Valve anuncia seu próprio sistema operacional, o SteamOS
![[IMG]](http://sphextech.net/wp-content/uploads/2013/09/dfdf.png)
Desde o Big Picture, a Valve vem trabalhando muito para trazer seus jogos de PC à sua sala de estar, a empresa decidiu criar seu próprio sistema operacional completamente voltado para jogos. O SteamOS foi desenvolvido a partir da arquitetura do Linux e tem como foco os jogos na televisão. De acordo com a empresa, o OS será grátis, não dependerá de nenhum outro software e foi projetado para funcionar em “máquinas da sua sala de estar”. O Steam OS será como uma grande expansão do Steam e terá as mesmas funcionalidades do serviço. Através do SteamOS, os desenvolvedores e jogadores poderão se comunicar e os usuários poderão alterar qualquer software ou hardware que eles quiserem, o que trará uma maior interação para os gamers, coisa que só o Linux proporciona.
Quatro novas grandes funcionalidades que estarão, em breve, disponíveis para o SteamOS e para o serviço Steam também foram anunciadas. Agora, o streaming de jogos direto de seu PC ou Mac será possível, a empresa também pretende iterar músicas, programas de TV e filmes em seus serviços, tornando-os disponíveis para compra na loja do Steam e do novo sistema operacional. O Family Sharing, já antes anunciado, estará presente também nos dois serviços da Valve, possibilitando a utilização de uma conta por mais de um computador diferente, o que também se junta com a última funcionalidade, que tornará possível para o usuário escolher que jogos poderão ser vistos por qual computador. Além disso, o SteamOS também terá todas as funcionalidades já presentes no Steam.
A Valve ainda não revelou uma data de lançamento do sistema operacional, mas revelou que ele estará disponível “logo” e, como já dito, o SteamOS será de graça para download.
Valve anuncia gamepad próprio
![[IMG]](http://media.steampowered.com/steam/store/livingroom/controller/SteamController.jpg)
O terceiro anúncio que era esperado que a Valve fizesse acabou de acontecer. Muitas especulações foram feitas sobre o assunto, e a última revelação, depois do SteamOS e das Steam Machines, a empresa de Gabe Newell anunciou o Steam Controller.
O Steam Controller é mais um passo para o plano da Valve de trazer seu serviço, o Steam, inteiramente para as televisões. De acordo com o site, a Valve já está experimentando diferentes tipos de controle desde o ano passado e finalmente chegou ao produto final. O novo Steam Controller será compatível com todos os jogos vendidos na loja virtual e trará uma precisão muito maior na hora de jogar. O controle tem dois trackpads circulares e de acordo com a Valve se assemelha muito à experiência de jogar no mouse, esses trackpads também tem dois ímãs que funcionam para trazer uma sensação de peso para o jogador. Além dos trackpads, na parte central do controle também existe outra tela touch, a tela toda é tocável, como se fosse um único botão. O Steam Controller terá 16 botões. A Valve também criou uma mecânica que permite com que o controle se apresente como se fosse teclado e mouse, e com eles o jogador pode personalizar o que cada botão faz.
Assim como nos outros anúncios, o Steam Controller será completamente aberto e modificável para os usuários. A beta do Steam Controller é a mesma das Steam Machines. O controle não será dependente do SteamOS nem das Steam Machines, mas precisará pelo menos do aplicativo do Steam.
Fonte: Steam