Apesar de ser lançado em 2013, GTA 5 continua fazendo sucesso, principalmente pelo seu modo on-line e as constantes atualizações, graças a isso, até hoje ele é uns dos jogos mais jogados na atualidade. Antes dele, vieram outros clássicos da mesma franquia e que marcaram a história dos games, e são muitos nostálgicos! Nesta matéria, decidi trazer como era o primeiro GTA, que ainda era em 2D, porém foi considerado um jogo inovador, devido a liberdade que o jogador tinha em sua gameplay, difícil de ver em jogos daquela época.
O nome "Grand Theft Auto", faz alusão a um crime nos EUA que tem esse mesmo nome, basicamente refere-se a furto de veículos de pequeno, médio e grande porte. Atitude que é comum fazemos em jogos como GTA, para nos locomover mais rápido ou somente zoar pela cidade, de um jeito ou de outro, você na maioria das vezes está com um carro, moto, etc...
GTA 1: Como era?
O jogo foi lançado em 1997, pelos estúdios da DMA Design e Tarantula Studios, e na época, estavam disponíveis para PC, Playstation e Game Boy Color. Com uma visão em 2D em terceira pessoa, você podia escolher entre alguns personagens, entre homens ou mulheres, porém nenhum apresentava história ou contexto pra estar ali e todos, em comum, usavam roupas amarelas. Em GTA, haviam vários elementos parecidos com atual, como você ser livre pra ir onde quiser na cidade, que por sinal era muito bem construída e rica em detalhes, eram as Liberty City (Nova Iorque), San Andreas (San Francisco) e Vice City (Miami), se passando no ano de 1990, também haviam perseguições policias que conforme você ia cometendo delitos iriam vir em maior numero atrás de você. Você podia bater e atropelar pedestres, porém, eles não morriam.
Os personagens, em si, não possuíam história, mas o jogo sim. Você era um bandido de "classe baixa", que para subir no mundo do crime, tem que cumprir missões para pessoas poderosas na cidade. Missões essas que consistiam em roubar carros, assassinar pessoas, etc...
Aqui, está uma gameplay do GTA 1:
Polêmicas do jogo:
Nem é preciso dizer que pela liberdade que GTA oferecia e tudo que era possível fazer nele sempre incluía violência ou algo fora da lei, ele recebeu vários processos e acusações nos primeiros dias, coisa que apesar de ser teoricamente ruim, para a divulgação do jogo foi bom, pois assim houve um desejo nas pessoas de ver como esse tal de GTA era. O mesmo que era uma inovação pra época por tudo que se podia fazer nele, principalmente por desta vez não jogarmos com o mocinho e sim com o vilão da história que confronta a policia, isso foi uns dos principais diferencias do game para que se tornasse o que é hoje em dia.
Depois de seu sucesso, o jogo recebeu 2 expansões, em cidades e anos diferentes uma em Londres, 1969 e outra também em Londres, porém dessa vez na cidade de Manchester em 1961. Foram adicionadas carros, npc's novos.
A matéria fica por aqui. Espero que tenham gostado.