[TUTORIAL - Base em diagonal para mobtrap/plantação]
Olá galerinha! Para quem clicou aqui este tópico é mais um tutorial que trago para vocês que têm dúvidas em fazer uma base para sua mobtrap ou uma plantação, que é uma das partes mais complicadas. Lembrando que este é um tutorial somente da base, para um tutorial mais geral sobre mobtraps veja este tópico.
Este é um projeto que faz os itens e mobs sejam carregados pela água em diagonal, fazendo a mobtrap ser mais rápida; e caso tenha alguma dúvida pergunte abaixo e irei responder o mais rápido possível! Veja como ficará e vamos ao tutorial:
[hr]
1º Passo: Vamos precisar de quê?
Os mesmos materiais que você usaria normalmente para fazer a base da sua mobtrap/plantação, nada a mais e nada a menos; mas recomendo que chão seja de Gelo (Ice) - para os mobs/itens deslizarem mais rápido e ao ser quebrado com a mão se torna Água (Water), também é fácil de conseguir, iremos precisar de 4 delas, independentemente do tamanho da mobtrap, não se preocupe sempre que a água percorre uma distancia menor que 8 blocos/metros e cai ela continua, quase infinitamente.
[hr]
2º Passo: E agora?
Para evitar uso de portões ou placas para parar a água você pode começar a construir pelo meio fazendo uma cruz com 8 blocos a partir do centro em todas as 4 direções, mas se sua mobtrap for par, pode fazer um quadrado 2x2 no meio:
Em seguida faça uma "serrilhado" unindo as 4 pontas, e na ponta de cada um coloque um bloco qualquer e suba um de gelo. Feito isso coloque andares de 7 blocos de comprimento até atingir a parede da sua mobtrap, fazer a parede ajuda na construção, ainda mais se ela for quadrada (15x15, 20x20):
A partir desses andares você ira fazer o contorno, completando a base seguindo o serrilhado do andar anterior:
Lembre-se que fazer as paredes antes da base ajuda na construção e dimensionamento do que estamos fazendo!
Após chegar nas paredes continue para os cantos, sempre respeitando a quantidade de 7 blocos.
Veja para conferir se está tudo certo conte os blocos na diagonal a partir do meio, eles sempre alternarão entre 4 e 3.
Se estiver tudo certo, finalmente coloque a água nos 4 cantos e veja a mágica acontecer. Atenção na distancia das gaiolas até a base!
Aqui está um vídeo mostrando um exemplo de como a base fica em uma mobtrap de 27 mob_spawners, o tamanho da base não é proporcional intencionalmente, poderia ser menor mas não ficaria claro como ela seria se fosse maior.
https://www.youtube.com/watch?v=oXO2Fvp-5Cc
[hr]
3º Passo: Sério, era fácil assim mesmo?
Sim, só lembre-se de proteger sua mobtrap e colocar blocos em cima das gaiolas, e por favor não faça o modelo de 27 gaiolas, a não ser que queira, mas é meio que desnecessário, e também fiz só para testes. Ah deixe um feedback abaixo para melhorar o tópico
[hr]
Dúvidas comuns: Talvez sua resposta esteja aqui
- Esse modelo só serve para mobtraps quadradas?
Bem, é aconselhavel que seja, e qualquer mobtrap pode ser modificada para ser assim, só começar traçando os limites pelos mobs_spawners mais distantes.
- Pode fazer para mim, não consegui fazer, me ajude no servidor tal?
Sei que talvez alguns vão pedir para fazer, e tirar suas dúvidas, dependendo do tempo que eu tiver disponível posso fazer sim preguiçosos
[hr]
Changelog: Histórico de edições
- 13/01/2017 - Tópico criado