Eu não me vejo como um desenvolvedor de jogos real. Faço jogos porque é divertido, e porque eu adoro jogos e adoro programar, mas eu não faço jogos com a intenção de lhes tornar grandes sucessos, e eu não tento mudar o mundo. Minecraft certamente se tornou um enorme sucesso, e as pessoas estão me dizendo que mudou o mundo dos jogos. Eu nunca quis que isso acontecesse. É certamente lisonjeiro, e gradualmente empurrado para uma espécie de holofote público é interessante.
Um relativamente longo tempo atrás, eu decidi sair do desenvolvimento Minecraft. Jens era a pessoa perfeita para assumir a liderança, e eu queria tentar fazer coisas novas. No início eu falhei tentando fazer algo grande novamente, mas desde que decidi ater apenas a pequenos protótipos e desafios interessantes, eu me diverti muito com o trabalho. Eu não tinha certeza de como eu me encaixo em Mojang onde as pessoas faziam o trabalho real, mas desde que as pessoas disseram que eu era importante para a cultura, eu fiquei.
Eu estava em casa resfriado algumas semanas atrás, quando a internet explodiu de ódio contra mim sobre algum tipo de EULA, situação que eu não tinha nada a ver com. Eu estava confuso. Eu não entendi. Eu twittei isso em frustração. Mais tarde, eu assisti o vídeo "Este é Phil Fish" no YouTube e comecei a perceber que eu não tinha a conexão com meus fãs que eu pensei que eu tinha. Eu me tornei um símbolo. Eu não quero ser um símbolo, responsável por algo grande que eu não entendo, que eu não quero trabalhar, que continua a voltar a mim. Eu não sou um empreendedor. Eu não sou um CEO. Eu sou um programador de computador nerd que gosta de ter opiniões no Twitter.
Assim que esta negociação for finalizada, vou deixar a Mojang e voltar a fazer Ludum Dares e pequenas experiências web. Se algum dia eu acidentalmente fazer algo que parecer ganhar força, eu provavelmente vou abandoná-lo imediatamente.
Considerando a imagem pública de mim já é um pouco torto, eu não espero que para ficar longe de comentários negativos, fazendo isso, mas pelo menos agora eu não vou sentir a responsabilidade de lê-los.
Estou ciente de que isso vai contra muito do que eu já disse em público. Eu não tenho uma boa resposta para isso. Eu também estou ciente de que muitos de vocês estavam me usando como um símbolo de alguma luta percebida. Eu não sou. Eu sou uma pessoa, e eu estou exatamente ali lutando com você.
Eu amo vocês. Todos vocês. Obrigado por transformar Minecraft no que é, mas há também muitos de vocês, e eu não posso ser responsável por algo tão grande. Em certo sentido, ele pertence a Microsoft agora. Em um sentido muito maior, tem pertencido a todos vocês por um longo tempo, e isso nunca vai mudar.
Não é sobre o dinheiro. É sobre a minha sanidade.
Clique para expandir...