[Análise] Trails of Cold Steel 2 (Explicadinho)

Discussão em 'Arquivo Gamer' iniciado por SkyZin, 25 Fevereiro 2018.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. SkyZin

    SkyZin Razoavel

    Afiliado:
    20 Dezembro 2017
    Mensagens:
    225
    Curtidas Recebidas:
    92
    Curtiu:
    187
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    SC
    Cubos:
    403.00
    Nick:
    Tio_Boy
    Clan:
    Sem
    Discord:
    yTiooo#0992
    Facebook:
    Priv '-'
    Skype:
    priv
    Twitter:
    priv
    [​IMG]
    Ooi tudo bom ?
    bom estou trazendo uma análise do jogo The Legend of Heroes:Trails of Cold Steel II, bom espero que curtam o meu trabalho
    [​IMG]
    The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel 2 é um jogo de PS3 / Vita que foi recém portado para PC, enquanto a versão de ambos os jogos para PS4 será lançada ainda este ano, pelo menos no Japão.
    Para início de conversa, é extremamente desaconselhável jogar "Trails of Cold Steel 2" sem ter jogado o primeiro jogo da série. Não devido aos itens de carry-over, os quais são patéticos, mas devido à toda a história e desenvolvimento dos personagens do primeiro jogo. Sem ter jogado o primeiro, você não sentirá impacto em alguns eventos.
    Se você jogou o primeiro no PS3 ou PS Vita mas não jogou o segundo, não terá problema algum jogando no PC.
    [​IMG]
    Por esta mesma razão é impossível falar sobre "Trails of Cold Steel 2" sem acabar dando alguns leves spoilers.
    Basicamente a história do "Trails of Cold Steel 2" segue acontecimentos do final de Trails of Cold Steel. Após terem falhado em p proteger o país de um golpe de estado, a "Turma 7" fica em uma situação apertada, com inimigos por todos os lados e o líder da turma desaparecido após um dos piores cliffhangers que já vi.
    Novamente, é difícil falar sobre o segundo jogo sem dar leves spoilers. Vamos então começar.
    [​IMG]
    - Data de lançamento: 25 de setembro de 2014
    - Gênero: RPG Eletrônico
    - Estúdio: Nihon Falcom, Marvelous USA, NIS America, Sony Interactive Entertainment
    - Desenvolvedor(s): Nihon Falcom
    - Plataformas : PlayStation 3, PlayStation Vita, PlayStation 4, Microsoft Windows

    [​IMG]
    https://www.youtube.com/watch?v=aN-m1Kijljw
    A trama de Trails of Cold Steel 2 se passa um mês após os eventos do final do primeiro jogo e difere bastante dele. Ao invés da feliz vida escolar do primeiro jogo, estamos agora encarando uma guerra civil.
    [​IMG]
    Medo, censura, propagandas cheias de mentiras, "nobreza" vs. militares, atrocidades da guerra e várias outras temáticas interessantes são trazidas à mesa, além de tecnologias que transformam completamente o campo de batalha, inutilizando táticas e equipamentos anteriores. É possível ver uma forte influência da Primeira Guerra Mundial no mundo de Trails of Cold Steel 2, o que é muito interessante.
    É possível ver uma forte influência da Primeira Guerra Mundial na temática do jogo !
    Mas o tratamento infantilizado sem entrar a fundo nos "horrores da guerra", evitando sangue e mortes ao máximo possível, além de alguns vilões com motivações pífias, são coisas que acabam fazendo com que o tema não seja tão bem explorado quanto poderia ter sido e também tirando um tanto da imersão do jogador. Quase não ver sangue em um jogo sobre uma guerra civil não faz sentido.
    [​IMG]
    A nação de Erebonia, sua história e seus conflitos são interessantes, mas assim como o jogo anterior, o principal foco são os personagens. E aqui há pontos de avanços e retrocessos.
    Primeiro de tudo, você deve resgatar membros da sua escola ao redor do mundo e agora possui a habilidade de escolher quais membros da Turma 7 levar em suas missões, salvo por alguns personagens obrigatórios e outros personagens que podem se juntar à sua equipe durante a missão. Qualquer comparação com a série Suikoden é válida e merecida.
    [​IMG]
    Parece algo bom, mas acaba limitando as interações e eventos que personagens acabam tendo um com o outro, já que parte do jogo é programado para que seja possível no lugar do personagem X, ter Y ou Z.
    Por outro lado, os personagens que são obrigatórios para a missão, acabam tendo um bom enfoque e desenvolvimento, especialmente quando suas próprias famílias e cidades acabam sendo envolvidos na guerra. Há uma boa quantia de drama e tensão na história de Trails of Cold Steel 2, embora seja bizarro ver uma guerra com pouca violência.
    [​IMG]
    Mas, quem jogou o primeiro Trails of Cold Steel provavelmente já sabe o principal apelo deste jogo: waifus. O segundo jogo além de aumentar a quantia de escolhas disponíveis, também permite uma maior escolha de mulheres maduras, o que é muito bem-vindo.
    [​IMG]
    Todos os personagens possuem personalidades únicas e as interações entre cada um deles e com o personagem principal são extremamente interessantes, especialmente para quem gostou do primeiro jogo.
    Uma coisa que acabou aumentando é a quantia de fanservice, agora justificado pela presença de "fontes termais" na cidade que age como "Overworld" do jogo. Um tanto forçado na minha opinião, mas o pior é que a garota da imagem abaixo é a irmã do protagonista...
    [​IMG]
    O tema da Guerra Civil é extremamente interessante, a diferença que novas tecnologias causam no campo de batalha é sentida em toda a história, mas o fato de tudo estar tão "family friendly" sem realmente trazer os horrores que uma verdadeira guerra causa, é o que acabou impedindo que a trama do jogo se desenvolvesse para algo muito melhor.
    Entendo que o objetivo da FALCOM não era criar um jogo maduro com uma classificação etária muito maior que o primeiro jogo devido à violência, mas tenho certeza que teria sido um jogo muito melhor se tivesse sido feito isto.
    [​IMG]
    Conforme já fora dito no início desta análise, é impossível falar sobre Trails of Cold Steel 2 sem acabar dando spoilers sobre o primeiro jogo. Então, o que o segundo jogo acaba introduzindo e que é spoiler? Gundams! Divine Knights!
    [​IMG]
    Mas infelizmente estas batalhas de gigantes são bastante secundárias, ao ponto de parecer um mini-game que é jogado em alguns momentos, e não algo épico como deveria ser.
    The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel 2 não modifica o sistema de batalha do primeiro jogo, mas realiza várias mudanças. Assim como o primeiro jogo, trata-se um sistema por turnos, mas com personagens tendo áreas de movimento limitadas e alguns ataques são capazes de afetar uma área com diversos inimigos (AoE).
    [​IMG]
    Trails of Cold Steel 2 pressupõe que você já tenha jogado o primeiro jogo, por isto os tutoriais de início são poucos e a dificuldade pelo menos nas primeiras 5 horas de jogo, é elevada, mas depois acaba dependendo do quanto de grinding e tempo você investe para adquirir itens, equipamentos e levels. A não ser que você jogue no Easy, filthy casual.
    Um dos elementos chave do jogo, é o sistema de "Orbment", que dá os superpoderes dos membros da Classe 7 e permite equipar o que o jogo chama de "Quartz".
    [​IMG]
    Trails of Cold Steel 2 continua com o problema de ter que escolher entre Quartz que dão Buffs às forças de personagens ou Quartz que dão acesso a novas Magias, mas ele acaba sendo menos problemático pelo fato de você já ter acesso a Quartz que combinam estes dois no início do jogo, assim como Master Quartz que também dão acesso a magias
    Magias estão mais fortes. Elas não demoram mais tanto para ser executadas, várias causam mais danos, há uma maior quantia disponível logo no início do jogo e alguns inimigos acabam tendo fraquezas apenas contra elas, então pelo menos isto fora melhorado.
    Assim como o primeiro jogo, há o sistema de "Linking", onde personagens formam pares (eficaz especialmente quando dois personagens são amigos, bem estilo Fire Emblem) e há alguns bônus que podem dar a seu companheiro, tal como defesa de ataques, um ataque adicional, maior resistência a ataques, etc.
    [​IMG]
    Trails of Cold Steel 2 diversifica os tipos de ataques disponíveis, aumenta a dificuldade de batalhas, aumenta os poderes de habilidade que antes eram pouco usadas, adiciona uma maior quantia de inimigos que são fracos apenas para certas habilidades e melhora o sistema de Orbments.
    Mas, para quem não é fã de batalhas por turnos, ainda continua sendo um sistema bastante cansativo, embora o Modo Turbo acabe ajudando diminuir esta fadiga.
    [​IMG]
    Assim como o primeiro Trails of Cold Steel, o port do segundo jogo foi liderado por ninguém menos do que o "Durante", o modder responsável pelo famoso DSFix, que melhora consideravelmente a experiência do primeiro Dark Souls no PC.
    [​IMG]
    Na versão de PC há opções gráficas, filtros e efeitos que são esperados da versão para PC, suporte a 4K, resoluções Ultrawide, um sistema bem intuitivo mostrando a diferença de cada opção e também a escolha do layout de botões usados, seja botões do Xbox ou do Playstation.
    [​IMG]
    Também, há melhorias no sistema de sombras e iluminação em comparação com o port do primeiro jogo, a nova função de autosave e um recurso de "Quick Load" para a versão da Steam onde o jogo pode abrir diretamente seu save sem carregar os menus e filmes, equivalente ao recurso "Load Save State" de emuladores.
    https://www.youtube.com/watch?v=h5EhwJvJqDk
    E além disto, há o Modo Turbo, o qual estou começando considerar obrigatório em JRPGs que dependem de grinding, o qual também ganhou uma "turbinada". Agora é possível ajustar a sua velocidade, o que é muito bem vindo pois há alguns mapas que são grandes e vazios demais.
    https://www.youtube.com/watch?v=nADgwldxjL0
    Trails of Cold Steel 2 é um port muito completo, otimizado e cheio de novos recursos que provavelmente nem na futura versão de PS4 estarão presentes.
    Falando em mapas, Trails of Cold Steel 2 melhora esta questão em relação ao primeiro jogo. Ao invés do excesso de dungeons como havia no primeiro, há uma maior ênfase em cidades e estradas conectando estas. Há dungeons similares aos do primeiro jogo, mas estes são opcionais, mais curtos e variados.
    [​IMG]
    [​IMG]
    Porém, ele sofre o mesmo problema do primeiro jogo. Embora alguns sejam mais bonitos e detalhados que outros, muitos destes cenários são genéricos, com a menor quantia possível de polígonos e objetos, para que sejam compatíveis com o hardware limitado do PS Vita.
    [​IMG]
    Enfim, The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel 2 é um jogo fortemente estilizado para parecer um anime, o que faz com que seus gráficos por mais simples que sejam acabem ficando bastante "coloridos" e "bonitos" em cenários limitados, mas assim como o primeiro, ele realmente sofre por ser um port do PS Vita.
    [​IMG]
    Trails of Cold Steel 2 continua com boa parte da trilha sonora do primeiro jogo. Embora ela seja adequada ao jogo, não é nada memorável e o fato de você estar escutando diversas das mesmas faixas novamente, faz com que elas se tornem ainda mais esquecíveis.
    https://www.youtube.com/watch?v=qimVJSMapAo
    Acredito que o desenvolvimento deste jogo tenha começado enquanto o primeiro ainda estava sendo desenvolvido, por isso a repetição de músicas, mas realmente espero que acrescentem mais variedade no terceiro jogo... Sei que todo jogo não pode ser um Persona 5, mas realmente é um jogo que fez eu e várias outras pessoas reverem completamente o quão importante música é para um jogo.
    Mas, embora Trails of Cold Steel 2 não se destaque em sua trilha sonora, há um elemento onde ele é um dos melhores e mais vívidos JRPGs que já joguei até agora, melhor até que o Persona 5: dublagem.
    https://www.youtube.com/watch?v=FxzIPPQFKZQ
    Embora os otakus puritanos que prefiram áudio em japonês fiquem desapontados pelo fato de não existir a escolha de áudio japonês (embora já exista um mod para isso), não é exagero falar que esta é uma das melhores dublagens para inglês que já escutei em um JRPG. Além da qualidade do áudio das gravações estar%2
     
    Wasmachine e _KauanGaming curtiram isso.
  2. Otosaka

    Otosaka Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    8 Setembro 2011
    Mensagens:
    42,870
    Curtidas Recebidas:
    3,685
    Curtiu:
    305
    Cubos:
    604.00
    Nick:
    Muito bom, boa análise!​
     
  3. BiriZ

    BiriZ Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    10 Agosto 2017
    Mensagens:
    12,643
    Curtidas Recebidas:
    1,697
    Curtiu:
    1,424
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    2.00
    Nick:
    kkkkkkk
    Ótima analise!

    Enviado de Marte usando Tapatalk
     
  4. Wasmachine

    Wasmachine Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    7 Março 2013
    Mensagens:
    18,486
    Curtidas Recebidas:
    2,878
    Curtiu:
    2,411
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,045.51
    Nick:
    ~
    Clan:
    nLL
    parabéns pelo tópico, ficou mto foda!!
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.