- Entrou
- Out 29, 2017
- Mensagens
- 5,683
- Pontuação de reação
- 3,706
- Localização
- Neo Química Arena
- Cubos
- 1,353
Eai fanfarrão?!
Pelo título é assustador de se pensar, estamos perdendo nossos direitos sobre jogos obtidos por nós mesmos?
Mas vamos com calma que irei te dar o contexto do que está acontecendo.
Por mais que a vontade seja mostrar o quão Oda foi um gênio em usar o Luffy como rei dos piratas...
Tudo começou com Visa e Mastercard apertando o cerco em plataformas como Itch.io e Steam, tudo por uma pressão vindo de grupos conservadores desde 2009, a Collective Shout.
Esses caras, desde o início de julho de 2025, soltaram uma carta aberta pedindo pra processadoras de pagamento cortarem apoio a jogos com conteúdo adulto, especialmente depois do escândalo com o jogo "Sem Piedade" que possuía crimes hediondos que podiam ser cometidos por jogadores, tais crimes que eram o objetivo do jogo, e não estou falando de algo que é retratado no GTA, por exemplo.
"Em 2014, o Collective Shout protestou contra o videogame Grand Theft Auto V (GTA V). Eles descreveram o GTA V como um 'videogame que incentiva os jogadores a assassinar mulheres brutalmente para entretenimento'.
O jogo foi banido das redes de varejo Target e Kmart na Austrália naquele ano."
Wikipedia
O jogo foi banido das redes de varejo Target e Kmart na Austrália naquele ano."
Wikipedia
A questão é que, após meses tentando falar com a Steam e sendo ignorados,
eles foram direto nas empresas que cuidam do dinheiro.
Em nota, o grupo ativista se pronuncia esclarecendo a decisão:
“Em resposta a alegações falsas e desinformação sobre nossa campanha, queremos esclarecer os fatos. Alguns perguntaram por que envolvemos processadores de pagamento, e outros afirmaram que somos responsáveis pelo Itch.io remover todo o conteúdo NSFW.
Expressamos nossa objeção a jogos de estrupo e incesto no Steam por meses, e eles nos ignoraram por meses. Recorremos aos processadores de pagamento porque o Steam não nos respondeu.
Solicitamos ao Itch.io que removesse jogos de estrupo e incesto que, em nossa visão, normalizavam a violência e o abuso contra mulheres. O Itch.io tomou a decisão de remover todo o conteúdo NSFW. Nossas objeções eram contra conteúdos que envolviam violência e tortura sexualizada contra mulheres.”
Fonte: 1
Nisso a Steam,
para não perder o suporte dessas processadoras, deu uma limpa no catálogo e removeu mais de 500 jogos com temas adultos.
A Itch.io, que é tipo o paraíso dos jogos indie,
também cortou todo o conteúdo NSFW pra se proteger.
Até aí, você pode pensar:
“Beleza, só tão tirando uns jogos estranhos, qual o problema?"
O problema, essa limpa tá pegando jogos que vão muito além de temas pesados.
Tem jogo indie, tem expressão artística de comunidades como LGBTQIA+ e até furry que tão sendo jogados no mesmo saco. No X, o pessoal tá chamando isso de censura disfarçada de “proteção”.
Uma pesquisa feita pelo Radiant G (Press SPACE to Jump) mostra um estrago. Em média 80% dos criadores afetados são queer, mais da metade são trans ou de baixa renda, e muitos tão vendo a grana sumir porque seus jogos e quadrinhos foram desindexados.
Gostaria de ressaltar que aqui, trago informações de modo geral do artigo, é notável perceber e analisar que não somente jogos foram afetados, como mencionado antes, abaixo uma tradução dos dados coletados pela pesquisa de Radiant G (Ao todo 70 pessoas responderam) e separados:
- Mídia Afetada:
- Mais da metade (13) produzia novelas visuais (visual novels).
- Cinco criavam jogos de RPG de mesa (TTRPGs).
- Cinco produziam quadrinhos ou zines.
- Cinco faziam ativos digitais (como assets para jogos).
- Dois eram autores de romances ou light novels.
- Características dos Conteúdos:
- 100% dos 25 criadores produziam mídia adulta/18+, mas três relataram que conteúdos não-adultos também foram afetados.
- 80% criavam mídia com temas LGBTQIA+.
- Mais da metade produzia romance ou horror.
- 28% faziam mídia com temas furry.
- Perfil dos Criadores:
- 80% se identificaram como queer, sendo mais da metade transgênero.
- Mais da metade eram neurodivergentes.
- Mais da metade eram de baixa renda.
- 16% preferiram não compartilhar informações pessoais.
A pesquisa destaca que os criadores mais afetados são de grupos já vulneráveis, o que torna o impacto financeiro (afinal ganhavam monetariamente com isso) e emocional ainda mais grave.
Diante destas informações e percepções, infelizmente, isso não é só sobre jogos +18,
é sobre apagar vozes de comunidades inteiras baseada em sua crença!
Se até o GTA entrou na mira,
imagina o que pode acontecer com outros jogos grandes, tipo
The Witcher ou Cyberpunk devido a umas cenas mais quentes?
"Ah, mas o que tem demais nisso?"
Veja por si, conforme tweet do @Core__Core, vulgo Core das antigas:
Ou seja, mesmo comprando a obtenção desse jogo,
ELE VAI SUMIR DA TUA BIBLIOTECA DE GRAÇA
Tecnicamente, as plataformas podem fazer isso devido aos termos de serviço que a gente aceita?
(Sem ler, mas não ao caso–).
Sem contar que por mais que seja uma "atitude nobre" diante de várias categorias ALÉM de jogos com tópicos envolvendo gore e nsfw massivo, muitos jogos populares acabam sendo prejudicados nesse processo, uma perca enorme para diversos criadores e programadores, como foi o caso de muitos citados acima...
MAS
Fugindo do teórico, na prática, por se tratar de algo abusivo ao consumidor, aqui no Brasil, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor poderia entrar nessa briga, mas ainda não tem um caso concreto para testar.
Só planejamento teórico, algo que (comentando superficialmente), deixou a Nintendo irritada visto que ela possui uma atualização de termos que AQUI não tem poder por serem consideradas abusivas.
Enfim, ao todo é uma situação complicada, tenho saudades de quando os jogos não eram abordados como motivos de pautas da sociedade e serviriam como diversão somente
(record discorda com essa fala, mas ok)
O que acham?
Enquanto me dizem, irei me estressar em achar o H
em: Brawhahaalha
