![[IMG]](https://image.prntscr.com/image/nSERhLSyR929vDAvN2Zcgg.jpg)
Ooi, tudo bom?
Trago hoje uma análise de The Last Guardian, pela segunda vez.
![[IMG]](https://image.prntscr.com/image/Cn82qYHCRle5Gsd5Gmy6sg.gif)
Desenvolvido pela SIE Japan Studio, The Last Guardian também conhecido como Hitokui no Owashi Toriko no Japão, é um jogo de gênero ação-aventura lançado para PlayStation 4 e projetado por Fumito Ueda.
https://www.youtube.com/watch?v=zXLZvsSmBIs
![[IMG]](http://i.imgur.com/PED0TSW.jpg)
- Data de lançamento inicial: 6 de dezembro de 2016
- Projetista: Fumito Ueda
- Gênero: ação-aventura
- Plataforma: PS4
- Desenvolvedores: Team ICO, Sony Interactive Entertainment, SIE Japan Studio, GenDESIGN
![[IMG]](http://i.imgur.com/MY7aAAq.png)
A história gira em torno de um garoto de nome não revelado e uma criatura gigantesca, denominada Trico. O menino que após ser capturado pela criatura acaba em um vale aparentemente deserto, mas que esconde grandes mistérios e puzzles por trás das enormes muralhas e construções que circulam as terras. Assim como seus antecessores ICO e Shadow of the Colossus, The Last Guardian deixa buracos na história que permitem o jogador depender da imaginação para preencher as lacunas. Não há muitos diálogos além do garoto tentando se comunicar com a fera e a narração de um homem que demonstra ser mais velho e entender bastante do que está acontecendo, o jogador deve apreciar o cenário e aprender a superar cada um dos obstáculos, tentar entender partes sem explicação do enredo e criar suas próprias teorias.
Mesmo que alguns nunca tenham jogado algum game da Team ICO, creio que muita gente conhece The Last Guardian pelo seu tempo enorme de desenvolvimento, basicamente 10 anos de trabalho. Criação que começou logo após o lançamento e total sucesso de Shadow of the Colossus, título anterior do projetista Fumito Ueda.
![[IMG]](https://i.imgur.com/iEn0CoU.png)
[hr]
![[IMG]](http://i.imgur.com/rwS4goS.png)
Os gráficos de Last Guardian assim como todos os jogos de Ueda não apelam para algo super realista, mas totalmente o contrário: simples porém encantador. Os cenários são sempre em uma cor cinzenta, amarelada e por aí vai, algo um pouco ''Cartoonizado'' talvez e com um toque mais ''desenho''. Os climas de jogo criados por Fumito são completamente diferentes e os gráficos contribuem para tal. Mesmo que sejam bem simples não deixam de ser bonitos e dão de dez a zero em muitos games com visuais hiper realistas.
![[IMG]](https://i.imgur.com/s1YD97S.png)
Algo que me chamou muito a atenção e com certeza de outras pessoas também, foi a pelagem da criatura, Trico. Algo que ficou muito ''vivo'', as penas se mexendo com o vento e o brilho delas quando expostas à luz. Além dos cenários super bonitos com construções enormes e bem detalhadas.
[hr]
![[IMG]](http://i.imgur.com/fTcXTs4.png)
The Last Guardian também tem a essência Ueda como fórmula, assim como Shadow e ICO anteriormente, a jogabilidade do jogo é bem ''solta'' e o personagem por ser jovem tem movimentações bem desajeitadas.
O objetivo do jogo é juntamente de seu parceiro Trico, superar todos os obstáculos e conseguir escapar do vale misterioso. O que diferencia TLG dos seus antecessores é a presença da fera gigante como seu maior aliado. Trico é particularmente interessante por conta de sua forma realista de se comportar, a mecânica do personagem foi desenvolvida justamente para esse meio e por sinal deu muito certo.
![[IMG]](https://i.imgur.com/TY5KAIz.png)
O jogo em si abusa bastante das cores marrom e cinza nos cenários, algo que traz um clima meio confuso porém com o mesmo impacto que deveria causar, segundo Fumito Ueda. Podemos perceber que se por acaso os cenários fossem de cores diferentes o ambiente não seria mais o mesmo, e ficaria com uma ''cara'' totalmente nova fugindo do conceito que são os games do japonês.
[hr]
![[IMG]](http://i.imgur.com/voRcvPr.png)
Aí está um dos pontos mais fortes nos jogos da Team ICO, a música. Formada por uma orquestra que varia conforme o cenário e as situações, as trilhas sonoras são de extrema importância para que as ocasiões ao decorrer do jogo tenham o mesmo impacto que Ueda deseja.
1
https://www.youtube.com/watch?v=F3XoaRmByFs
2
https://www.youtube.com/watch?v=u4KkTvnf8i0
3
https://www.youtube.com/watch?v=jaQ6ZDrbXqQ
[hr]
![[IMG]](http://i.imgur.com/uHN4goi.png)
- Trilha sonora impactante
- História emocionante
- Gráficos lindos
- Diferente
- Uma ótima imersão
- Companheirismo
![[IMG]](http://i.imgur.com/gDnpGoo.png)
- Alguns bugs de cenário
- Exclusivo de PS4. :C
[hr]
![[IMG]](http://i.imgur.com/PbBp7Ct.png)
História: 10
Trilha: 10
Cenários: 9
Acessibilidade: 7
Imersão: 9.8
Toque emocional: 9.8
Diversão: 9
Personagens: 10
Nota final: 9.8
![[IMG]](https://image.prntscr.com/image/Cn82qYHCRle5Gsd5Gmy6sg.gif)
E aí, gostou? Então finalizamos por aqui e até mais!
Fonte(s):
Meu conhecimento mesmo, e: 1
[hr]
![[IMG]](https://i.imgur.com/XvIEUHz.png)
[hr]