Uma crítica dura para nossa comunidade.

Discussão em 'Botecolandia' iniciado por zDi3sIrae, 26 Novembro 2020.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. zDi3sIrae

    zDi3sIrae Craftlandiano
    VIP Banido

    Afiliado:
    9 Agosto 2014
    Mensagens:
    2,404
    Curtidas Recebidas:
    1,038
    Curtiu:
    465
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    703.00
    Nick:
    Di3sIrae
    Clan:
    EcT
    Escrevo este tópico no afã de fazer uma crítica para a nossa comunidade.

    Hodiernamente, estamos em mais um embate para decidir os rumos do novo servidor da CraftLandia, isto é, Replay. Quando leio comentários do tipo ''mais um que vai falir'' fico espantado em entender os motivos por trás disso. Inegável compreender que sim, vivemos em um estado de declínio tendo em vista a quantidade de servidores que tínhamos e a quantidade que temos hoje. Embora, tenhamos críticas para fazer para a STAFF (todos nós temos) pois faz parte, e mais, criticamos presidentes, ministros, professores e opiniões, e isso acontece por que desejamos o melhor. Acredito que este fato que estávamos vivenciando não é culpa exclusiva deles.

    Nesse interim, vou analisar o passado para abrir vossos olhos ao futuro.

    A CraftLandia é o servidor mais antigo do Brasil em pé, e um dos problemas reside nisso. Já são quase 9 anos de existência baseando-se no mesmo estilo do jogo de SEMPRE, qual seja, survival/clan x clan. Por óbvio, nos anos de 2011-2014 nossa comunidade era enorme, pois o survival ainda era uns dos principais modos de jogar o multyplayer do Minecraft, bem como ainda estávamos no ápice do game. A partir de 2014, sabemos que novos estilos de jogo multiplayer surgiram como, por exemplo, MiniGames (hoje o maior servidor de Minecraft é o Hypixel), Factions, RankUp etc... E aos poucos a comunidade do Minecraft fora se fragmentando para esses novos formas de jogar. Não bastasse isso, a fragmentação da comunidade como o todo, aos poucos foram surgindo novos jogos que estavam atingindo seu ápice, por conseguinte aquele adolescente de 14 anos que jogava na CraftLandia em 2013 foi vendo jogos novos surgir como League of Legends, Fortnite, PUBG, etc... E assim, aos poucos, a CraftLandia fora perdendo naturalmente seus jogadores como acontece COMO QUALQUER OUTRO JOGO. Todo jogo vive seu nascimento e ''fim'', pois a comunidade do jogo vai envelhecendo e aos poucos deixando de jogar, bem como a própria comunidade começa a jogar outros jogos ou estilo do próprio jogo e acabam saindo.

    ''Tá, mas é possível resistir a essa tendência natural dos jogos?''

    Uma forma de amenizar esse ciclo natural, é tentar abrigar todos os nichos possíveis da comunidade que ainda joga. Sei que não é fácil criar novos servers com estilos diferentes que estamos habituados, mais inegavelmente estes novos servidores irão atrair os players até a nossa comunidade. Iremos então, ''pescar'' os jogadores para a CraftLandia, e aqui dentro da nossa comundiade, ele conhecerá outros tipos de estilo de jogos, como nosso tradicional survival.

    É por isso que os chamados servers ''Networks'' como vários tipos de estilo de jogos se mantém em pé, como o próprio Hypixel, pois eles oferecem mais de um produto. Façamos essa atividade cognitiva

    Imagina você entrando em uma loja que somente vende sapatos. Porém, você quer uma camiseta. Por óbvio, você acabará saindo da loja para ir em outro que tem camisetas. Ao entrar em outra loja que tem camisetas, você depara que ela também vende sapatos. E ao escolher sua camiseta, inegavelmente você acaba olhando aos sapatos.

    Imagina um player X querendo jogar Factions. Porém, ao entrar na CraftLandia que tem somente ClanxClan, inegavelmente ele irá atrás de um servidor Factions. Ele encontra uma Network com Factions e acaba gostando. Esta Network também tem outros tipos de jogos como MiniGames e Survival. Será que ao ele gostar do servidor Factions, ele não acabará entrando nos demais servidores? E mais, acabar jogando lá?

    Acho que este é o principal problema que enfrentamos. Sabemos que o Survival hoje não é o estilo de jogo mais atrativo do MineCraft (ainda mais na 1.5.2). Quem ainda joga isso, e peço desculpa afirmar isso, é NOSSA BOLHA.

    Será que você não veem que não estamos conseguindo mais atrair jogadores porque o estilo de jogo que estamos habituados se tornou amassante? A verdade é que quanto mais ''Survival'' o Replay ser, o mesmo fim ele terá dos demais servidores, pois os únicos que ainda jogam desse jeito é a nossa comunidade que está cada vez menor. Por isso, que necessitamos de mudanças em diversificar um pouco. Precisamos nos renovar e diversificar nosso conteúdo. Eu não vejo nenhum sentido abrir um ''novo'' servidor baseado em 2011-2014, porque sabemos que isso já não deu certo (Origens) e também não vai atrair novos jogadores (ainda mais se for 1.5.2). Nós já sabemos muito bem o que acontece e o enredo dos jogadores.

    Começas do 0, ativamos alguns vips no começo para ajudar, próximo passo é pescar para ter set e ter fonte de renda, e a partir de termos itens suficientes para não upar e fonte de renda bem estabelecida (mobs) temos uma tendência de parar de upar, pois não tem mais objetivo ingame. Somente ir ao Evento Gladiador enquanto tiver rivalidade. E assim o ciclo se termina.

    O que quero dizer com isso tudo isso, é que para o futuro da CraftLandia precisamos entender que nós mesmos vamos ter que nos sacrificar pelas mudanças e a STAFF vai precisar se arriscar para conseguir trazer os jogadores dispersos.

    É nítido que não estamos mais se sustentando em nosso modo de jogar tradicional, e nada fazemos para mudar isso.
     
    rafaxd04, DaviTex, israel000 e 6 outras curtiram isso.
  2. Ratinhaa

    Ratinhaa Bom

    Afiliado:
    20 Novembro 2020
    Mensagens:
    148
    Curtidas Recebidas:
    126
    Curtiu:
    102
    Sexo:
    Feminino
    Localização:
    Rio de Janeiro
    Cubos:
    2,297.00
    Nick:
    Ratinhaaa
    Clan:
    -
    Concordo plenamente, você foi muito cirúrgico. Com o passar do tempo, tem que inovar. Se não, fica para trás.
     
  3. EstudanteAstral

    EstudanteAstral Excelente
    VIP

    Afiliado:
    4 Junho 2016
    Mensagens:
    541
    Curtidas Recebidas:
    477
    Curtiu:
    96
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    BPO
    Localização:
    Encarnado...
    Cubos:
    819.00
    Nick:
    EstudanteAstral
    Clan:
    Kze
    show de bola falou tudo. Eu criei um post falando para não abrir um servidor novo (caso estivessem pensando sobre ou viessem a pensar) e 1 dia depois saiu o post do REPLAY.

    Tiraram itens EDITs - 2 meses estamos sem objetivos no game

    Versão 1.5.2 - Quem gosta de construir fica decepcionado

    Sem RPG ou qualquer objetivo a mais do que ir PvP e farmar.

    Vou jogar com muito gosto os 2 meses seguintes antes de começar outro semestre da faculdade ano que vem e parar de jogar...

    Fico triste pois não existe outro servidor com o mesmo tipo de jogo que a Craftlandia oferece, e mais ainda por saber que o medo da mudança está paralisando os donos. Leio psicologia constantemente e sei que só vão mudar quando a dor tiver martelado e martelado sem parar os envolvidos nisso, o complicado é que é uma reação humana tão comum e que talvez os donos não saibam líder... Se abrir um server na 1.16 e nossa comunidade não aceitar?

    Acredito que deveriam investir em alguém para administrar o servidor minigames e lança-lo, depois abrir um servidor survival com RPG (que trás muitas novidades e muitos modos de jogo é só procurar qualquer servidor com base nisso) em uma versão recente como 1.16 ou a ultima versão lançada.

    Fazer um Marketing bom e torneios que premiem com dinheiro real os players (se tiver HG no mini games ai está uma boa ideia)

    Lançar um skyblock com tanta coisa para fazer que chame a atenção.

    A Comunidade atual vai desaparecer independente do que vocês fizerem, mas uma nova comunidade pode ser criada.

    Não é necessário apagar os servidores survival, porem entender que para poder continuar a mudança deve acontecer.

    Não criam um servidor nas versões mais novas com o pvp da 1.5 por que não querem ter que administrar isso (realmente entendo é complicado, pelo o que eu sei já existe um programador exclusivo) mas então paguem alguém para lançar o mini- games..

    Aumentem o preço do vip em 5 reais mas paguem alguém para ajuda-los se necessário.
     
    rafaxd04 e Lynn curtiram isso.
  4. dark1304

    dark1304 Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    6 Novembro 2017
    Mensagens:
    8,356
    Curtidas Recebidas:
    3,964
    Curtiu:
    100
    Cubos:
    3,185.00
    Nick:
    Quem não arrisca não petisca.
     
    rafaxd04 curtiu isso.
  5. Lynn

    Lynn Hardcore
    Gamers VIP

    Afiliado:
    26 Janeiro 2016
    Mensagens:
    6,321
    Curtidas Recebidas:
    3,346
    Curtiu:
    2,525
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    2,861.00
    Nick:
    yFatov_ | kShynn
    Discord:
    Lynn#8055
    Achei ideal a comparação com a loja que vende (muito mais do que) sapatos, de fato esta é a NOSSA BOLHA. Como o EstudanteAstral comentou, a comunidade atual vai desaparecer independente do que fizerem, mas uma nova pode ser criada e creio que apostar na variedade seja essencial para isto… Sou suspeito em falar sobre, mas de fato um bom servidor de minigames com investimentos em torneios e atrações diferenciadas é uma escada de volta ao topo que a comunidade um dia ocupou. Só de pensar que o jogo já está trabalhando na versão 1.17 e que nossos servidores têm a versão 1.5 como base, dá para perceber que estamos travados no tempo, com medo do novo (que é inevitável) e cambaleando na corda bamba para não desaparecer no 'void' do esquecimento…

    Apesar das diversas outras opções (que foram até mesmo citadas pelo zDi3sIrae) e, puxando novamente 'para o meu lado', reitero que um BOM servidor de Minigames, que a propósito já está "prometido", mas sem informações básicas a seu respeito a quase 2 anos, pode ser um ótimo começo no caminho da inovação.

    A direção é pequena e é ela e somente ela que trabalha na criação de tudo isso. Sendo talvez até rude e desnecessário, mas acho o ‘marketing’ atual da comunidade horrível e o pior: parecem estar cegos para isso, já que ao menos 3 vezes por mês vejo sugestões de mudanças a este respeito e sempre a mesma resposta: "já temos uma equipe para isso" ou "já estamos divulgando". Infelizmente a "equipe" é, em sua maioria, de staffers voluntários que NÃO tem formação na área e que flodam as redes sociais com postagens nada atrativas e que sobrecarregam as páginas da CL. Entre tantas outras coisas, concordo novamente com o EstudanteAstral: "Aumentem o preço do vip em 5 reais, mas paguem alguém para ajuda-los, se necessário."
     
    rafaxd04 curtiu isso.
  6. zFireSwordGORDAO

    zFireSwordGORDAO Excelente
    VIP

    Afiliado:
    27 Janeiro 2018
    Mensagens:
    581
    Curtidas Recebidas:
    311
    Curtiu:
    80
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    360.00
    Nick:
    zFireSwordGORDAO
    Clan:
    EvZ
    YouTube:
    Thawann William
    Di3 matador de lsk?
     
  7. Karate

    Karate Mito
    VIP

    Afiliado:
    1 Dezembro 2013
    Mensagens:
    24,450
    Curtidas Recebidas:
    7,135
    Curtiu:
    5,968
    Cubos:
    1,278.00
    Nick:
    \
    di3 cirurgico ?
     
  8. $now

    $now Excelente
    VIP

    Afiliado:
    16 Março 2018
    Mensagens:
    461
    Curtidas Recebidas:
    306
    Curtiu:
    174
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    135.00
    Nick:
    $nowzada
    Clan:
    RoV
    Falar que a bolha da cl é a 1.5.2 é um pensamento fracassado, tendo em vista que os servers que fecham primeiro são os da 1.8
     
  9. C H U V A O

    C H U V A O Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    10 Janeiro 2014
    Mensagens:
    3,094
    Curtidas Recebidas:
    940
    Curtiu:
    356
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    ES
    Cubos:
    569.00
    Nick:
    Chuvao
    Facebook:
    Chuva
    Chega de 1.5.2
     
    rafaxd04 curtiu isso.
  10. leandr

    leandr Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    28 Janeiro 2014
    Mensagens:
    12,041
    Curtidas Recebidas:
    3,511
    Curtiu:
    5,991
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    trabalhando...
    Localização:
    rua
    Cubos:
    6,874.00
    Nick:
    leand
    ate os servers survival diferentes que tinha fecharam imperios que era para quem não gostava de clan [eu] o hardcore e o classic
     
  11. zDi3sIrae

    zDi3sIrae Craftlandiano
    VIP Banido

    Afiliado:
    9 Agosto 2014
    Mensagens:
    2,404
    Curtidas Recebidas:
    1,038
    Curtiu:
    465
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    703.00
    Nick:
    Di3sIrae
    Clan:
    EcT
    Desculpa, mas você interpretou o texto totalmente errado. Estou dizendo que o Survival clan x clan sim (incluindo 1.5.2 e 1.8) é a bolha que vivemos.
     
    rafaxd04 curtiu isso.
  12. zDi3sIrae

    zDi3sIrae Craftlandiano
    VIP Banido

    Afiliado:
    9 Agosto 2014
    Mensagens:
    2,404
    Curtidas Recebidas:
    1,038
    Curtiu:
    465
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    703.00
    Nick:
    Di3sIrae
    Clan:
    EcT
    E fico de cara que você como ''jornalista'' não se quer deu uma opinião concreta
     
    rafaxd04 e FelipeMontteiro curtiram isso.
  13. $now

    $now Excelente
    VIP

    Afiliado:
    16 Março 2018
    Mensagens:
    461
    Curtidas Recebidas:
    306
    Curtiu:
    174
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    135.00
    Nick:
    $nowzada
    Clan:
    RoV
    #13 $now, 27 Novembro 2020
    Última edição: 27 Novembro 2020
    Como não dei uma opinião concreta? Visualize meus tópicos no o fórum e vera que sempre comento tópicos de sugestão ou algo relacionado e ainda crio tópicos quando tenho tempo.
    "Acho que este é o principal problema que enfrentamos. Sabemos que o Survival hoje não é o estilo de jogo mais atrativo do MineCraft (ainda mais na 1.5.2). Quem ainda joga isso, e peço desculpa afirmar isso, é NOSSA BOLHA."

    "Ainda mais 1.5.2", no momento em que você fala isso, da a entender que survival funcionaria em qualquer outra versão superior, coisa que não é o caso (Um exemplo disso é os comentários no seu tópico).
    Em momento algum discordei do seu texto, até achei interessante e realístico, no entanto apenas comentei algo que não ficou claro na minha visão e acredito que nada de outras pessoas também.
     
  14. infinityZIKAMEMO

    Banido

    Afiliado:
    24 Novembro 2020
    Mensagens:
    35
    Curtidas Recebidas:
    13
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    48.00
    Nick:
    infinityZIKAMEMO
    Clan:
    nYY
  15. Fenac

    Fenac Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    5 Julho 2012
    Mensagens:
    2,629
    Curtidas Recebidas:
    1,094
    Curtiu:
    1,051
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,517.00
    Nick:
    --
    Clan:
    --
    Belo texto, concordo com tudo, destaco algo que mais me entristece desde que jogo no servidor:

    "Começas do 0, ativamos alguns vips no começo para ajudar, próximo passo é pescar para ter set e ter fonte de renda, e a partir de termos itens suficientes para não upar e fonte de renda bem estabelecida (mobs) temos uma tendência de parar de upar, pois não tem mais objetivo ingame. Somente ir ao Evento Gladiador enquanto tiver rivalidade. E assim o ciclo se termina."

    Este não era um fator no inicio do servidor, mas ao longo do tempo (inclusive, faz alguns anos que não me aventuro pelo multiplayer) me deparei com a situação de que se divertir "ao cubo" na craftlandia necessita de uma verba de, no mínimo, R$ 30,00 (acredito ser este ainda o preço do vip), através desta compra - SIM, UMA COMPRA! "DOAR" É APENAS LADAINHA ANTI RECLAMAÇÕES - você estará a frente de outros players, ganhando dinheiro e com chances de elevar a milhões essa verba com ovos, sets etc.

    É posto uma linha divisora para pagantes e não pagantes. A competição é para quem paga, e claro, isso não é errado, o servidor precisa se manter, mas existem diversas formas de inbound marketing que poderiam ser utilizadas.

    É muito difícil captar novos jogadores por diversos motivos, perfeitamente colocados no texto, manter e fidelizar estes se torna uma tarefa ainda mais complicada para cá. Acredito que todos concordam que escutar o feedback do cliente é ótimo, mas este cliente que opina quer o bem da comunidade ou a si próprio? Será que há pesquisas pelos maiores servidores para ver o que é oferecido hoje em dia? (acredito que sim, mas a anos não aparenta).

    Tenho que concordar que sempre tentaram inovar em diversos servidores, tive oportunidade de acompanhar alguns de perto, e em todos (ou na maioria) procuraram a opinião dos jogadores, mas caímos na mesma pergunta passada - será que estes jogadores '''''''antigos'''''' querem o mesmo que a vasta comunidade que não joga na CL procura?
     
    rafaxd04 curtiu isso.
  16. israel000

    israel000 Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    22 Maio 2014
    Mensagens:
    9,995
    Curtidas Recebidas:
    1,899
    Curtiu:
    1,784
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Focando na...
    Localização:
    Estudando...
    Cubos:
    2,946.00
    Nick:
    Zanarkand
    Clan:
    QZL
    YouTube:
    https://www.youtube.com/channel/UC6xV3QERf5qzJZ1JBahZR6Q?view_as=subscriber
    Concordo em gênero número e GRAU, porque cara eu sou um player bem antigo da craftlandia, desde outubro de 2013 eu jogo isso aqui e o meu primeiro server foi o paradise, que prometeu ser um server survival diferente de todos os outros que já tinham e ele conseguiu, com uma economia bem diferenciada, outras formas de renda e mais valorização as skills, e concordo contigo sobre o survival ter morrido de lá pra cá, e se for parar para analisar os fatos, quando tinha os minigames ainda de pé o survival continuava firme e forte porque era uma mistura, os dois se uniam querendo ou não e isso fortalecia e muito a CL, espero que eles não repitam esse erro novamente, porque se for mais do mesmo vai ficar chato de jogar e vai ficar naquilo de full macro on e depois a Deus dará se fazer nada. Tudo o que nós queremos é que os servidores sejam bem cuidados, com inovações e tudo mais, algo que seja divertido de jogar e que não entregue tudo de uma vez para vipados que ativam 9000 reais em vip e depois reclama que não tem mais nada pra fazer porque praticamente o cara acabou com a graça da gameplay querendo ficar top #1 só gastando dinheiro, mas enfim chega de textão, concordo contigo!
     
  17. Zozoooo

    Zozoooo Lendário
    VIP

    Afiliado:
    3 Março 2018
    Mensagens:
    9,060
    Curtidas Recebidas:
    4,536
    Curtiu:
    8,693
    Sexo:
    Feminino
    Localização:
    Santa Catarina
    Cubos:
    1,336.00
    Nick:
    Zozoooo
    Clan:
    ZoZ
    Tomara que o esse replay não sege 1.5 :3 , se for qualquer versão 1.7 para cima acho que ele vai bombar
     
  18. Braiangb152

    Braiangb152 Excelente
    VIP

    Afiliado:
    29 Setembro 2015
    Mensagens:
    989
    Curtidas Recebidas:
    346
    Curtiu:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Futuro...
    Localização:
    Porto...
    Cubos:
    1,311.00
    Nick:
    Braiangb152
    Clan:
    PCC
    Como um antigo filósofo disse, Nós estamos evoluindo se que ao contrário, a Craftlandia tinha que larga o osso e inovar! de verdade.
     
    rafaxd04 curtiu isso.
  19. Mythz1

    Mythz1 Craftlandiano
    VIP Banido

    Afiliado:
    19 Janeiro 2016
    Mensagens:
    1,081
    Curtidas Recebidas:
    734
    Curtiu:
    277
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    256.00
    Nick:
    Mythz1
    faz um na 1.16 com o pvp da 1.5
     
  20. Viko

    Viko Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    4 Julho 2015
    Mensagens:
    4,312
    Curtidas Recebidas:
    1,073
    Curtiu:
    814
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,870.00
    Nick:
    Chocolatinhu
    Essa mentalidade ultrapassada de fazer servidores novos sempre na 1.5, faliu com a Craftlandia.
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.