Olá Crafltandianos! Estou aqui para lhes apresentar este tutorial sobre como fazer base para uma plantação ou mobtrap com o mínimo de camadas possíveis, para que você possa aproveitar ao máximo o espaço da sua plantação ou suas gaiolas de mob. É um método muito mais eficiente do que fazer vários andares em escada, principalmente em plantações grandes ou mobs distantes. Então vamos lá! [hr] Pré-requisitos: Importante Saber ler atentamente um tutorial; Saber colocar blocos/construir; Estar enjoado do chão mau feito da sua plantação; Entender um pouco de economia dos servidores - bem é importante né? Se tem alguns dos requisitos e gostaria de fazer um chão melhor, espero que este tutorial te ajude [hr] 1º Passo: Reunindo Recursos Bem para começar vamos precisar de alguns materiais, são todos baratos e fáceis de obter; a quantidade vai depender do tamanho da sua plantação: Gelo (Ice)- para os itens deslizarem mais rápido e também para ser usado como fonte de água caso não tenha; Portões (Fence gate) - para funcionar como um bloco mas deixar os itens passarem. Não recomendo placas pois se só uma quebrar todas cairão, mas lembre-se de deixá-los abertos; Água (Water) - é o que vai "empurrar" os itens pelo gelo até onde você está; Terra (Dirt) - vamos precisar para ser possível colocar os portões. Não se preocupe não vai ficar na sua plantação; Laje (Slab) - Pode ser de qualquer material, é para os itens passarem por baixo, mas alçapões também podem servir. IMPORTANTE: Caso seja para uma mobtrap não precisará deste material. [hr] 2º Passo: Fazendo acontecer Agora que você tem todos os matérias jogue os na lava, brincadeira, agora vamos construir, fiz um vídeo (sim! Tem um vídeo) para explicar melhor, não tenho microfone o coloquei o mesmo nick do launcher (Por que? Queira usar capa só isso), bem tem várias dicas no vídeo (Relembrando NÃO jogue os seus itens e materiais na lava): Spoiler https://www.youtube.com/watch?v=ttjfrhmp9hk [hr] 3º Passo: Aproveite! Agora que está tudo feito você pode aproveitar sua nova plantação, poder fazer mais andares se ela for de cacto e o que você quiser a plantação é sua. [hr] Frequently Asked Questions (FAQ): Leia com atenção! Está base não funciona com mobs, o que eu faço? Infelizmente mobs ainda não atravessam blocos (será?), mas você provavelmente colocou laje no lugar de portões ao construir veja deveria estar assim: Spoiler Embaixo da água há portões no lugar das lajes, lembre-se de deixá-los todos abertos ou os mobs não passarão! Os mobs ou plantações não estão vindo até mim, qual o problema? Podem ser algumas coisas verifique todos os itens para resolver, são as causas principais: Spoiler As plantações ou mobs estão muito longe - o máximo de distancia que uma gaiola pode estar é 16 blocos/metros e as plantações só crescem em um raio de 48 blocos/metros, a altura das plantações nunca descobri, mas para mobs 16 blocos/metros em todas as direções. Você se esqueceu de colocar água para os itens/mobs virem até você - acredite isso acontece. O seu servidor está com Mobs desativados - em alguns servidores os mobs/gaiolas só funcionam em um horário do dia, verifique seu servidor no fórum ou pergunte a jogadores mais antigos, para saber é só observar no servidor antes de logar: Spoiler Está indicado no lado direito do nome do servidor ao lado da barra de rolagem: Verifique a posição da laje, caso tenha usado - as lajes devem estar na parte de cima do meio bloco para que os itens passem por baixo. Posso usar portões ao invés de lajes em plantações/mobtraps? Sim, claro ambos funcionam da mesma forma, a laje foi colocada pois alguns não gostam de fazer muitos portões ou não tem tanta madeira disponível! [hr] Changelog: Sempre que o tópico for editado será mostrado aqui 13/01/2017 - Tópico criado
Sempre há alguém perguntando como fazer. Obrigado! Espero que sim! Obrigado! estou trabalhando em um sobre como fazer a água ir na diagonal vou postar em breve! Fiquem a vontade para fazerem sugestões o tópico não é definitivo '-'
Ops.: Era um double post não foi intencional, não tinha percebido que já respondi, pois o tópico não tinha carregado direito então hoje que percebi o post o removi.