Olá pessoas tudo bem ? Essa é minha primeira matéria e espero que vocês gostem. O que é Engenharia Social ? Mais conhecida no mundo virtual como Social Engine, nada mais é do que você conseguir adquirir informações, acessos permitidos a certas pessoas (por exemplo, entrar em algum lugar que é necessário uma apresentação de cartão e você não ter o tal). Como ela se aplica ? Ao contrário do que pensam você não utiliza nenhum equipamento, você pode simplesmente manipular as pessoas para que entreguem o que você quer. Porque isso ocorre ? Engenheiros Sociais utilizam das fragilidades dos seres humanos para se aproximarem e assim alcançar seus objetivos. Tipos de Engenharia Social: - O método físico, onde o engenheiro social entra em contato com a vítima pessoalmente, através de telefonemas, mensagens, um encontro, etc. - O método indireto, onde o engenheiro social utiliza de ferramentas, malwares, e-mails, técnicas de pishing, etc.. Dias atrás fiz um pentest em uma certa empresa e no contrato o meu cliente acabou pedindo também o teste dessa vulnerabilidade, e por incrível que pareça eu consegui acesso a uma das máquinas lá de dentro, apenas entrando em contato e pedindo para que ela abrisse um arquivo em que enviei no seu e-mail. Já tinha me deparado com essa tal vulnerabilidade em empresas, porém desse modo (fácil) foi a primeira vez, e então resolvi criar essa matéria. Além do mais tem um filme muito bom no youtube, do Kevin Mitnick (não sei se conhecem, ele foi um hacker que praticamente vivia de Engenharia Social), ele tem livros lançados muito bons por razão, e também um filme que é "free" no youtube, vale muito a pena assistir (particularmente eu prefiro o livro). [media] https://www.youtube.com/watch?v=i3KvOXjvpnU [/media]
Você fala em relação ao nome ? Ou a Engenharia Social ? Pois muitos fazem piadas com o que faço:Teste de Penetração (isso não é brincadeira ) Já em relação a Engenharia Social, você ter uma lábia e entrar em um casamento com lista de convidados e está sem os convites por exemplos, você acabou de aplicar uma Engenharia Social..
Engenharia Social é sempre um bom método pra quem não gosta de esquenta muito a cabeça e obter informações de maneira rápida . Parabéns pela matéria, mereceu meu up.