa do Brasil: 2006 e 2013;
Campeonato Carioca: 2007, 2008, 2009, 2011 e 2014;
Campeonato Brasileiro: 2009;
Taça Guanabara: 2007, 2008, 2011 e 2014;
Taça Rio: 2009 e 2011;
Troféu Super Clássicos: 2013 e 2014;
Troféu CBF: 2007;
Troféu Camisa 12: 2007;
Troféu 100 anos do Hospital Souza Aguiar: 2007;
Troféu Rei do Rio: 2009;
Taça Rádio Globo 70 anos: 2014;
Torneio Super Series: 2015.
Títulos Individuais:
Bola de Prata: 2007;
Melhor lateral-direito do Brasileirão: 2006, 2007, 2008 e 2009;
Seleção do Campeonato Brasileiro: 2006, 2007, 2008 e 2009.
Curiosidades sobre o Léo Moura:
Nome Completo: Leonardo da Silva Moura;
Data de Nascimento: 23 de outubro de 1978 (36 anos);
Local de Nascimento: Niterói - RJ;
Nacionalidade: Brasileiro;
Altura: 1, 76 m;
Pé: Destro;
Apelido: Motorzinho da Gávea;
Clube Atual: Strikers;
Número: 10;
Posição: Lateral-direito;
Site Oficial: www.leomoura.com.br
Carreira:
A saída:
Em 23 de fevereiro de 2015, em conjunto com o Flamengo, anunciou a sua saída para o Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos.
"Eu só queria deixar claro que queria estar à disposição para ficar com meus companheiros esses dias. Quis mostrar que estou com a cabeça 100% no Flamengo. Não é uma despedida ainda. Estou com meus companheiros."
Com isso, chegou ao fim a maior longevidade de então de um jogador de linha na elite do futebol nacional. Contando goleiros, Apenas três jogadores estavam há mais tempo em suas respectivas equipes do que estava Léo Moura. Além disso, ele deixou a Gávea sendo o sétimo jogador que mais defendeu as cores rubro-negra.
Léo chegou ao final de sua jornada com a camisa rubro-negra conquistado 9 títulos, o mesmo número de conquistas que Botafogo, Fluminense e Vasco tiveram desde o dia em que o atleta estreou pelo rubro-negro carioca. Além disso, durante o tempo em que ficou no clube, nada menos que oito presidentes e 15 técnicos (sem contar interinos e repetições de treinadores) passaram pela Gávea. A camisa do time contou com três fornecedores diferentes e sete patrocinadores.
Jogo de despedida:
No dia 04 de Março de 2015, Léo Moura se despediu da torcida do Flamengo em um Maracanã para mais de 30.620 rubro negros em amistoso contra o Nacional com vitória por 2–0 para os dono da casa. Antes do jogo, Léo Moura foi homenageado com uma placa entregue por ninguém mais ninguém menos que o galinho Zico (a curiosidade é que o lateral participou do jogo de despedida de Zico, na década de 90, quando ainda era um dos garotos que entrou em campo com o time). A cerimônia foi marcada por muita emoção de Léo Moura inclusive de Zico que não escondeu sua admiração pelo capitão.
Após o jogo, com muita emoção Léo Moura dá a sua "última" entrevista pelo Flamengo e diz emocionado:
"Acho que consegui cumprir o meu papel no Flamengo, pois foram dez anos e tirando 2010 conquistei pelo menos um título por temporada. Portanto, saio com a cabeça erguida e triste por estar deixando essa nação."
Léo Moura, saiba que você está saindo do clube como um herói que cumpriu a sua meta no Flamengo, tenho orgulho de ser seu fã e presenciar tudo que você fez pelo meu time de coração, muito obrigado mesmo. Você é o nosso MITO DA GÁVEA.
#AÚltimaDoMoicano
E espero que vocês tenham gostado dessa minha matéria e se possível, deixem suas palavras para este homem que se destaca aonde quer que ele jogue.
Fonte:
Wikipédia