OBS: isso é uma crítica construtiva.
Preguiça de ler? Pule para a sugestão no final (em vermelho).
Sim, a Craftlândia existe há 8 anos e se orgulha em dizer que é o maior servidor do Brasil (e às vezes do mundo). Mas o que o servidor tem de tão importante para receber esse título?
Uma host dedicada? Sim.
Staff presente? Também.
Porém, em questão de conteúdo, o servidor se encontra no mesmo nível que os "99% outros que acabam do dia para a noite".
Sinceramente, o que tem de bom para fazer na Craftlândia? Exato: upar (com macro), juntar itens, entrar em um clã e ir gladiador. Pronto, é só isso. Durante os 4 anos que eu estive acompanhando este servidor (não se engane pela idade da minha conta), é só o que havia para se fazer.
O problema é: depois que todos já uparam stats e já juntaram itens, o que vão fazer? Nada! É só esperar o servidor falir para haver um Master Reset e todos começarem denovo.
Esse modelo dava muito certo em 2012, mas o tempo passou! Os outros servidores estão atualizando, melhorando a cada dia, e a Craftlândia já ficou para trás. Qualquer "jogador entusiasmado que usa um host barato no exterior" consegue baixar um plugin McMMO e configurar um gladiador. Isso é o básico de todo servidor!
A raiz do problema
O servidor demora cerca de 1 mês para fazer atualizações pequenas, e isso é muito tempo! Já atualizações de grande porte, nunca vi nada do tipo: a Craftlândia sempre foi a mesmice de upar e ir gladiador.
A Craftlândia tem sim boas ideias, mas não consegue colocá-las em prática na velocidade que deveria. Isso porque esse trabalho é muito restrito: tem muitas pessoas cuidando da comunidade, muitas administrando a Staff e poucas melhorando o servidor!
Coordenadores, Moderadores e Administradores só se encarregam de deixar o servidor em dia (resolver dúvidas, fiscalizar o servidor, criar eventos, etc). Quanto à Sub-Direção, eles administram a Staff e os secundários (eu acho)... Mas somente os diretores se encarregam do processo ciativo.
Se não me engano, há apenas 2 (ou 3) programadores, e todos eles estão na direção. Ou seja: todos esles têm muito mais coisas para fazer além de programar.
Todo o trabalho de criar projetos, revisar, balancear e programar fica nas mãos de 5 pessoas. Isso é muito pouco! Fica claro o porquê da Staff ficar postando "aguarde" em todo lugar, e o porquê dos Minigames ainda não estarem prontos.
Sobre as sugestões e a embaixada
A área de sugestões é um completo fiasco: mais de 90% das sugestões são negadas, já as poucas que são aprovadas pedem apenas pequenas alterações.
Já vi sugestões incríveis indo para o lixo, sem falar nas inúmeras que recebem um "aguarde". Isso porque a direção não consegue acompanhar a demanda dos jogadores.
E, enfim, chamaram alguns jogadores para salvar a pátria: a embaixada. Outro fiasco! A embaixada é útil sim para tomar decisões, mas ela só ajuda a polir os projetos que já estão em andamento dentro da direção, o processo continua lento.
Por fim, uma solução
Infelizmente, a solução requer uma mudança drástica na organização da Staff. Como dizia Henry Ford: devemos flexibilizar a produção e dar a cada operário uma tarefa específica.
O que isso significa? Há várias pessoas aqui com muito potencial: deveria ser criada uma equipe de programadores para cuidar das atualizações no servidor.
Também seria interessante criar uma equipe de produção que, assim como a embaixada, ficaria encarregada de criar projetos, balancear, discutir possíveis falhas e apresentar seu trabalho finalizado para a direção. A diferença é que, ao contrário dos embaixadores, essa equipe seria selecionada e instruída pela Staff para realizar apenas esse trabalho em específico.