Lo-Fi, uma mistura confusa de sentimentos.

Discussão em 'Classificados' iniciado por Lynn, 30 Janeiro 2020.

Tags:
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. Lynn

    Lynn Hardcore
    Gamers VIP

    Afiliado:
    26 Janeiro 2016
    Mensagens:
    6,321
    Curtidas Recebidas:
    3,349
    Curtiu:
    2,531
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    2,863.00
    Nick:
    yFatov_ | kShynn
    Discord:
    Lynn#8055
    [​IMG]
    Muito provavelmente você já se deparou com algum vídeo onde uma musiquinha agradável toca de fundo enquanto um GIF hipnotizante prende sua atenção à tela. Geralmente carregando um pesar de solidão, alívio, nostalgia e outros sentimentos que mexem com o nosso estado de espírito, o Lo-fi é um gênero musical que tem se expandido e conquistado novos ouvintes a cada dia.

    [​IMG]

    [​IMG]
    [​IMG]
    Seu surgimento se deu na década de 80, quando o DJ William Berger, que tinha um programa de músicas caseiras em sua rádio, passou a divulgar estes trabalhos amadores, e, portanto, de "baixa qualidade". Termo que em inglês significa "Low fidelity" e abreviado, se dá como: "Lo Fi". Justamente por atingir este ponto de "fácil produção", foi que se deu a criação em massa de músicas que particularmente, eu vejo que tem uma qualidade enorme, talvez não em seu processo de desenvolvimento, mas nos sentimentos que a música consegue transmitir.

    De acordo com a Wikipedia: "O Lo-fi é reconhecido atualmente como Lo-fi Hip Hop que é basicamente o antônimo do famoso gênero musical Hip Hop com notas e sons geralmente menos agressivos. Esse novo estilo musical tem uma "fanbase" relativamente jovem em torno dos 13 a 25 anos de idade, sendo um gênero que entrou recentemente em ascensão no mercado das musicas."

    [​IMG]
    [​IMG]
    Existem inúmeras playlists no Spotify carregadas de sons do gênero e, muito acessadas, por sinal. Outro grande portador e distribuidor de obras exclusivas é o SoundCloud, plataforma que muitos músicos amadores (ou não) publicam seus trabalhos. Ela, além de também ser uma rede social, é muito conhecida por conter ferramentas únicas, como os "comentários cronometrados", onde o usuário deixa sua mensagem no minuto e segundo específico da música, além das clássicas aparelhagens de reposts, listas de reprodução, seguidores e downloads digitais. (Inclusive super recomendo).

    Logicamente o Lo-fi também está na maior plataforma de vídeos do mundo, o Youtube. E é justamente nesta que o estilo musical tem se propagado. No Youtube o Lo-fi ganhou ainda mais força para se transformar em um verdadeiro "estilo de vida". Com suas obras ilustradas por GIFs, muitas vezes de animes, cenas nostálgicas de vídeo games ou relacionadas à infância ou, ainda, à solidão, a obra passou a transferir ainda mais da intimidade de seu criador, revelando seus sentimentos e reflexões.

    Ainda no Youtube, é possível encontrar rádios 24 horas de Lo-fi. Elas possuem músicas selecionadas (e muito boas) do estilo, onde além dos artistas e dos nomes das obras, novos sentimentos nos são apresentados. As rádios Lo-fi são muito escutadas quando se quer estudar ou, até mesmo, pegar no sono. E como sugere a descrição, elas não param de tocar músicas, inclusive, algumas estão no ar a mais de 2 anos.

    [​IMG]
    [​IMG]
    Vejo que o Lo-fi funciona como uma forma de meditação. Ele nos faz refletir e relaxar, leva os ouvintes para "outros mundos" e é capaz de distrair ou acalmar alguém facilmente. Por esse motivo alguns usuários da internet o consideram, até mesmo, uma das "maravilhas do mundo". O Lo-fi tem uma grande missão de nos englobar em uma atmosfera utópica, totalmente contrária ao mundo em que vivemos e que é repleta de paz.

    Mas apesar de sua boa fama, noto que o estilo musical é utilizado para "fuga da realidade" com bastante frequência e a busca por melhores momentos durante as músicas se torna um grande vazio existencial, mesmo em seu decorrer. Acontece que o Lo-fi, por mais acolhedor que seja, dá uma impressão de vazio, de solidão. Tanto pelos beats calmos e bem compassados, quanto pelos sons de fundo, como vozes, gritos e risadas de crianças que remetem à infância.

    De toda forma, o Lo-fi é uma mistura confusa de sentimentos. E os GIFs, genialmente utilizados para completar o som, são grandes pedaços de histórias que vão se desenvolvendo e nos curando ou ferindo cada vez mais ao decorrer da própria melodia.

    [​IMG]

    [​IMG]
    E eu escuto Lo-fi todas as noites para dormir. Quando tenho insônia ou estou preocupado consigo me acalmar e "flutuar" pelo meu quarto. Claro, em uma linguagem figurativa. De toda maneira vejo o Lo-Fi como uma inspiração. Não apenas a música, mas os gifs e todas as histórias que surgem em minha mente quando aprecio esta obra tão magnífica. Como agora, sentado com meu notebook no jardim de casa, olhando o vento se chocar contra as rosas que minha avó plantou e sentindo o cheiro da terra molhada tomar conta de mim.

    Uma coisa também muito bacana é a versatilidade da "comunidade Lo-Fi" e, como exemplo de tal, cito a união com o Vaporwave, um outro estilo musical surgido em 2010 e que demonstra uma fascinação pela cultura retrô, entre os anos 80 e 90. Este possui influência de vários gêneros, como o lounge, o jazz suave e as músicas de elevador. Sim, músicas de elevador kkkk. Um dos focos do Vaporwave é a crítica ao comunismo e a cultura popular e, também por este motivo, apesar de bem estranho, não seria muito difícil de imaginar que alguns brasileiros da zoação fizessem um Vaporwave do Bolsonaro:




    Além de tudo, existem versões em Lo-Fi de outras músicas muito conhecidas por aí, também chamadas de sample. Como as do Tim Maia, "Burguesinha" do Seu Jorge, diversas MPBs e tantos outros sons que só enriquecem cada vez mais com suas novas versões. Para concluir, admito que apesar de não ser um dos seus maiores fãs, assumo que o Vaporwave do atual presidente da república ficou realmente bom. Claro, a partir do momento em que ignoramos o contexto das mensagens emitidas pelo mesmo com as vozes no fundo do som e levamos tudo pelo lado melódico e cômico da situação.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Primeira versão postada: 01/07/2019 | Local: Matérias.
    Todos estes banners maravilhosos: yDudz | Linhas: Autores desconhecidos.

    Fontes: Lo-fi (gênero musical) - Wikipédia. | O que é Lo-fi Hip Hop? - Minuto Indie. | Lo-fi Hiphop | E o Estrangeiro de Albert Camus - Quadro em Branco. | Vaporwave - Wikipédia.
     
    CanisMajoris, xSayaka, Sunmi e 3 outras curtiram isso.
  2. GotChuNowRX

    GotChuNowRX Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    28 Maio 2019
    Mensagens:
    1,444
    Curtidas Recebidas:
    570
    Curtiu:
    310
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    352.00
    Nick:
    GotChuNowRX
    Discord:
    GotChuNowRX#8848
    Cara eu sou completamente apaixonado em lo-fi, ultimamente tenho passado 98% do meu tempo vendo vídeos lo-fi.
    è uma sensação completamente gostosa de se presenciar!
     
    Lynn curtiu isso.
  3. passionately

    passionately Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    25 Junho 2017
    Mensagens:
    5,199
    Curtidas Recebidas:
    2,467
    Curtiu:
    1,137
    Ocupação:
    @passionatel...
    Localização:
    curitiba/pr
    Cubos:
    2,148.00
    Nick:
    .
    Meu Deuss, cada tópico seu é um tiro
    Parabéns, sério
     
    Aquaria e Lynn curtiram isso.
  4. Otosaka

    Otosaka Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    8 Setembro 2011
    Mensagens:
    42,872
    Curtidas Recebidas:
    3,684
    Curtiu:
    305
    Cubos:
    603.00
    Nick:
    lo-fi é bom demais! <3
     
  5. TioNog

    TioNog Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    21 Abril 2014
    Mensagens:
    11,523
    Curtidas Recebidas:
    2,465
    Curtiu:
    1,820
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Goiânia
    Cubos:
    1,276.00
    Nick:
    TioNog
    Twitter:
    @guinvd
    Pior q é vdd, toca ja fico triste kkkk
     
  6. Carneficina_RD

    Carneficina_RD Excelente
    VIP

    Afiliado:
    16 Fevereiro 2017
    Mensagens:
    783
    Curtidas Recebidas:
    239
    Curtiu:
    48
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Esperando o...
    Cubos:
    1,005.00
    Nick:
    Carneficina_RD
    Clan:
    3Rm
  7. Sunmi

    Sunmi Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    26 Julho 2015
    Mensagens:
    9,895
    Curtidas Recebidas:
    2,694
    Curtiu:
    2,168
    Sexo:
    Feminino
    Cubos:
    2,838.00
    Nick:
    NightBlueGames
    Simplesmente incrível Lynn. Tava guardando essa análise pra ler bem devagarzinho, porque realmente é algo fantástico.
    Super amei demais, sempre fazendo um ótimo trabalho <3
     
    Lynn curtiu isso.
  8. xSayaka

    xSayaka Mito
    Sub-Direção

    Afiliado:
    11 Outubro 2016
    Mensagens:
    10,760
    Curtidas Recebidas:
    7,182
    Curtiu:
    5,220
    Sexo:
    Feminino
    Ocupação:
    Photoshop?
    Localização:
    Fanalis
    Cubos:
    36,031.00
    Nick:
    xSayaka
    Clan:
    STF
    q banners bonitinhos uahduhs

    ótimo trabalhoor
     
  9. E D U A R D O

    E D U A R D O Excelente
    VIP

    Afiliado:
    9 Setembro 2017
    Mensagens:
    848
    Curtidas Recebidas:
    487
    Curtiu:
    196
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    RS - Rio...
    Cubos:
    193.00
    Nick:
    xFrizky
    Clan:
    9sL
    Não conhecia, obrigado por apresentar :)
     
  10. CanisMajoris

    CanisMajoris Excelente
    VIP

    Afiliado:
    11 Maio 2015
    Mensagens:
    1,859
    Curtidas Recebidas:
    372
    Curtiu:
    397
    Cubos:
    375.00
    Nick:
    CanisMajoris
    Eu adoro esse tipo de música, mas ao mesmo tempo eu odeio. Ótima análise
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.