Afinal, o que é Música Popular Brasileira? [MPB] | Com: Flakes, Shido, Lynn, Zitey, Kauan e Mathieu.

Discussão em 'Classificados' iniciado por Lynn, 3 Fevereiro 2020.

Tags:
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. Lynn

    Lynn Hardcore
    Gamers VIP

    Afiliado:
    26 Janeiro 2016
    Mensagens:
    6,321
    Curtidas Recebidas:
    3,349
    Curtiu:
    2,531
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    2,863.00
    Nick:
    yFatov_ | kShynn
    Discord:
    Lynn#8055
    [​IMG]
    Buenas :pepponotificao::peppofeliz:
    Hoje trago a vocês uma novidade por aqui. Neste tópico teremos a participação de diversos convidados especiais. Confiram nossa análise de hoje: Afinal, o que é MPB? | Com: yFlakes, Shidexyz_, Lynn, Zitey, KauanGaming e MathieuKen. \o/
    [​IMG]
    yFlakes: Para começar a entender a MPB precisamos fazer uma viagem no tempo para meados dos séculos XVII e XIX, quando você nem sequer pensava em nascer. Nesta época não existia funk, muito menos algo do tipo e a sensação do momento eram 2 ritmos, o Lundu, de origem africana e a Modinha, de origem portuguesa. Com a evolução desses ritmos mais para frente veio a surgir o Samba, nas regiões do Rio de Janeiro, que foi também influenciado pela capoeira. Com sua constante evolução, na década de 50 grandes nomes influenciaram o surgimento do movimento musical Bossa Nova, que contava o cotidiano brasileiro. Sendo este o Berço da MPB. Foi a Bossa nova que reuniu grandes nomes como Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Porém, como alguns artistas não queriam assumir um "outro lado", criaram a MPM - Música Popular Moderna. Futuramente, com outros grandes nomes se juntando à MPM, acabou que o movimento foi se expandindo cada vez mais e criando um novo estilo, a MPB - Música Popular Brasileira, que influenciou protestos e belas canções.
    [​IMG]
    Shidexyz_: Uma das primeiras músicas populares no Brasil foi o Arrastão, escrita por Edu Lobo e Vini Moraes.
    Arrastão
    apresentou o que viria se tornar MPB. Nos anos seguintes, vieram diversos
    sucessos que marcaram as primeiras canções populares do Brasil, quais, no começo, tinham letras críticas. Muitos ficaram famosos por fazerem tais obras protestando contra a ditadura brasileira. Mas, infelizmente, alguns não conseguiram escapar da censura. Somente de 1967 em diante começaram a parar de fazer críticas e usar muitos trocadilhos, entre os principais cantores da década de 60 e 70, destaco o
    Caetano Veloso. Mas há muitos nomes que fizeram grandes obras, como Chico Buarque e Gilberto Gil. Aqui vai uma lista com algumas das principais MPBs que marcaram seu período: Domingo no Parque - Gilberto Gil | O Leãozinho - Caetano Veloso | A Banda - Chico Buarque | País Tropical - Jorge Ben Jor | Garota de Ipanema - Tom Jobim.
    [​IMG]
    Lynn: Sobre flores e canhões, a era da resistência contra a censura foi, de certo modo, uma das principais alavancas para o surgimento da MPB. Desta forma ela se estruturou com letras críticas e bem pensadas, serviu de bandeira de luta e ficou conhecida como canção de protesto. Um de seus principais objetivos era driblar o obvio e transmitir as mensagens políticas e sociais através de metáforas ou palavras com o mesmo som e significados diferentes. Um grande clássico dessa era é a música de Geraldo Vandré, Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores, que foi vetada e gerou uma grande perseguição a seu compositor, obrigando-o a fugir do país. A mesma, além de convocar diretamente a população para a luta, revelava a triste realidade daquela época, por exemplo, em seus versos que dizem: "Pelos campos há fome / em grandes plantações". Outros sons de destaque da mesma temática são Apesar de você, de Chico Buarque; Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, de Roberto e Erasmo Carlos; Cálice, de Gilberto Gil e Chico Buarque; O bêbado e a equilibrista, de Aldir Blanc e João Bosco; Alegria, alegria, de Caetano Veloso e tantas outras.

    Ao mesmo tempo em que toda essa perseguição ocorria, surgiam e se popularizavam cada vez mais no Brasil os festivais e a televisão e, com isso, as músicas que antes poderiam ser escutadas apenas por meio das rádios, somaram-se ao visual e ao presencial e geraram grandes espetáculos que consagraram de vez a MPB e seus cantores. Como o esperado, nem assim a censura acabou, na verdade, ela ganhou ainda mais força. Em uma apresentação de Chico Buarque e Gilberto Gil, no festival Phono 73, por exemplo, o áudio dos cantores foi cortado, obrigando-os a encerrar a apresentação da música "Cálice" naquele mesmo momento. Ainda assim os festivais eram adorados pelo povo, os mesmos continham concursos de canções inéditas e originais, apresentados por cerca de 20 anos nas emissoras de televisão (1965 - 1985) e apresentaram intérpretes da MPB até hoje renomados, como Nara Leão, Elis Regina, Jair Rodrigues, Tom Jobim, Oswaldo Montenegro, Jessé, Guilherme Arantes e tantos outros, também citados durante o decorrer da análise.
    [​IMG]
    Zitey: A Jovem Guarda se caracterizou por ser um movimento da cultura brasileira marcado pela musicalidade, comportamento e vestimentas muito influenciados pelo fenômeno do Rock que tomava o mundo na década de 1960. Influenciados pelo rock and roll da década e sob o guarda-chuva de composições dos Beatles, muitos músicos compunham suas letras de acordo com temáticas amorosas, numa pegada entre o estilo americano e o inglês. O movimento da Jovem Guarda trouxe à MPB uma consonância entre o que se ouvia no país e os sucessos internacionais, algo extremamente coeso com a situação política do Brasil na década de 60: era preciso um alinhamento ideológico comportamental entre os países capitalistas, ainda mais visando o fato que o verde-amarelo estava numa de suas fases mais ferrenhas de anticomunismo, graças ao Golpe de 1964. Dessa forma, como as letras das músicas de "ié-ié-ié" - em referência ao "yeah-yeah-yeah" dos Beatles - não eram politizadas, muitos criticavam essa corrente. Os maiores nomes da Jovem Guarda incluem Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Ronnie Von, Reginaldo Rossi, Jorge Ben Jor, Os Incríveis etc. Muitos dos cantores dessa época, que foi característica da segunda metade da década de 1960, continuaram em diversos estilos musicais presentes na MPB.

    A Tropicália ou Tropicalismo foi um movimento cultural brasileiro que estabeleceu um sincretismo entre elementos tradicionais da cultura brasileira e elementos totalmente inovadores para a cultura pop da época. Por meio de uma mescla entre o pop brasileiro e o pop estrangeiro, com elementos do rock 'n' roll e guitarras elétricas, a Tropicália, no fim da década de 60, trouxe à tona novamente o movimento antropofágico na cultura brasileira. Os artistas tropicalistas utilizaram do conceito cunhado por Oswald de Andrade na Primeira Geração do Modernismo, a Antropofagia -
    absorção e reinterpretação de elementos estrangeiros sob perspectiva nacional -, para transformarem a arte brasileira. Assim, na música, apesar da não aceitação por parte de membros da esquerda que traziam uma patrulha ideológica ao contexto artístico, conjuntos como Os Mutantes, juntamente a Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé, traziam instrumentos tipicamente americanos para um som tipicamente brasileiro, como pode ser visto na música "2001", d'Os Mutantes. O brega, o rock psicodélico e a cultura popular foram os pilares para a manifestação da cultura da Tropicália.
    [​IMG]
    KauanGaming: Antes de mais nada, devemos saber que o surgimento da Bossa Nova ocorreu no Brasil, em 1950. E nessa época muitos a consideravam como uma forma de tocar samba - tendo também uma grande influência do jazz. Bom, mas a pergunta que não quer calar é a seguinte, A Bossa Nova e as outras misturas de ritmo Ainda são MPB? Vamos analisar: elas se encaixam com o estilo da Bossa Nova principalmente pelo fato de que podemos utilizar o violão, o atabaque, o pandeiro e a guitarra para criamos ritmos diferenciados. Assim como a Bossa Nova também utiliza instrumentos um tão quanto parecidos, como violão, o piano, o contrabaixo e a bateria. Assim, as misturas de ritmos podem estar trazendo algo realmente diferenciado para a música. A mistura com o rock, como os sons de Cássia Eller, Rita Lee e Raul Seixas, ou, ainda, a inédita ascensão do funk e as novas vertentes do samba ajudaram a "alargar" os conceitos de MPB e, alargar de tal forma que atualmente sequer conseguimos definir com exata certeza o que é ou não. De toda forma, existe um certo consenso por aí: "nem tudo é MPB, mas a MPB tem, sim, várias influências diferentes e não é homogênea."
    [​IMG]
    MathieuKen: É inegável a importância que Música Popular Brasileira tem, sendo considerada como um dos símbolos de nossa gente, seus hábitos, seus fazeres, haveres e falares. Historicamente ela também se manteve presente, seja como forma de revolução ou até mesmo de manifestação. Um bom exemplo a ser citado no ponto de vista histórico é a Ditadura Militar: inconformados com a situação política que o Brasil enfrentava na época, os artistas que pertenciam à Música Popular Brasileira passaram a expor nas suas composições a revolta que sentiam pela situação do país. Surgiram dentro da MPB outros movimentos musicais vinculados, como o “Tropicalismo”. Artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Os Mutantes, Gal Costa, Tom Zé, entre outros, clamavam em suas músicas por liberdade, o que atraia ainda mais a atenção dos militares. Por conta disso, muitos desses artistas foram obrigados a sair do país e viver exilados no exterior, devido aos riscos que corriam em sua própria nação. Atualmente a nova geração da MPB permitiu-se inovar a partir da influência de gêneros como folk, indie, rock alternativo, pop ou pop-rock, que são destaques na música mundial contemporânea. Dentre alguns nomes que podem ser citados estão Tiago Iorc, Rubel, Clarice Falcão, Marcelo Jeneci e Anavitória.

    [​IMG]

    Agradeço a leitura!
    Todos os banners: Tavio | Linhas: Autores desconhecidos.

    Obrigado MathieuKen e Zitey pelas dicas e pela revisão, vocês ajudaram a enriquecer ainda mais este tópico!

    Fontes: MPB - Wikipédia. | Conheça a história da Música Popular Brasileira - Letras. | Grandes nomes da MPB: 15 cantores que fizeram história - Letras. | MPB - Música Popular Brasileira - Toda Matéria. | Músicas da Ditadura Militar - Toda Matéria. | Quem é a nova geração da MPB? - Fala Universidades. | Bossa nova - Wikipédia. | História da MPB: Entenda mais sobre o estilo musical que resistiu e se transformou junto com o Brasil - Grupo Unis. | Jovem Guarda - Wikipédia.
     
    sirTorinovisk, zDeepy, .Carol e 3 outras curtiram isso.
  2. TioNog

    TioNog Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    21 Abril 2014
    Mensagens:
    11,523
    Curtidas Recebidas:
    2,465
    Curtiu:
    1,820
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Goiânia
    Cubos:
    1,276.00
    Nick:
    TioNog
    Twitter:
    @guinvd
    Monstros!
    Boa Análise!
     
    .Carol curtiu isso.
  3. Zitey

    Zitey Excelente
    VIP

    Afiliado:
    31 Julho 2014
    Mensagens:
    1,136
    Curtidas Recebidas:
    494
    Curtiu:
    120
    Cubos:
    8,436.00
    Nick:
    ZiteyTheMago
    Clan:
    VRS
    Que análise, meus amigos!
    Não é comum que eu venha comentar em tópicos da nossa área, porém esse é um caso de exceção. Parabéns ao Lynn pela iniciativa e aos demais jornalistas pelo trabalho. Viva à MPB pois a Arte Livre é a Arte Brasileira!
     
    .Carol, Lynn e Flakes_ curtiram isso.
  4. Cavalcanti

    Cavalcanti Lendário
    VIP

    Afiliado:
    21 Dezembro 2016
    Mensagens:
    11,063
    Curtidas Recebidas:
    4,351
    Curtiu:
    490
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Seu Coração
    Cubos:
    1,813.00
    Nick:
    Cantiz
    Bom trabalho, todos os jornalistas estão de parabéns!
     
    .Carol curtiu isso.
  5. Flakes_

    Flakes_ Hardcore
    Gamers VIP

    Afiliado:
    15 Julho 2017
    Mensagens:
    18,305
    Curtidas Recebidas:
    3,184
    Curtiu:
    722
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Designer
    Localização:
    Minas Gerais
    Cubos:
    68,228.00
    Nick:
    Flakes_
    Discord:
    yFlakes#9445
    Skype:
    yFlakes
    Parabéns a todos, deu muito bom, quem precisa de resp quando se tem @MathieuKen e @Zitey corrigindo.
     
    Lynn e .Carol curtiram isso.
  6. 1212

    1212 Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    8 Dezembro 2019
    Mensagens:
    3,571
    Curtidas Recebidas:
    1,954
    Curtiu:
    1,561
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    490.00
    Nick:
    -
    ótimo trabalho, parabéns
     
    .Carol curtiu isso.
  7. Carneficina_RD

    Carneficina_RD Excelente
    VIP

    Afiliado:
    16 Fevereiro 2017
    Mensagens:
    783
    Curtidas Recebidas:
    239
    Curtiu:
    48
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Esperando o...
    Cubos:
    1,005.00
    Nick:
    Carneficina_RD
    Clan:
    3Rm
    Bom Trabalho !!
     
    .Carol curtiu isso.
  8. ELFO_

    ELFO_ Excelente
    VIP

    Afiliado:
    9 Novembro 2015
    Mensagens:
    494
    Curtidas Recebidas:
    401
    Curtiu:
    181
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    935.00
    Nick:
    ELFO_
    Discord:
    ELFO#7757
    Ótimo trabalho.:beleza:
    Continuem assim.:fogo:
     
    .Carol curtiu isso.
  9. Shidoh

    Shidoh Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    30 Setembro 2017
    Mensagens:
    2,012
    Curtidas Recebidas:
    818
    Curtiu:
    56
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Sonserino
    Localização:
    Canadá
    Cubos:
    473.00
    Nick:
    _shido_
    Clan:
    SLY
    Discord:
    _shido_#4924
    Facebook:
    nem
    Skype:
    nem
    Twitter:
    nem
    YouTube:
    nem
    Mano, foi um prazer participar. sz
    O melhor responsável do Jornal não é os staffer's, e sim Mathieu e Zitey asdhuasduhadsads
    Parabéns a todos os outros que participaram, cada parte ficou maravilhosa. s2
     
    Lynn e .Carol curtiram isso.
  10. .Carol

    .Carol Topper
    VIP

    Afiliado:
    20 Dezembro 2012
    Mensagens:
    12,049
    Curtidas Recebidas:
    10,696
    Curtiu:
    50,431
    Sexo:
    Feminino
    Cubos:
    2,638.00
    Nick:
    .
    Ótimo trabalho
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.