Voltei hehe
interessante, minha aula de filosofia tocou neste tema hoje, parcialmente.
Vamos la, espero que voce entenda o meu ponto de vista agora:
Vamos olhar para os anos 60:
O mundo mudou completamente, e a musica foi uma das ferramentas. A musica influenciou movimentos inteiros, a favro da paz, do fim do preconceito, do fim das guerras, dos direitos humanos. A sociedade mudou seu modo de pensar, e a musica ajudou muito ( Começando com John Lennon, e os Beatles, e se extendendo pelos anos 60, 70, e 80. Tivemos nesta epoca: Melhorias significativas nos direitos humanos, Direitos das mulheres, direitos dos negros... John Lennon ajudou a criar um movimento surpreendente para combater a guerra do Viatnam... O mundo estava em conflito, e a musica foi uma ferramenta para ajudar a juventude a mudar isso. A propria Ditadura militar no brasil foi derrubada com ajuda da musica ( Mpb, Chico buarque...).
Temos todas estas conquistas, com a musica sendo o ponta pé inicial, ou parte importante. Agora, vemos a juventude atual, se deixando levar pelas já citadas "modinhas", sem ter nenhum motivo plausivel para tal. E podemos perceber que não é exatamente culpa de quem ouve, pois o nivel de manipulação está alarmante. Isto me preocupa muito. Então, qual o problema de gostar de "rock Teen"?, ou aquela porcaria que Cone faz, que nem sei descrever? A principio, eu diria nenhum. Mas, olhando para o que estas "musicas" fazem com as pessoas, o modo de agir, falar, pensar, eu percebo que devemos SIM criticar quem ouve, quem faz, e quem propaga tais "musicas". Tivemos um periodo de 40 anos de quebra de paradigmas, lutas pela liberdade... e agora a sociedade está se estagnando. E a musica é uma arma poderosa para fazer com que o jovem não pense....
Entende o porque das chamadas "modinhas" serem algo tão perigoso?
Um exemplo, para demostrar que meu gosto musical não interfere no meu "julgamento":
Eu não gosto de samba, nem do estilo apresentado na MPB. Ainda assim, tenho um respeito tremendo por parte dos artistas ( a parte que compoem letras super elaboradas, realmente bem feitas, e que lutaram pela liberdade do brasil).... Reconheço o trabalho deles, simplismente pelo fato de que o trabalho deles é importante, é bem feito, e é algo que pode acrescentar a quem ouve.
Clique para expandir...