Essa é uma matéria que fiz pro evento do D4nic ainda, mas ta ai e.e Olá caros leitores, hoje irei falar um pouco sobre a franquia Crash Bandicoot, que provavelmente um desses jogos fizeram parte da sua infância e a marcou, então vamos prosseguir para o que interessa? Vamos lá. XD A franquia Crash Bandicoot começou ainda na época do PS1, com sua dezena de jogos, dando suporte a diversos consoles, começando pelo PlayStation e portáteis e indo até Xbox e Gamecube. A franquia já contou com diversos desenvolvedores, mas seus criadores são Andy Gavin e Jason Rubin, que também são criadores da empresa Naughty Dog de Uncharted (desenvolvedora do jogo), já hoje quem produz seus jogos é a Activision de Call of Duty. A maioria da série se baseia nas aventuras de Crash Bandicoot na fictícia Ilha de Wumpa, que se situa na costa da Austrália. A série teve seu início em 1966 e já começou tendo sucesso, nos dias atuais a série conta com um total de 18 jogos, sendo uma das séries mais vendidas de sempre, vendendo 56 milhões e meio de cópias em todo mundo. Crash Bandicoot O primeiro jogo, lançado em 1996, era apenas um jogo 3D comum, que possibilitava que você andasse apenas para frente, o que acabava o tornando divertido na época, pois era uma proposta diferente, enquanto Super Mario investia em jogos 360° Crash era um jogo convencional onde só se podia andar em um corredor. Não podemos esquecer das famosas frutas Wumpa, que ao pegar 100 delas você ganhava uma vida extra, elas se encontravam espalhadas pelo mundo, ou escondidas em caixas, vale lembrar que o objetivo do jogo era impedir os planos do cientista do mal Neo Córtex seu console era o PlayStation 1. Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back Não que o primeiro jogo da franquia não fez sucesso, mas o que levou a franquia ao seu ápice foi esse, pois evoluiu tudo que tinha em Crash Bandicoot para a melhor. Jogabilidade mais precisa, maior quantidade e variedade de fases, gráficos mais bonitos e menos linearidade, porém o jogo continuava andando apenas em linha reta, vale destacar que as caixas com nitro foram implementadas nesse jogo. Foi lançado em 31/10/97, seu console era o PlayStation 1. Crash Bandicoot 3: Warped Lançado um ano após o anterior seu objetivo é o mesmo do anterior, reforçar os gráficos e a jogabilidade expandindo o conteúdo do seu antecessor. Para a época do PS1 Warped possui gráficos muito avançados, certamente os mais bonitos, mas o que teve mais impacto realmente foi a implementação de Coco Bandicoot (irmã de Crash) como personagem jogável e a implementação das Relíquias. A franquia possui diversos personagens, sendo aproximadamente 70 personagens, sendo eles: Crash Bandicoot – Personagem principal da série, uma experiência fracassada do Dr. Neo Córtex e Dr. Nitrus Brio que não adquiriu maldade em seu coração. Dublado por: Brendan O'Brien (1996 - constantemente reutilizado), Steven Blum (2003) e Jess Harnell (2005 - atualmente). No Japão: Kappei Yamaguchi e Makoto Ishii (2006). Coco Bandicoot – Irmã menor de Crash Bandicoot, que possui grandes aparições na maioria dos jogos da série, também é personagem jogável em alguns. Ela é dublada por Vicki Winters (1997), Hynden Walch (1999) e Debi Derryberry (2001 - atualmente) nos Estados Unidos e por Haruna Ikezawa (1997 - 2000), Ema Kogure (2001 - 2004), Satomi Arai (2005 - atualmente) e Risa Tsubaki (2006) no Japão. Polar – Animal de estimação de Crash Bandicoot, um filhotinho de urso polar fofinho. Tem apariação em alguns jogos como personagem jogável, sua primeira aparição foi em Cortex Strikes Back. Pura – Animal de estimação de Coco Bandicoot, diferente de Polar ela não é um urso, e sim um filhote de tigre, inicialmente era seria um urso panda, porém iria ficar muito parecido com Polar, então ela foi mudada para um filhote de tigre, sua primeira aparição foi em Crash Bandicoot 3: Warped, ajudando Coco na Muralha da China. Crunch Bandicoot – Tendo a mesma origem de Crash, ele foi criado para destruir Coco Bandicoot e Crash Bandicoot, mas de última hora ele muda de atitude e vira amigo deles. Dublado por: Kevin Michael Richardson (2001 - 2003) e Chris Williams (2005 - atualmente). No Japão: Yûji Kishi (2001 - 2003), Masafumi Kimura (2005 - atualmente) e Shinya Fukumatsu (2006). Aku-Aku – Séculos atrás Aku-Aku era um feiticeiro muito poderoso, mas que veio a falecer, desde então conta com a ajuda de Crash e seus amigos para proteger a Ilha de Wumpa. Ele é dublado por Mel Winkler (1998 - 2004) e Greg Eagles (2007) nos Estados Unidos e porKenichi e Ogata no Japão. No total são quase 20 vilões, mas para evitar que fique mais grande do que já está citarei apenas alguns deles: Dr Neo Córtex – É um cientista com uma forte ambição de dominar o mundo desde o primeiro jogo. Seu nome completo é Neo Periwinkle Córtex, Córtex já teve 3 dubladores, o primeiro foi Brendan O´Brien, a partir do segundo jogo ele é dublado por Clancy Brown, após sua saída quem o dubla é Lex Lang que continuou dublando ele até o fim da série. N. Gin – N. Gin é um ciborgue que após um acidente de guerra teve um míssil alojado em sua cabeça, ele é um dos assistentes mais fiéis à Córtex . Quando Córtex é derrotado ele parte em busca do tesouro dos gêmeos do mal. Mega-Mix – Quando o Minimizador Planetário de Córtex entra em defeito em Crash Bandicoot: The Huge Adventure e um raio atingeCórtex, N. Gin, Pequeno Tigre e Dingodile surge esse monstro com a aparência totalmente deformada devido a junção desses 4 vilões. Outros vilões encontrados pelo jogo: • Pinstripe; • Irmãos Komodo; • N. Trance; • Ripper Roo; • Dingodile; • Nina Cortex; • Assistentes de laboratório; • Rilla Roo; • Nitros Oxide; • Imperador Velo XXVII; • Zam e Zem; • Madame Amberly; • Elementais; • Gêmeos do Mal; • Uka Uka; • Koala Kong; • Tiny Tiger. Como eles são pouco importantes estarei citando apenas os nomes para evitar que a matéria fique muito grande. • Tawna; • Dr. Nitrus Brio; • Papu Papu; • Penta Pinguim; • Titãs; • Crash Falso; • Crash do Mal; • O Visconde; • Krunk; • Nash; • Geary; • Norm; • Willie Wumpa Cheeks; • Ebeneezer von Clutch; • Pasadena O'Possum; • Vigias do parque; • Chick e Stew; • Dr. Nefarious Tropy; • Titans Mutantes; • Garotas do Troféu; • Javali; • Baby T; • Fazendeiro Ernest; • O Ursominador; • Morsa Rusty; • Tikimon; • Yaya Panda. Ao total são 18, porém descreverei apenas alguns. Arachnina – Uma aranha gigante equipada com uma armadura. Tipo: Titã Chefe. Battler – Um morcego com garras de canivete. Tipo: Força-Bruta. Ee-lectric – Uma enguia elétrica. Tipo: Projétil. Goar – Uma mistura de urso com Javali. Tipo: Locomotivo. Demais titans: • Córtex; • Magmadon; • Ratcicle; • Rhinoroller; • Scorporilla; • Shellephant; • Sludge; • Sniper; • Spike; • Stench; • Uka Uka; • Yuktopus; • Grimly; • Subordinados. 1 - Quando o primeiro jogo ainda estava em desenvolvimento seu nome era: "Sonic’s Ass Game" Como o jogador tinha uma visão traseira do personagem Crash, o nome da série seria "Sonic’s Ass Game" que traduzido fica “Jogo da Bunda do Sonic”, engraçado não? 2 – Caixas e Trilha Sonora adicionados de última hora Como o jogo estava bem fácil, foram adicionadas as caixas, e eu no fim acabaram virando ícone do jogo, por isso o nome do personagem é “Crash” devido ao barulhos que as caixas fazem ao quebrar. A trilha sonora também foi de última hora, como o jogo estava um pouco sem graça sem som. 3 – A primeira namorada de Crash foi inspirada na atriz Pâmela Anderson Tawna, a primeira namorada de Crash Bandicoot foi inspirada na atriz e modelo Pâmela Anderson, mas teve de ser retirada dos jogos seguintes por ser considerada uma personagem muito sexualizada para o game. 4 – Vários personagens, uma voz Brendan O’Brien foi a pessoa responsável pela maioria das vozes no início da franquia, ele fazia a dublagem de Crash, do Dr. Neo Córtex, do cientista Nitrus Brio e dos chefões Koala Kong e Pinstripe Potoroo. 5 – Míssil na cabeça O personagem N. Gin tem um míssil alojado em seu crânio devido a um acidente experimental, fazendo com que ele sofra terríveis dores de cabeça. 6 – Wumpas não são maçãs As famosas frutas Wumpa que parecem bastante com maçãs, na verdade não são maçãs, elas na verdade vem do dialeto norte-americano “Wampum” que significa dinheiro. Um fã perguntou no Quora, um fórum de discussões online, tempos depois um dos desenvolvedores responde: “Ela não é maçã, mas tem gosto de maçã”. Bom gamers, essa foi a minha matéria, espero que tenham gostado. Fontes: 1, 2, 3 e 4 Seu nick no Fórum: [member=zFlakes] Dê uma nota para o seu trabalho: 8 Matéria: Olá caros leitores, hoje irei falar um pouco sobre a franquia Crash Bandicoot, que provavelmente um desses jogos fizeram parte da sua infância e a marcou, então vamos prosseguir para o que interessa? Vamos lá. XD A franquia Crash Bandicoot começou ainda na época do PS1, com sua dezena de jogos, dando suporte a diversos consoles, começando pelo PlayStation e portáteis e indo até Xbox e Gamecube. A franquia já contou com diversos desenvolvedores, mas seus criadores são Andy Gavin e Jason Rubin, que também são criadores da empresa Naughty Dog de Uncharted (desenvolvedora do jogo), já hoje quem produz seus jogos é a Activision de Call of Duty. A maioria da série se baseia nas aventuras de Crash Bandicoot na fictícia Ilha de Wumpa, que se situa na costa da Austrália. A série teve seu início em 1966 e já começou tendo sucesso, nos dias atuais a série conta com um total de 18 jogos, sendo uma das séries mais vendidas de sempre, vendendo 56 milhões e meio de cópias em todo mundo. Crash Bandicoot O primeiro jogo, lançado em 1996, era apenas um jogo 3D comum, que possibilitava que você andasse apenas para frente, o que acabava o tornando divertido na época, pois era uma proposta diferente, enquanto Super Mario investia em jogos 360° Crash era um jogo convencional onde só se podia andar em um corredor. Não podemos esquecer das famosas frutas Wumpa, que ao pegar 100 delas você ganhava uma vida extra, elas se encontravam espalhadas pelo mundo, ou escondidas em caixas, vale lembrar que o objetivo do jogo era impedir os planos do cientista do mal Neo Córtex seu console era o PlayStation 1. Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back Não que o primeiro jogo da franquia não fez sucesso, mas o que levou a franquia ao seu ápice foi esse, pois evoluiu tudo que tinha em Crash Bandicoot para a melhor. Jogabilidade mais precisa, maior quantidade e variedade de fases, gráficos mais bonitos e menos linearidade, porém o jogo continuava andando apenas em linha reta, vale destacar que as caixas com nitro foram implementadas nesse jogo. Foi lançado em 31/10/97, seu console era o PlayStation 1. Crash Bandicoot 3: Warped Lançado um ano após o anterior seu objetivo é o mesmo do anterior, reforçar os gráficos e a jogabilidade expandindo o conteúdo do seu antecessor. Para a época do PS1 Warped possui gráficos muito avançados, certamente os mais bonitos, mas o que teve mais impacto realmente foi a implementação de Coco Bandicoot (irmã de Crash) como personagem jogável e a implementação das Relíquias. A franquia possui diversos personagens, sendo aproximadamente 70 personagens, sendo eles: Crash Bandicoot – Personagem principal da série, uma experiência fracassada do Dr. Neo Córtex e Dr. Nitrus Brio que não adquiriu maldade em seu coração. Dublado por: Brendan O'Brien (1996 - constantemente reutilizado), Steven Blum (2003) e Jess Harnell (2005 - atualmente). No Japão: Kappei Yamaguchi e Makoto Ishii (2006). Coco Bandicoot – Irmã menor de Crash Bandicoot, que possui grandes aparições na maioria dos jogos da série, também é personagem jogável em alguns. Ela é dublada por Vicki Winters (1997), Hynden Walch (1999) e Debi Derryberry (2001 - atualmente) nos Estados Unidos e por Haruna Ikezawa (1997 - 2000), Ema Kogure (2001 - 2004), Satomi Arai (2005 - atualmente) e Risa Tsubaki (2006) no Japão. Polar – Animal de estimação de Crash Bandicoot, um filhotinho de urso polar fofinho. Tem apariação em alguns jogos como personagem jogável, sua primeira aparição foi em Cortex Strikes Back. Pura – Animal de estimação de Coco Bandicoot, diferente de Polar ela não é um urso, e sim um filhote de tigre, inicialmente era seria um urso panda, porém iria ficar muito parecido com Polar, então ela foi mudada para um filhote de tigre, sua primeira aparição foi em Crash Bandicoot 3: Warped, ajudando Coco na Muralha da China. Crunch Bandicoot – Tendo a mesma origem de Crash, ele foi criado para destruir Coco Bandicoot e Crash Bandicoot, mas de última hora ele muda de atitude e vira amigo deles. Dublado por: Kevin Michael Richardson (2001 - 2003) e Chris Williams (2005 - atualmente). No Japão: Yûji Kishi (2001 - 2003), Masafumi Kimura (2005 - atualmente) e Shinya Fukumatsu (2006). Aku-Aku – Séculos atrás Aku-Aku era um feiticeiro muito poderoso, mas que veio a falecer, desde então conta com a ajuda de Crash e seus amigos para proteger a Ilha de Wumpa. Ele é dublado por Mel Winkler (1998 - 2004) e Greg Eagles (2007) nos Estados Unidos e porKenichi e Ogata no Japão. No total são quase 20 vilões, mas para evitar que fique mais grande do que já está citarei apenas alguns deles: Dr Neo Córtex – É um cientista com uma forte ambição de dominar o mundo desde o primeiro jogo. Seu nome completo é Neo Periwinkle Córtex, Córtex já teve 3 dubladores, o primeiro foi Brendan O´Brien, a partir do segundo jogo ele é dublado por Clancy Brown, após sua saída quem o dubla é Lex Lang que continuou dublando ele até o fim da série. N. Gin – N. Gin é um ciborgue que após um acidente de guerra teve um míssil alojado em sua cabeça, ele é um dos assistentes mais fiéis à Córtex . Quando Córtex é derrotado ele parte em busca do tesouro dos gêmeos do mal. Mega-Mix – Quando o Minimizador Planetário de Córtex entra em defeito em Crash Bandicoot: The Huge Adventure e um raio atingeCórtex, N. Gin, Pequeno Tigre e Dingodile surge esse monstro com a aparência totalmente deformada devido a junção desses 4 vilões. Outros vilões encontrados pelo jogo: • Pinstripe; • Irmãos Komodo; • N. Trance; • Ripper Roo; • Dingodile; • Nina Cortex; • Assistentes de laboratório; • Rilla Roo; • Nitros Oxide; • Imperador Velo XXVII; • Zam e Zem; • Madame Amberly; • Elementais; • Gêmeos do Mal; • Uka Uka; • Koala Kong; • Tiny Tiger. Como eles são pouco importantes estarei citando apenas os nomes para evitar que a matéria fique muito grande. • Tawna; • Dr. Nitrus Brio; • Papu Papu; • Penta Pinguim; • Titãs; • Crash Falso; • Crash do Mal; • O Visconde; • Krunk; • Nash; • Geary; • Norm; • Willie Wumpa Cheeks; • Ebeneezer von Clutch; • Pasadena O'Possum; • Vigias do parque; • Chick e Stew; • Dr. Nefarious Tropy; • Titans Mutantes; • Garotas do Troféu; • Javali; • Baby T; • Fazendeiro Ernest; • O Ursominador; • Morsa Rusty; • Tikimon; • Yaya Panda. Ao total são 18, porém descreverei apenas alguns. Arachnina – Uma aranha gigante equipada com uma armadura. Tipo: Titã Chefe. Battler – Um morcego com garras de canivete. Tipo: Força-Bruta. Ee-lectric – Uma enguia elétrica. Tipo: Projétil. Goar – Uma mistura de urso com Javali. Tipo: Locomotivo. Demais titans: • Córtex; • Magmadon; • Ratcicle; • Rhinoroller; • Scorporilla; • Shellephant; • Sludge; • Sniper; • Spike; • Stench; • Uka Uka; • Yuktopus; • Grimly; • Subordinados. 1 - Quando o primeiro jogo ainda estava em desenvolvimento seu nome era: "Sonic’s Ass Game" Como o jogador tinha uma visão traseira do personagem Crash, o nome da série seria "Sonic’s Ass Game" que traduzido fica “Jogo da Bunda do Sonic”, engraçado não? 2 – Caixas e Trilha Sonora adicionados de última hora Como o jogo estava bem fácil, foram adicionadas as caixas, e eu no fim acabaram virando ícone do jogo, por isso o nome do personagem é “Crash” devido ao barulhos que as caixas fazem ao quebrar. A trilha sonora também foi de última hora, como o jogo estava um pouco sem graça sem som. 3 – A primeira namorada de Crash foi inspirada na atriz Pâmela Anderson Tawna, a primeira namorada de Crash Bandicoot foi inspirada na atriz e modelo Pâmela Anderson, mas teve de ser retirada dos jogos seguintes por ser considerada uma personagem muito sexualizada para o game. 4 – Vários personagens, uma voz Brendan O’Brien foi a pessoa responsável pela maioria das vozes no início da franquia, ele fazia a dublagem de Crash, do Dr. Neo Córtex, do cientista Nitrus Brio e dos chefões Koala Kong e Pinstripe Potoroo. 5 – Míssil na cabeça O personagem N. Gin tem um míssil alojado em seu crânio devido a um acidente experimental, fazendo com que ele sofra terríveis dores de cabeça. 6 – Wumpas não são maçãs As famosas frutas Wumpa que parecem bastante com maçãs, na verdade não são maçãs, elas na verdade vem do dialeto norte-americano “Wampum” que significa dinheiro. Um fã perguntou no Quora, um fórum de discussões online, tempos depois um dos desenvolvedores responde: “Ela não é maçã, mas tem gosto de maçã”. Bom gamers, essa foi a minha matéria, espero que tenham gostado. Fontes: 1, 2, 3 e 4 (optei por deixar a fonte em tamanho 12 para que ficasse um pouco menor a matéria)