Gente, eu estive pensando por um tempo o porquê da economia no Minecraft ser tão falha, e cheguei a seguinte conclusão: Um servidor Multiplayer é feito eminentemente pela economia, ou seja, é através desse dinheiro virtual que o servidor sobrevive. Criar uma economia no Minecraft é extremamente difícil por duas questões: - Minecraft é um jogo que possui recursos infinitos. - Desvalorização de alguns itens perante outros. Não há como criar uma espécie de economia no Minecraft pelo fato dos itens (madeira, diamante, esmeralda e etc) serem infinitos. Basicamente existe dois tipos de infinitos no Minecraft: O Infinito menor e o Infinito maior. Como assim infinito menor e maior? Bom, madeira é infinita, certo? Sim! Ela é abundante? Sim! Agora me diga, diamante é infinito no Minecraft? Sim! É abundante? Nem tanto. Entenda que você pode farmar diamante infinitamente, mas por exemplo, você consegue encher 100 baús de madeira numa velocidade muito superior do que seria com o diamante. É basicamente assim que funciona os Infinitos de Minecraft. Outra questão é a valorização dos Itens, por exemplo: Diamante ou Esmeralda? Vamos lá: Função do Diamante: - É responsável pelos itens com maior durabilidade natural (sem encantamentos) - Responsável pelos Itens com maior eficiência natural (sem encantamentos) - Responsável pela reparação de todos esses itens de eficiência natural e durabilidade natural - É responsável pelo maior número de encantamentos, basicamente ninguém usa livros encantados em por exemplo uma Espada de Ferro ou de Ouro. Função da Esmeralda: - No Minecraft Original, sem alterações de Plugins, a Esmeralda tem como função de ativar o Sinalizador. - No Servidores Craftlandia, com alteração de Plugins, serve como Status de Minerador. Gente, é sério? É sério que o item como o Diamante que tem funções tanto para PVP quanto para eficiência tem um valor menor que a Esmeralda? A única maneira de salvar a economia do Minecraft é excluir o Top Money, pois ou você deixa o dinheiro inteiro do servidor concentrado em uma única pessoa ou você deixa o sistema de dinheiro infinito, afinal, recursos infinitos exige dinheiro infinito, ou seja, ambos desvalorizados. Solução: Consumo e Inexistência dos Itens Basicamente a maneira de salvar a economia é fazer os jogadores consumirem itens, como assim? O Diamante ele é consumido da seguinte forma: Pode-se criar armaduras com ele e principalmente através da reparação, por que achas que o preço do diamante é sempre o mesmo? Por que o diamante ele é consumido, o item diamante ele é criado e excluído várias vezes. O item, o minério diamante é "criado" através mineração e é "consumido" através da reparação e por isso que você não vê ninguém deixando baús e baús de diamante só para "ostentar", pois o diamante, diferente da esmeralda, tem uma função verdadeira no servidor. Por isso que a maneira de deixar a economia viável é "criar funções" para itens cujo o Minecraft Original não possui, como exemplo: - Carvão: Basicamente ele serviria para derreter os blocos de minério, todos os minérios que tu ganhasse no /Minerar viriam na forma de "Blocos de minério", ou seja, além do mais, através do carvão é onde você ganharia mais "XP" que também teria uma função exclusiva. - Ferro: Poderia aumentar a durabilidade de uma ferramenta por uma ferramenta ou armadura por um tempo limitado, exemplo: Por uma Hotbar de Blocos de Ferro você aumentaria a durabilidade da sua Espada em 15% por uma hora. Duas Hotbar Você aumentaria a durabilidade dela em 17% por 2 horas, e etc. - Ouro: Aumentaria a eficiência de uma ferramenta por um tempo limitado, exemplo: Uma otbar de Blocos de Ouro você aumentaria a eficiência (velocidade) de sua Picareta em 20% por uma hora. - Esmeralda: Poderia aumentar a fortuna de uma ferramenta (Picareta, Machado, Enxada e Espada) por um tempo limitado, exemplo: 1 Pack de Blocos de Esmeralda aumentaria a fortuna de qualquer bloco de minério em 30% (Isso também conta com o nível de mineração do Jogador) por uma hora ou menos. - Redstone: A Redstone tem uma função muito interessante, é através dela que existe as poções, então eu acho que deveria ser alterado apenas a força de atuação das poções: Velocidade, Força, Regeneração poderiam ser buffadas. OBS: A aplicação do Ferro, da Esmeralda e do Ouro seriam através de um comando, o nome poderia ser algo genérico como: /buff (Primeiro Item da Hotbar) eficiencia/fortuna/durabilidade Ouro = Eficiência Esmeralda = Fortuna Ferro = Durabilidade OBS: Lembrando que a aplicação do Ferro, Ouro e Esmeralda também valeria em Ferramentas com encantamentos, exemplo: Fortuna 5: Chance de dropar até 10 Blocos de Minério, com a Esmeralda ativada isso poderia aumentar para 13, se fizéssemos o cálculo de um jogador que consegue 20 Blocos de Minério de Esmeralda por minuto, em uma hora ele consegue aproximadamente 1.200 Blocos de Minério, com a ativação da Esmeralda conseguiríamos cerca de 400 blocos a mais. OBS: Valores poderiam ser ajustados para balanceamento entre as funções, o que vale aqui não são os valores mas sim a ideia central. OBS: Mais funções de Itens além dos minérios citados poderiam ser adicionadas em atualizações semanais ou mensais (Como se fosse um Patch Notes)
Hoje em dia é complicado determinar qual será o fator chave pra economia de um servidor. A gente fica preso a essa ideia (pelo menos dentro da 1.5) que a pesca e a venda de armaduras encantadas é o que faz a economia girar... É difícil estabelecer um novo método quando já estamos acostumados com isso. Acredito que não seja necessário excluir o /top money, além de ser uma forma de motivar os players, o dinheiro estar centrado naquele player, não vai deixar de fazer outros jogadores lucrarem.
Não vai deixar de lucrar se o dinheiro do servidor for infinito. O capital concentrado num único jogador desestabiliza e muito a economia, basta ver no início do servidor Legacy, não tinha dinheiro infinito, o servidor tinha uma quantidade limitada de dinheiro que ficaria rodando o servidor durante um tempo, porém o acumulo de dinheiro no top 10 dos mais ricos era cerca de mais de 60% do dinheiro inicial do servidor. A questão aqui entra na proposta do servidor Replay, um servidor 1.5 que seria diferente. Qual o sentido de criar um servidor novo sem nada de diferente a acrescentar? Legacy tava horrível, todo mundo apenas farmava dinheiro e skills, não eram humanos jogando, eram bots.
kkk cara, tá se achando porque come minha namorada? I dai? sabe com quem ela fala pra se confortar? COMIGO sabe com quem ela divide as vitórias na vida dela ? COMIGO i dai que tu faz ela se contorcer na cama e gemer feito uma ambulância? quem beija na boca dela toda noite SOU EU quem cuida dela quando ela tá doente (ou com diarréia) SOU EU enquanto você tá ocupado virando o útero dela do avesso, quem está minerando diamente pra nossa base no minecraft? EU enquanto você tá ocupado massageando a gargante dela por dentro, quem está estudando mudança de coordenadas polares de integrais pra ajudar na prova dela? EU kkkk mano, você perde tempo com essas coisas carnais, mas adivinha quem está zerando outra campanha no total war: warhammer? você é só um pedaço de carne pra ela, qualquer dildo da bad dragon te substitui irmão já o nosso amor não existe nada que possa susbstituir kkkkk agora que você entendeu seu lugar, ela tá pedindo pra você trazer seu amigo na próxima, beleza?