[MATÉRIA] Como os jogos podem mudar a vida de alguém

Discussão em 'Arquivo Gamer' iniciado por MathieuKen, 14 Outubro 2019.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. MathieuKen

    MathieuKen Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    22 Março 2015
    Mensagens:
    3,314
    Curtidas Recebidas:
    2,059
    Curtiu:
    1,315
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    BuildBattle
    Cubos:
    4,244.00
    Nick:
    MathieuKen
    Discord:
    MathieuKen#5596
    Twitter:
    @MathizinhoKen
    YouTube:
    MathieuKen
    #1 MathieuKen, 14 Outubro 2019
    Última edição: 14 Outubro 2019
    [​IMG]

    Bom dia, tarde, noite, madrugada...

    Antes de tudo, isso aqui está mais pra um relato pessoal do que para uma matéria em si, mas eu realmente queria publicar isso na área Gamer do fórum e não achei lugar mais apropriado que aqui nos classificados...

    Enfim, hoje fazem exatos
    11 anos desde que conheci a minha franquia favorita de jogos: Final Fantasy, (eu nunca vou me esquecer dessa data) e por causa disso, resolvi contar um pouco sobre como jogos podem mudar a vida de alguém, como foi no meu caso :D

    [​IMG]

    [​IMG]

    Contextualizando:

    Eram meados de 2008, tempo este em que pelo menos aqui onde eu moro, os aparatos tecnológicos tão comuns nos dias de hoje (celulares, consoles, computadores) não eram acessíveis a todos. Por conta disso, a maior parte da minha infância foi marcada pelas brincadeiras coletivas com os amigos, seja na rua ou na praça em frente de casa... (Hoje é completamente diferente, é muito difícil ver alguma criança brincando na rua ou gastando sua energia correndo ou praticando algum esporte...)

    Eu tinha lá meus 9 anos (atualmente tenho 21, faz muito tempo mano kkk) e embora eu já tivesse contato com vídeo-games e computadores, não eram algo que eu me importava tanto a ponto de deixar de sair pra brincar na rua, pois eu não os tinha em casa (e também pq eu achava mais divertido sair pra brincar kkk)...

    Enfim, o problema, é que durante as férias da escola, a grande maioria dos meus amigos viajavam para visitar algum parente ou só pra dar uma passeada mesmo, e eu sempre ficava sem ninguém pra brincar durante esse tempo, pois eu não saia pra viajar
    (salvo raríssimas exceções).

    E foi por conta disso que eu ganhei meu primeiro ''console'' (já vou explicar o pq das aspas), assim eu teria o que fazer durante o período em que meus amigos estavam ausentes.


    [​IMG]

    Conhecendo a franquia:

    Ok, o tal ''console'' que citei no parágrafo anterior era na verdade um aparelho DVD Player da Britânia que emulava jogos de Nintendo clássico (NES ou Nintendinho para os mais íntimos) usando um disco que vinha com vários jogos gravados. (Era tipo um polystation, só que mais chique).

    Era exatamente esse aqui (Abra o spoiler)

    [​IMG]

    Nem preciso comentar a alegria da criança no dia que ganhou isso né kkk esse aparelho foi meu fiel companheiro por vários anos e graças a ele foi que conheci muitas outras das minhas franquias de jogos favoritas (Megaman, Castlevania, Super Mario... Ah cara, como eu amava aquele ''console''...)

    O disco que vinha no aparelho tinha uns 150 jogos se não me engano, e dentre eles haviam alguns que eu nunca dei bola, ou porque eu não sabia jogar ou porque não entendia o que tinha que fazer. Mas, contudo, entretanto, portanto, todavia depois de jogar os mesmos jogos por um tempo, eu comecei a querer experimentar alguns novos, e nessa vasta lista estava incluso o
    Final Fantasy III.

    Abri o game... ele começou com aquela música tema da franquia
    (que MEU DEUS que coisa maravilhosa!!) e logo depois de uma curta introdução eu estava na tela de nomeação dos personagens. Vale citar aqui que eu nunca havia jogado um RPG na vida, então eu só fui deixando o jogo me levar sem ter grandes expectativas.

    O jogo começa, e logo após alguns passos se iniciou minha primeira batalha... Final Fantasy é uma franquia de RPG por turnos
    (pelo menos até o XII era assim) e eu simplesmente ADOREI essa dinâmica de gameplay: dar comandos aos personagens para que ataquem, se defendam ou lancem magias nos inimigos para assim derrotá-los e ganhar XP para subir de nível era algo mágico pra mim, sem contar as classes que você podia mudar durante o jogo quando começa a restaurar os cristais, mas não vou entrar em detalhes técnicos aqui.

    https://www.vizzed.com/videogames/nes/IP/Final%20Fantasy%20III%20(english%20translation)-2-full.png

    Fiquei completamente viciado no jogo, embora eu estivesse em uma espécie de piloto automático, pois eu não sabia ler inglês e por isso não entendia o porque das coisas estarem acontecendo.

    Mas isso não durou muito tempo...


    [​IMG]

    Consequências:

    Ok, vou direto ao ponto, o que mais me beneficiou jogando essa franquia de games foi o meu aprendizado da língua inglesa, que foi quase que 100% construída graças a ela. Eu nunca havia feito um curso de inglês por não ter condições na época (e até hoje nunca fiz kkk) mas isso não foi problema, pois, na intenção de querer entender a história eu comecei estudar por conta própria dia e noite (as vezes eu sentava com um dicionário de inglês enquanto jogava e ia procurando as palavras que apareciam no jogo kkk).

    Hoje, eu consigo entender inglês quase como se fosse minha língua materna, embora minha pronuncia não seja muito boa, pois como eu disse, nunca cheguei a fazer um curso. Tudo isso graças a estes jogos, pois cresci estudando para entender como proceder e ao longo do tempo o conhecimento se aprimorava cada vez mais.

    Outra coisa é que o fato de ser apenas o 3º jogo da franquia que estava presente no disco me despertou uma curiosidade...
    (Se esse é o Final Fantasy III então existe o II e o I né não?), por conta disso, depois de gastar o dinheiro do lanche várias vezes na Lan-house pesquisando, acabei descobrindo que sim, existia não apenas o I e o II, mas muitos e muitos outros (que não vou comentar pois eu não tinha o console. A partir do IV os jogos eram do Super Nintendo, e consoles mais recentes, que só consegui jogar tempos depois).

    Também descobri que eu poderia baixar as ROM's separadamente de vários outros jogos do nintendinho e gravá-las em um CD virgem que o meu DVD Player iria rodar com perfeição, e graças a isso, comecei a estudar sobre como gravá-los o que consequentemente me inspirou a querer saber mais e mais sobre informática,o que também passei grande parte da minha vida estudando.
    (tanto que hoje em dia eu trabalho com isso.)

    Graças a isso, eu tive literalmente toda a biblioteca do Nintendinho nas minhas mãos... Quase todo santo dia eu ia na Lan-house com um CD novo pra baixar e gravar mais jogos.

    O problema mesmo era que o ''console'' era um aparelho de DVD, e por isso, ele não salvava meu progresso. Mas eu não ligava, pois graças a ele eu tive uma infância inesquecível, e, mais a frente, depois de ganhar meu primeiro computador, joguei e zerei todos usando emulador, inclusive suas versões traduzidas para Português, que só fui descobrir que existiam lá pra minha adolescência.

    [​IMG]

    Considerações finais:

    E é isso, É um dia abençoado este que conheci essa franquia de jogos que literalmente mudou minha vida... Já zerei várias vezes literalmente todos de todos os consoles... A história de todos são excelentes, o estilo de gameplay também é impecável para quem curte o gênero... Se você não conhece, eu realmente recomendo.

    Jogos podem mudar a vida das pessoas, e me entristece muito ver que grande parte dos jovens de hoje em dia buscam refúgio nas drogas e bebidas alcoólicas com tantas outras opções saudáveis.

    Deixei muita coisa de fora do relato porque se eu contasse tudinho, esse tópico ficaria ainda maior.

    Se você leu até aqui, fica o meu muito obrigado... Me perdoem caso minha narrativa esteja meio enferrujada, não escrevo matérias assim desde que deixei a equipe Gamer há tempos atrás.

    É isso aí, falows!
     
    OnyziNN, Miitico, Ruxtreme e 1 outra pessoa curtiram isso.
  2. .Carol

    .Carol Topper
    VIP

    Afiliado:
    20 Dezembro 2012
    Mensagens:
    12,049
    Curtidas Recebidas:
    10,696
    Curtiu:
    50,431
    Sexo:
    Feminino
    Cubos:
    2,638.00
    Nick:
    .
    Ótimo relato amigo, jogos mudam nossa vida mesmo, era viciada em Bully e sofri kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    brincadeiras a parte, que bom que o jogo lhe abriu portas para aprender inglês, algo dinâmico, enfim, ótimo trabalho <3
     
    Morganfreemanson e MathieuKen curtiram isso.
  3. MathieuKen

    MathieuKen Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    22 Março 2015
    Mensagens:
    3,314
    Curtidas Recebidas:
    2,059
    Curtiu:
    1,315
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    BuildBattle
    Cubos:
    4,244.00
    Nick:
    MathieuKen
    Discord:
    MathieuKen#5596
    Twitter:
    @MathizinhoKen
    YouTube:
    MathieuKen
    KKKKKK Ao menos não se inspirou no bully pra começar a fazer bullyng (eu acho pelo menos kkkkk)

    Muito obrigado moça, nem tenho como expressar o quanto amo essa franquia kkkk <3
     
    Morganfreemanson e .Carol curtiram isso.
  4. .Carol

    .Carol Topper
    VIP

    Afiliado:
    20 Dezembro 2012
    Mensagens:
    12,049
    Curtidas Recebidas:
    10,696
    Curtiu:
    50,431
    Sexo:
    Feminino
    Cubos:
    2,638.00
    Nick:
    .
    Eu não fazia não, eu sofria por ser gordinha na infancia kkkkkkkk, ai resolvia na base da porrada
    [​IMG]
    Mas depois chorava
     
    MathieuKen curtiu isso.
  5. Miitico

    Miitico Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    28 Agosto 2017
    Mensagens:
    6,900
    Curtidas Recebidas:
    2,921
    Curtiu:
    2,150
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    24,815.00
    Nick:
    Miitico
    Discord:
    adrianoo#1262
    Eai, quando vai mandar formulário pra area gamer?
    Ótima matéria meu mano
     
    MathieuKen e .Carol curtiram isso.
  6. Shidoh

    Shidoh Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    30 Setembro 2017
    Mensagens:
    2,012
    Curtidas Recebidas:
    818
    Curtiu:
    56
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Sonserino
    Localização:
    Canadá
    Cubos:
    473.00
    Nick:
    _shido_
    Clan:
    SLY
    Discord:
    _shido_#4924
    Facebook:
    nem
    Skype:
    nem
    Twitter:
    nem
    YouTube:
    nem
    Ótima matéria! o/
     
    .Carol curtiu isso.
  7. dark1304

    dark1304 Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    6 Novembro 2017
    Mensagens:
    8,356
    Curtidas Recebidas:
    3,964
    Curtiu:
    100
    Cubos:
    3,185.00
    Nick:
    Ótima matéria!
     
  8. Morganfreemanson

    Morganfreemanson Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    2 Setembro 2019
    Mensagens:
    929
    Curtidas Recebidas:
    730
    Curtiu:
    1,785
    Cubos:
    1,350.00
    Nick:
    Morganfreemanson
    ME IDENTIFIQUEI BASTANTEEEE NESSA PARTE. Final fantasy(i ao v) tem um espaço imenso no meu coração de criança, mesmo que na época eu sempre bugava save, morria por burrice KMKKM
     
    MathieuKen curtiu isso.
  9. MathieuKen

    MathieuKen Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    22 Março 2015
    Mensagens:
    3,314
    Curtidas Recebidas:
    2,059
    Curtiu:
    1,315
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    BuildBattle
    Cubos:
    4,244.00
    Nick:
    MathieuKen
    Discord:
    MathieuKen#5596
    Twitter:
    @MathizinhoKen
    YouTube:
    MathieuKen
    KKKK o FFV é um dos meus favoritos <3

    Eu também morria aos montes antes de pegar o jeito da coisa heauheauhea
     
    Morganfreemanson curtiu isso.
  10. MathieuKen

    MathieuKen Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    22 Março 2015
    Mensagens:
    3,314
    Curtidas Recebidas:
    2,059
    Curtiu:
    1,315
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    BuildBattle
    Cubos:
    4,244.00
    Nick:
    MathieuKen
    Discord:
    MathieuKen#5596
    Twitter:
    @MathizinhoKen
    YouTube:
    MathieuKen
    Qualquer dia desses aí kkkk -q
    Brigadão mano :D
     
  11. Gameplay912

    Gameplay912 Guerreiro
    VIP

    Afiliado:
    5 Maio 2017
    Mensagens:
    28,847
    Curtidas Recebidas:
    8,338
    Curtiu:
    1,392
    Ocupação:
    Cubeiro
    Cubos:
    5,504.00
    Nick:
    zSawlyr
    Clan:
    STF
  12. JoaoBolao

    JoaoBolao Razoavel
    VIP

    Afiliado:
    5 Agosto 2019
    Mensagens:
    99
    Curtidas Recebidas:
    81
    Curtiu:
    56
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Trabalhando...
    Localização:
    Hortolândia-SP
    Cubos:
    371.00
    Nick:
    JoaoBolao
    Clan:
    666
    Muda mesmo, já tive muitos problemas emocionais, e sempre foi os games + os amigos online que me ajudava, e ajudava muito!
     
  13. Cavalcanti

    Cavalcanti Lendário
    VIP

    Afiliado:
    21 Dezembro 2016
    Mensagens:
    11,063
    Curtidas Recebidas:
    4,351
    Curtiu:
    490
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Seu Coração
    Cubos:
    1,813.00
    Nick:
    Cantiz
    Bom trabalho!
     
  14. Eragon23

    Eragon23 Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    27 Dezembro 2014
    Mensagens:
    11,224
    Curtidas Recebidas:
    3,483
    Curtiu:
    794
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Desocupado :p
    Localização:
    Nárnia
    Cubos:
    2,489.00
    Nick:
    Eragon23
    Boa matéria :pepporei:
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.