Anedota muito engraçada e interessante:
Euler:
Euler:
Vs
Diderot:
Um episódio que durante muitos anos divertiu os salões cultos de toda a Europa foi causado por uma “equação- brincadeira” que EULER inventou para convencer Diderot da existência de Deus. O filosófico francês frequentava nessa altura a corte da monarquia russa e, com a sua brilhante conversação, cada vez conseguia mais adeptos das suas crenças ateo-panteístas.
Catarina II, preocupada, dirigiu-se a EULER que, pelo contrário, sempre fora um fervoroso cristão. EULER, sabendo que Diderot percebia tanto de matemática como de chinês, mandou-lhe dizer que tinha encontrado uma equação algébrica com a qual se demonstrava infalivelmente a existência de Deus. Na noite do encontro entre Euler e Diderot foram convidados os melhores intelectuais presentes em Sãoi Petersburgo. Depois da troca de cumprimentos, Diderot aceitou com prazer a discussão sobre a existência de Deus.
Mas a certa altura, Euler com voz calma disse-lhe: “Senhor, a mais b dividido por n é igual a x: portanto ,Deus existe .Tendes resposta?”
Esta afirmação, partindo de um matemático com a fama de EULER, pareceu a Diderot um discurso perfeitamente sensato e, ignorante como era dos processos algébricos e do seu significado, permaneceu calado por alguns segundos intermináveis. Depois, os espectadores explodiram numa estrondosa gargalhada. Sentindo-se escarnecido, Diderot pediu a Catarina para abandonar a corte e voltar para França. Era exatamente o que a imperatriz queria.
Cômico não é?
#heltonnn ^^