AOPA FIOTE OCES TÃO BÃO?
Acredito que a maioria já deve ter visto os anúncios da Sony. Pois bem, esta matéria é sobre o PS5 PRO, mas não sobre seu lançamento em si. MAS COMO ASSIM? Vamos lá, o que temos de novo no PS5 Pro, que, vale lembrar, está custando 700 dólares (sem o leitor de mídia física) É dito que ele possui 67% a mais de poder de processamento e é 28% mais rápido no acesso à memória, garantindo um desempenho 45% mais rápido nos jogos. Temos também um Ray Tracing aprimorado, que é mais perceptível nas luzes, e, por fim, uma tecnologia exclusiva para renderizar imagens (é como um DLSS ou FSR, só que da Sony).
O que quero abordar neste tópico é: Vale realmente esse valor? Na minha humilde opinião, os anúncios de jogos foram relativamente fracos, e o pior: a grande maioria são títulos para o PS4 também, o que reforça a pergunta. O PS5 Pro realmente vale a pena?
Outro ponto que quero ressaltar aqui é o Ray Tracing. Hoje em dia, a maioria joga títulos como COD ou Fifa nos consoles, calma, pequeno gafanhoto, o que quero dizer é: A maioria que realmente vai parar para prestar atenção nesses detalhes são os nossos queridos benchmarkers, que ficam testando desempenho, ou youtubers procurando thumbnails. No geral, em jogos fluidos, é muito difícil alguém parar e falar: "Vou admirar a luz desse poste aqui". Acredito que, talvez, com o lançamento do GTA 6, o PS5 Pro possa se tornar popular, já que provavelmente será o console que melhor rodará o jogo. Mas até lá, não vejo razão para alguém se interessar no PS5 Pro, afinal, a maioria dos lançamentos ainda são para o PS4 e PS5, ou seja, não há tanta necessidade de desempenho extra. De maneira geral, um ótimo comparativo seria comprar uma RTX 4090 para jogar Campo Minado.
1